Correr Por Prazer nos Caminhos de Santiago

Os Cinco no CaminhoDe 24 a 28 do corrente mês, decorrerá entre o Porto e Santiago de Compostela, o evento denominado Correr Por Prazer nos Caminhos de Santiago. O número 5 será o denominador comum a quase todas as particularidades do evento. Serão 5 amigos, que totalizarão 5 maratonas em 5 dias. Os 5 no Caminho.

A ideia surgiu já há mais de um ano, no seguimento do desejo manifestado por alguns, em fazer o caminho. Logo na altura se aflorou a possibilidade de o fazer em grupo aberto, com familiares e amigos, no fundo, a quem quisesse juntar-se à aventura, a caminhar, de bicicleta ou a correr. Rapidamente concluímos que seria inviável juntar grupos tão dispares e com ritmos tão distintos, e que a logística inerente à realização de tal empreitada seria muito complicada de gerir. Assim, e por decisão dos intervenientes, ficou decidido restringir o grupo aos 5 que vão correr e a um elemento do apoio logístico. É mais fácil de coadunar vontades e mais fácil o acesso aos albergues dos peregrinos, que como sabem, têm lotação limitada, bem como mais simples o apoio aos atletas.

“O Caminho”, tal como a nossa caminhada na vida, apesar de poder ser penoso, ser propício a percalços, deve ser um caminho de partilha, introspecção, desfruto da natureza envolvente, uma espécie de resumo espiritual em pouco mais de 240 km. Quase todos os que o fazem, fazem-no com uma intenção forte, como os que peregrinam para outros destinos. É seguramente uma das mais ancestrais peregrinações, oriunda de vários pontos do velho Continente, com vários caminhos balizados por setas e as tradicionais vieiras, que desperta em crentes e não crentes, uma atracção que não se explica apenas na fé, mas numa vontade de conseguir chegar onde a humildade tem significado. Fazer tamanho caminho, se não for imbuído de um espírito de partilha, de resumo à condição de errante neste mundo cada vez mais orgulhoso e egoísta, perde significado. Foi também este o espírito da criação do CorrerPorPrazer.com, partilhar com todos desta paixão que nos une, a corrida.

Assim, a partir do próximo dia 24, vamos tentar fazer chegar até vós, a epopeia que enceteremos.

Os intervenientes na aventura são:

Luis Sousa Pires – 56 anos – Profissional de seguros
Fundador da equipa Porto Runners, tem mais de 90 maratonas concluídas (entre maratonas de estrada e montanha algumas com 100 km e que foi recentemente seleccionado para o Ultra Trail do Mont Blanc).

Carlos Natividade Silva – 52 anos – Militar na reserva
Um veterano, apesar de ainda novo, nas corridas de montanha. É uma verdadeira simpatia e inspiração para todos nós que ambicionámos ter uma longa vida em harmonia com a corrida na natureza, nos desafios às nossas naturais limitações, e que vai fazer o Caminho de Santiago pela 9ª vez (embora seja a primeira a correr);

João Meixedo – 45 anos – Professor do Ensino Superior
Apaixonado das corridas na natureza e também um experiente maratonista que já participou, por exemplo, na Maratona de Boston ou Adelaide;

Vitor Dias – 44 anos – Técnico de Informática
Fundador e dinamizador do site CorrerPorPrazer.com, também um experiente maratonista. É padrinho de muitos corredores que se apoiaram nos seus conselhos para treinar, equipar e nutrir. Tem no seu curriculum maratonas emblemáticas como por exemplo a de Paris, Berlim, Madrid, Milão e  Sevilha.

Rui Pinho – 40 anos – Comercial
Deixou de fumar em 2008 com cerca de 130 kgs, depois de ter andado perto dos 137. Em 2009 fez a sua primeira meia-maratona, ainda com 112 kg, em 2h20. Um ano depois estreou-se na maratona do Porto com pouco mais de 105 kg. Daí até agora são já 8 maratonas de estrada concluídas e 7 de montanha, todas com distâncias superiores a 43 km.

Poderão acompanhar esta nossa aventura, diariamente entre os dias 24 e 28 de abril, na página do facebook do CorrerPorPrazer.com

Vamos então, ao Caminho!

 

Patrocinadores do evento:

5nc_pub

 

Artigos Relacionados

Rui Pinho
Rui Pinho
Ultra maratonista por paixão, Presidente da ATRP por missão. Relata a viagem que começou há 12 anos, de uma luta que começou nos 137 kg e que espera levar, pelo menos, até às 137 maratonas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom caminho!
    Também um dia pretendo meter-me numa aventura parecida, de Saint Jean Pied de Port até Santiago.
    São pouco mais de 800 kms, em modo auto-suficiente e tentando recriar a maneira como os primeiros peregrinos o faziam.
    Vou estar atento aos vossos relatos.

  2. Quem sabe se não será a 1ª de muitas !?
    Assim espero, gostava de poder participar…

    Desejo-vos que “corra” tudo bem, divirtam-se e cá estarei atento aos vossos relatos.

    Abraço

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES