...

Trail Amigos da Montanha reuniu mais de 1000 atletas

Trail Amigos da Montanha reuniu mais de 1000 atletasO trail é uma das modalidades em grande crescimento no nosso país. E o Trail dos Amigos da Montanha realizado no último domingo espelhou isso mesmo, quase que triplicando o número de participantes relativamente à edição de 2011.

Nesta terceira edição do Trail Amigos da Montanha, estiveram em Barcelos cerca de 1.000 participantes das três provas: o Trail, o Mini-Trail e a Caminhada. Mas mais do que os números é de registar o ambiente, a alegria e o prazer de correr que se vive entre os participantes, características que transformaram esta atividade numa verdadeira festa.

Pelas 8h00 teve início a partida do Trail, uma prova que percorreria cerca de 60km por entre trilhos de Barcelos que os participantes elogiaram de forma unânime na chegada à meta. Esta prova levaria também os participantes a ultrapassarem a própria corrida, entrando na aventura de uma passagem do rio Cávado em Kayak para que conseguissem terminar a prova. Outro dos momentos altos da aventura foi registado na passagem de um slide, enriquecendo esta prova com um conceito de trail aventura.

A emoção da prova não se ficaria pelos trilhos, já que no final os atletas Carlos Sá e Fernando Arca Casal proporcionaram aos presentes um grande final. Durante a prova ocuparam sempre as duas primeiras posições. No final, chegaram lado a lado e, quase na linha da meta Fernando Arca Casal correu em sentido inverso revelando aquilo que os participantes definiram como o verdadeiro espírito da modalidade.

Pelas 10h00, a imagem do Largo da Porta Nova com o colorido proporcionado pelas quase sete centenas de participantes ficará na memória de todos os atletas e o público que aí se deslocou para assistir à partida desta prova que percorreria depois 25km, igualmente marcados pelos trilhos de grande beleza. A excelência do percurso foi uma das características mais vezes referidas pelos participantes na chegada à meta, a par da beleza das paisagens, de toda a logística, da qualidade dos abastecimentos e da simpatia e prontidão dos voluntários. Mais uma vez, os Amigos da Montanha conseguiram reunir centena e meia de voluntários que garantiram o sucesso da organização nos vários momentos da prova.

Na linha da meta, os participantes garantiam, desde já, a vontade de regressar em 2013 para a quarta edição desta prova, ouvindo-se em grande escala a opinião de que esta foi uma das melhores provas em que já tiveram a oportunidade de participar.

A completar o conjunto das três provas do Trail, a caminha partiu do Largo da Porta Nova pelas 10h15, depois de uma aula de aquecimento com o apoio do Ginásio Stadium.

Na zona da meta, no Largo da Porta Nova, os primeiros participantes a completar o Mini-trail chegaram poucos minutos antes do meio-dia, altura em que se assistiu à actuação da Banda Plástica de Barcelos.

Diogo da Silva Fernandes foi o mais rápido a completar o percurso de 25km, em 1h57m02s. O espanhol Francisco Catena Cozar conquistou a segunda posição no pódio, seguidode Luís MiguelPereira.

Em femininos, Carla Mendes sagrou-se vencedora, com 2h38m58s. Janine Coelho levou mais dois minutos a completar a prova e Susana Gabriela Neta conquistou a terceira posição com 2h50m30s.

Na classificação de equipas o primeiro lugar no pódio foi ocupado pela Ferreirolux. A equipa “Tartarugas” ocupou a segunda posição, seguida da Sneakers Running Team.

Na prova de Trail, os primeiros cinco lugares da geral masculina pertenceram a Carlos Sá (Desnível Positivo/Sportzone) com 5h16m23s, Fernando Arca Casal (C.D.M. Xesteiras) com mais três segundos, Luís Mota (Clube de Atletismo Ferreira do Zêzere) com 5h29m01s, Nuno Silva (Desnível Positivo/Sportzone) com 5h37m17s e Marcolino Veríssimo (SS CGD) com 5h52m39s.

Na geral feminina de 60km, Glória Serrazina (CRP Ribafria) conquistou a primeira posição com 7h02m11s, seguida de Margarida Pinto,com 7h14m55s e Tereza Ctvrtnickova com 7h37m.

Por equipas, o pódio foi constituído pela C.D.M Xesteiras na primeira posição. A Desnível Positivo/Sportzone e Rias Baixas Trail Running ocuparam as segunda e terceira posições respectivamente.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Confirmo que se tratou de uma grande prova, num percurso muito bonito, com uma excelente organização, e com a meteorologia a ajudar à festa. A travessia do Rio – julgo que Neiva, e não Cávado – primeiro de slide e depois de canoa ao km 51, foi um dos pontos altos. Os abastecimentos foram fantásticos, e os voluntários de uma enorme dedicação e simpatia (…) com a canja bem quente, já com mais de 30 km nas pernas, a saber pela vida. Mas havia mais, muito mais, com um presunto muito bom e umas deliciosas “bolas de berlim”, que não comia há anos! Foram 8h23′ bem passadas, e com presença obrigatória na edição do próximo ano… espero que melhor preparado!

  2. Pois, Luis, eu também achei estranho que, na travessia de canoa, dissessem que era o Rio Cávado (???)…..
    O “slide” sim !!! Era o Neiva, sem dúvidas ….
    Bom, rios à parte, foi um dia bem passado.
    Parabéns a todos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES