Correr com sol – cuidados a ter

Autor: Aldina Rodrigues  /   Agosto 10, 2012  /   Publicado em Alimentação, Lesões e Doenças  /   2 Comentários

Correr com sol - cuidados a ter A cor bronzeada que adquirimos com a exposição solar é uma reação de proteção do corpo para reduzir o efeito nocivo á radiação solar. Os raios ultravioletas constituem um risco para a saúde da pele ativando a melanogenese em exposição desadequada.

MAS… quando expomos o nosso corpo de maneira moderada ao sol sentimo-nos presenteados com os seus efeitos benéficos:

– Ajuda a fixar a vitamina D incrementando a absorção de cálcio

– Aumenta a formação de hemoglobina

– Estimula a circulação sanguínea, hormonal e endócrina e favorece processos metabólicos

– Influi positivamente em certas patologias cutâneas

– Influência beneficamente o sistema nervoso e imunitário

 

No entanto os efeitos nocivos são imensos e devem-se á exposição abusiva ao sol, e muitas vezes com proteção solar desadequada ou inexistente. A radiação solar tem vários efeitos adversos que vão desde as queimaduras solares, desidratação, perca de elasticidade, envelhecimento prematuro até ao risco do cancro da pele.

A proteção solar deve fazer parte da nossa rotina diária e não apenas nas férias quando vamos para a praia. Na prática desportiva ao ar livre é imprescindível.

 

Cuidados a ter antes da exposição solar

A exposição solar leva a um aumento de consumo vitaminas, especialmente a B e C, o que se pode manifestar na pele na forma de manchas. Nestas épocas de maior exposição solar devemos incrementar o aporte de alimentos ricos em vitamina C, como os frutos silvestres, tomate, pimento vermelho, frutos cítricos..

O aporte de vitamina B pode ser incrementada com a inclusão de alimentos como a levedura de cerveja, gérmen de trigo, ovos e cereais preferencialmente integrais.

Atualmente está muito em voga a utilização betacaroteno (em forma de drageias) para ajudar o corpo na produção da melanina. Mas o mais adequado é uma exposição progressiva e sem pressas, inclua betacaroteno, ou seja alimentos laranja e vermelhos, como a cenoura, beterraba, abóbora, batata doce, frutas como pêssegos, ameixas… nas suas saladas e sumos, e nesses sumos inclua uma colher de óleo de gérmen de trigo (não vai notar o sabor) este é rico em vitamina E que é um potente antioxidante. Se utilizar os alimentos anteriores cozidos utilize um fio de azeite para os temperar pois este também vai potenciar o efeito não só do beta caroteno como é uma gordura saudável e vai proteger a nossa pele.

Evitar perfumes e certos tipos de maquilhagem que podem ser fotossensibilizantes ou provocar alergias solares aquando a exposição solar.

Evitar produtos aceleradores de bronzeados , podem provocar queimadura e aceleram os riscos anteriormente mencionados. Alguns destes produtos são bastante tóxicos para o fígado.

Respeitar a hora da exposição solar, as corridas devem ser agendadas de maneira a  evitar as horas de maior pico solar

Hidratação, é a palavra de ordem. Beba água e chás. Faça o seu chá verde em casa junte um pouco de açúcar e guarde no frigorífico, antes de ir para a praia junte sumo de limão e duas pedrinhas de flor de sal) poupe dinheiro em refrigerante e aumente a ingestão de antioxidantes sem conservantes e claro aumente o seu metabolismo!!

Depois da exposição solar mime a pele com um hidratante calmante.

Há vários produtos no mercado, mas também pode fazer o seu.

Num frasco de óleo de amêndoas doces coloca umas gotas de óleo essencial de rosa mosqueta (de origem biológica), agite bem e guarde ao abrigo da luz em local fresco. Aplique uma pequena quantidade no corpo ainda húmido, deixe absorver bem (para não manchar a roupa)

Manteiga de cacau e de karité são outra opção natural e muito eficiente e calmante.

Dicas corrida:

Na prática de exercício no exterior ao longo do ano (não só no verão) o protetor solar deve fazer parte da nossa rotina tal como os alongamentos).Além destes temos os protetores físicos como o chapéu, os óculos, as t-shirts com filtros solares para os percursos mais longos etc…

Lembre-se que ao suar além de desidratar está a atrair mais raios solares e a sua resistência aos malefícios diminui.

O protetor solar deve ser colocado em casa antes de vestir a roupa de treino e deixar absorver bem. Na cara coloque stick (resiste mais ao suor) e proteção alta em todo o corpo.

Hidrate-se adequadamente antes , durante e depois da prática desportiva.

Dica para as senhoras:

As t-shirts devem proteger o peito e ombros (evitar as de alças). Deve escolher um bom sutiã com suporte adequado, nada de bikinis, ou sutiã velho (fica bonito mas daqui a uns anos estão todas a pensar em cirurgia plástica) evitam assim a perca de elasticidade natural, hiperpigmentação, as rugas de decote e envelhecimento prematuro.

 

Depois da corrida um bom sumo fresquinho para repor a perca de anti-oxidantes, hidratar e dar energia.

Sumo bronzeado   😉

Misture num bom liquidificador:

1 cenoura pequena, ( e ¼ de beterraba para quem gostar )

½ manga

1 pepino sem casca

Sumo de 3 laranjas( ou as laranjas descascadas e sem pevides)

3 cubos de gelo (ou a gosto )

1 copo de água

1 c de sobremesa ou sopa, de gérmen de trigo ou de azeite extra virgem (opcional)

Se quiser pode juntar folhas de menta, sumo de lima ou ingredientes a gosto.

Para adoçar meia banana mas só para os mais gulosos

 

Nota:

Pode também ralar a cenoura e congelar (guarda em saquinhos com a quantidade exata para o sumo) e assim não precisa de gelo, põe só a agua (é importante colocar sempre água senão fica uma pasta). Pode fazer o mesmo para a manga e a banana. Eu prefiro a cenoura fresca mas congelo a banana.

Se correu muito junte umas pedras de flor de sal, não para ficar salgado só para equilibrar a perca de alguns minerais, não abusar.

Para algumas dicas mais e perceber porque nos devemos proteger, e quais as implicações pormenorizadas que a exposição pode ter consulte este artigo.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/3599_Riscos_a_saude_da_radiacao_ultravioleta.PDF

Quais as dicas que utilizam para combater o sol e depois hidratar? Partilhem as vossas dicas!!

Boas férias!! e corridas protegidas do sol!!

 

Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

Provas de Trail

2 Comentários

  1. Paulo Antunes 13 de Agosto de 2012 11:29

    Ora aqui está um artigo muito importante para os atletas.

    Existem muitos cuidados que os atletas não costumam ter, e a protecção solar é um deles.

    A maioria dos atletas não possui informação sobre este tipo de matérias e estes artigos são importantes para informar e esclarecer.

    Penso que a este belo artigo só falta mesmo a indicação de protectores solares indicados para os corredores.
    Acredito que aqueles que leram este artigo e aqueles que vão ler se questionaram se qualquer protector pode ser usado ou se tem de existir um certo tipo de protectores.

    A ser possivel a indicação de protectores seria verdadeiramente conveniente constar essa informação.

    Contudo a Aldina Rodrigues está de parabéns por este grandioso alerta aos desportistas.

    Cumprimentos,

    Paulo Antunes

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.