Tremoços – Energéticos e ricos em proteínas

Autor: Aldina Rodrigues  /   Setembro 12, 2012  /   Publicado em Alimentação
Tags: cerveja, lisina, paté de tremoços, proteínas, soja, tremoços
Tempo de Leitura: 3 minutos

Tremoços - Energéticos e ricos em proteínasHá uns anos atrás, os tremoços eram muito populares, atualmente são vendidos em conserva como petiscos ou aperitivos e são quase inseparáveis da cerveja fresquinha no verão.

Devido ao seu alto valor proteico, uma empresa alemã introduziu uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus (não só por haver muitas pessoas com intolerância á soja, frequente na europa, mas porque grande parte dos produtos á base de soja é transgénica e devido ás preocupações que dai advêm).

Outra razão para substituir a soja por tremoços, é que esta leguminosa é a única que pode competir com a soja a nível proteico, 100gr (leguminosa seca) de tremoços aportam 38,8 gr de proteínas enquanto a soja aporta 36,8gr. São também energéticos como todas as leguminosas. O tremoço é também rico em lisina, um aminoácido essencial.

Os tremoços são uma opção muito interessante para os vegetarianos, e para todos que querem incrementar o consumo de proteína de qualidade na sua alimentação, e assim aumentar também a massa muscular.

Tal como a soja oferece possibilidades de confeção variada, como patês, croquetes etc..

Mas com este calor nada como um bom petisco rico em proteínas e sem colesterol,  acompanhado com uma bebida fresquinha á escolha … e sem peso na consciência!!

Mas não se esqueça de pedir tremoços sem sal ou com sal á parte, para o poder dosear, pois a maior parte das vezes vem com sal em excesso.

Muito bom como snack pós treino.

Alguns segredos de confeção do tremoço:

Tradicionalmente são consumidos em petiscos, “já curados”. Antes de consumidos devem ser cozidos e depois cobertos com água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, para se proceder á eliminação dos alcaloides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde. Não se esqueça de os guardar sempre cobertos com água.

Um paté de tremoços delicioso resulta da combinação de 100gr de tremoço, 100gr de abacate e um fio de azeite, triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25 gr de avelãs levemente tostadas (na sertã antiaderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais. Pode juntar coentros ou qualquer erva aromática para enriquecer o sabor.

Óptimo para comer com legumes crus cortados em palitos (cenoura, pepino, pimento…) ou para barrar o pão, tostas ou torradas de arroz.

Pode comprar farinha de tremoço e utilizar na confeção de vários pratos. Experimente elaborar um pão delicioso juntando uma parte de farinha de tremoço para nove de farinha de trigo por exemplo.

Se tiverem dívidas na receita não hesitem em perguntar.

Bom apetite e boas corridas!!

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

Leia também ...  Nutridúvidas - Intolerâncias alimentares em corredores
Vila do Conde Outlet Fashion

15 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *