Dicas para tirar prazer da corrida

Autor: Vitor Dias  /   Junho 11, 2012  /   Publicado em Notícias
Tags: Alimentação, corrida, cuidados a ter, hidratação

Dicas para tirar prazer da corridaCada vez somos mais. O pelotão nacional de corredores aumenta de forma exponencial. A troca de saberes, o convívio com quem já corre há mais tempo e a leitura da já muita informação disponível, faz-nos tirar cada vez mais prazer da mesma e consequentemente maior qualidade de vida. Indicamos hoje algumas dicas de forma a que nos sintamos confortáveis ao praticar este nosso desporto de eleição.

 
Vestuário

Use roupas leves. Dê preferência a camisolas técnicas. Não precisa de gastar muito dinheiro. São já muitas as corridas que as oferecem como prémio de participação. O material de algodão encharca com o passar do tempo e torna-se desconfortável correr com a t-shirt muito molhada. Use corta vento no inverno. Esqueça os impermeáveis. Os bons são caríssimos e estando a chover muito, não há material que resista. Entra sempre água para onde não queremos. Não cometa o erro que ainda se vê muito por aí, que é correr com corta ventos ou impermeáveis com o objetivo de perder peso. Só vai perder água, correndo mesmo o risco de desidratação. Proteja os mamilos com creme ou adesivo.

Use protetor solar

Que bom que é ficar bronzeado antes dos seus colegas de trabalho e sem ter que ficar deitado ao sol. Nós corredores somos os primeiros a tirar partido deste bronzeado permanente. Mas cuidado, sem nos apercebermos, a cara, o nariz, a testa e mesmo os braços são alvo de escaldões que se podem tornar perigosos. Use protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Já há no mercado protetores especiais para corredores, que deixam a pela “respirar” melhor.

Cuidado com o trânsito

Já são alguns os corredores que sofreram atropelamentos. Circule o mais possível longo da faixa de rodagem. Para além de ser mais seguro, irá respirar menos monóxido de carbono. Caso possa e goste, opte pela montanha. Na cidade tenha o máximo de cuidado caso vá a ouvir música. Como é óbvio, nestes casos o perigo de acidente, é muito maior.

Leia também ...  Livro Correr Por Prazer disponível em formato PDF

Dinheiro

Faça-se sempre acompanhar de uma moeda ou nota para uma eventualidade. Pode precisar de comprar água, comida, ou ter um azar e ter que voltar para casa de metro, autocarro ou táxi. Mesmo que ache estas situações pouco prováveis, poderá servir para ajudar um colega ou corredor que encontre e que necessite de ajuda. Vai sentir-se bem em ajudar alguém desprevenido.

Identificação

Se vai correr, especialmente quando fôr sozinho, leve algum elemento de identificação consigo. Basta um simples papel  com o número de telefone de casa ou de um familiar próximo. Em caso de acidente e de perda de consciência, pode não ser fácil contactar com os seus familiares. Há já no mercado e a um preço muito baixo, pulseiras identificadoras para corredores, onde para além dos contactos pode escrever o grupo sanguíneo.

Hidratação

Não facilite nesta importante matéria. Se vê que não vai ter água pelo locais onde vai correr leve água consigo, seja numa mochila de hidratação, seja em garrafa. Beba sem ter sede. Ter sede é já um sinal do corpo a dizer que deveria ter bebido.

Algo para comer

Se vai fazer um treino superior a 1h00/1h30m, leve algo para comer. Gel, marmelada ou figos secos são de fácil transporte e muito adequados à situação. Irá sentir-se melhor e o treino renderá mais.

Cuidado com o chão

São muitos os perigoso que encontramos no dia a dia. Lixo, zonas escorregadias, degraus perigosos, passeios esburacados e especialmente sarjetas sem grelhas, que se tornam num verdadeiro perigo e que podem provocar lesões graves. Já menos graves são os dejectos de cães mas que o irão obrigar a ter um trabalho extra quando chegarem a casa. Mais ou menos graves, esteja sempre alerta.

Convidamos os nosso leitores a deixarem em comentário a este artigo dicas que possam ser úteis, principalmente para quem corre há relativamente pouco tempo.

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

12 Comentários

    X