Hidrata-te com… Melancia

Autor: Aldina Rodrigues  /   Setembro 17, 2012  /   Publicado em Alimentação  /   Sem Comentários

Hidrata-te com… MelanciaNesta época do ano ir ao mercado comprar fruta e legumes é uma tarefa que dá muito prazer.

Ir ao mercado e feiras comprar a pequenos agricultores que por vezes não conseguem escoar os produtos da época é um ritual que devíamos adotar pela nossa saúde. Não tenho nada contra as grandes superfícies mas a fruta e os legumes passam semanas nas camaras de frio e o sabor e os nutrientes não se podem comparar á fruta da época colhidos no tempo certo.

Além de serem mais baratos estiveram mais tempo a madurar ao sol, têm um sabor inconfundível e não vão para a camara de frio semanas ou meses. Segundo a medicina tradicional chinesa a comida além de nos fornecer nutrientes como vitaminas e sais minerais contém um tipo de “energia vital” essencial para a nossa saúde e vitalidade. Essa energia existe em abundância na natureza nos alimentos frescos e com o seu armazenamento vai-se perdendo.

Por isso , neste período pós férias é importante começar com rituais saudáveis, incluir mais alimentos frescos, coloridos e ainda cheios de energia, opte sempre que puder por ir ao mercado, e por legumes e fruta da época, escolha entre cores vibrantes, cheiros intensos e texturas que transparecem vitalidade.

Queixamo-nos de falta de energia mas não consumimos alimentos com energia vital, cada vez mais recorremos a produtos já preparados com adição de açúcar, conservantes, pobres em vitaminas e sais minerais.

A melancia é abundante nesta época e a sua composição é ideal para recuperar e reidratar depois de um treino.

Mais de 90% da melancia é água  e 100 gr aportam em média 32 cal.

Por ser suculenta não só nos tira a sede como atua como bebida isotónica, pela abundância em vitaminas e sais minerais. Uma dose de 300 gr de melancia cobre as nossas necessidades diárias de vitamina C, contém vitamina A vital para a saúde da pele. Possui também açúcar, vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

A melancia comida após o treino não só é uma comida isotónica e anti oxidante, como pode ser transformada numa bebida deliciosa e fácil de preparar.

Dicas para a minha receita do sumo de melancia

Antes de ir correr deixo a melancia já cortada em cubos no frigorífico para comer como refresco e hidratar, as sementes devem ser comidas, experimente mastigar, algumas.

Se estiver com vontade de beber sumo não se intimide, pois é muito fácil, coloque no liquidificador melancia a gosto com as pevides, estas tem propriedades medicinais ( ver o vídeo abaixo) e liquidificar uns segundos, o sumo deve ser consumido após a sua confeção para evitar a oxidação das vitaminas, é uma delicia!!

Pode juntar umas folhas de menta ou o sumo de meia lima a gosto

As sementes da melancia têm propriedades vermífugas (ajudando assim a manter o seu intestino limpo) e são levemente diuréticas.

Nota: A melancia contém um aminoácido chamado citrulina que deve ser evitado por pessoas que sofram de artrite reumatoide ou tenham uma doença chamada citrulinémia

Mantenha o equilíbrio naturalmente.

Boas corridas e bom apetite

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.