Troféu Joaquim Sousa

Autor: Vitor Dias  /   Outubro 16, 2012  /   Publicado em Orientação
Tags: amigos da montanha, barcelos, joaquim sousa, Orientação
Tempo de Leitura: 2 minutos

Troféu Joaquim SousaBarcelos irá receber no próximo sábado (20 de Outubro) uma prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre, uma organização atribuída pela Federação Portuguesa de Orientação aos Amigos da Montanha. A prova realiza-se no Monte do Facho e será uma homenagem ao atleta barcelense e campeão de orientação Joaquim Sousa.

A prova decorrerá em terreno com bastantes declives e muitas zonas de floresta limpa, alternando com zonas de rochas e alguma vegetação rasteira, destacando-se as paisagens fantásticas a apreciar a partir dos três miradouros instalados sobre enormes rochas de granito.

O evento será composto por duas etapas: pela manhã, distância média e à tarde sprint em floresta na zona da ermida e contará com a presença dos melhores Orientistas Nacionais nos diversos escalões de competição.

Apesar do evento contar para o Ranking Nacional da “Taça de Portugal –  Época 2012”, a prova está, também, aberta a atletas não federados, revelando-se ideal para famílias e principiantes que poderão, assim, praticar desporto e conviver com os melhores atletas da modalidade. A organização está preparada para fazer ensino e acompanhamento durante as provas.

As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com até 17 de Outubro.

O CorrerPorPrazer.com é parceiro desta prova como média partner.

Joaquim Sousa

Joaquim Sousa é natural e residente em Barcelos. Penelas, o lugar onde nasceu, na freguesiade Galegos Santa Maria, situa-se nas fraldas do Monte do Facho, local escolhido para esta prova de orientação. Galegos Santa Maria reclama-se como sendo a terra onde nasceu o “Galo de Barcelos”.

De facto, é uma terra marcada pelo artesanato de barro, onde galos e outros bichos saem das mãos de artesãos dedicados e que dessa forma exprimem os seus sentimentos, mistérios e crenças.
Numa simbiose entre a Orientação e o Artesanato, os atletas que subirem ao pódio no “Troféu Joaquim Sousa” receberão um “Galo Orientista”, arrojado e diferente do tradicional. O troféu foi criado especificamente para o evento por um artesão local, demonstrando-se, desta forma, a cultura barcelense numa peça original alusiva à modalidade.

Leia também ...  Ori'Vila do Conde

Do extenso e rico curriculum de Joaquim Sousa sobressaem inúmeras conquistas em diversas provas e taças nacionais e estrangeiras, muitas das quais em representação das cores nacionais, das quais se salientam:

– 2 medalhas, uma de prata e uma de bronze em Campeonatos do Mundo de Masters, Hungria-2011;
– 1 vitória na Taça dos Países Latinos;

– 1 vez 2º classificado na Taça dos Países Latinos;

– 9 vezes Campeão Ibérico;

– 2 vezes Vice-Campeão Ibérico;

– 3 vitórias na Taça de Portugal, categoria de Elite;

– 5 vezes 2º classificado na Taça de Portugal, categoria de Elite;

– 24 vezes Campeão Nacional Sénior;

– 13 vezes Vice-Campeão Nacional Sénior;

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Milaneza

One Comment

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *