Melhore o seu Rendimento!

Autor: Filipa Vicente  /   Maio 29, 2012  /   Publicado em Alimentação  /   6 Comentários

Melhore o seu Rendimento! Se o seu progresso na corrida estagnou, ou se precisa de um propulsor extra para os seus níveis de energia, os suplementos alimentares podem ser a resposta que procura. No entanto, quando entrar numa loja de suplementos não se perca pelas motivações de resultados espectaculares, produtos sem fim, promessas coloridas, etc.

 

Recuperador

A recuperação é o pilar mais importante na melhoria do rendimento desportivo. Sem uma recuperação plena depois de um treino duro, o corpo não repara as estruturas musculares danificadas e não repõe as reservas de glicogénio gastas. Por isso, recuperar é essencial para melhorar de treino para treino.

No entanto, muitos atletas descuram esta etapa. Acabado o treino, querem tomar duche e voltar à sua vida. Outros, não estão certos das escolhas alimentares mais correctas para promover a recuperação. É necessário combinar proteína e hidratos de carbono numa proporção de 1:2 a 1:4, respectivamente.

Por isso, um suplemento recuperador torna-se um produto de conveniência, por ser fácil de transportar e utilizar, além de permitir um controlo adequado do que o atleta deve ingerir a seguir ao treino.

Recomendação: Suplemento Endurox R4

Combinação de proteína e hidratos de carbono (1:4), electrólitos e antioxidantes como a vitamina C e vitamina E. Tome ½ a 1 dose dissolvida em 200-400ml de água, logo a seguir ao treino.

Beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido essencial na produção de carnosina, uma proteína responsável por múltiplas funções no corpo humano, entre outras diminuir a acidez muscular provocada pelo esforço físico intenso e/ou prolongado.

Vários estudos recentes, e sobretudo imparciais, têm demonstrado que a suplementação com beta-alanina aumenta até 65% os níveis de carnosina no corpo produzindo vários efeitos positivos na performance atlética:

  • Atrasa a fadiga muscular
  • Aumento da força e resistência muscular
  • Acelera a recuperação
  • Melhora a resistência aeróbia e anaeróbia

Recomendação: Suplemento Beta-alanina da ALLMAX

Tome 1 a 2g cerca de 2h antes do treino e 1 a 2g logo a seguir ao treino.

 

Caseína

A corrida é um desporto extremamente catabólico, é difícil preservar a massa muscular quando corre horas a fio durante a semana mas o músculo é o seu órgão do movimento. Sem massa muscular, perde velocidade e tenacidade perante os obstáculos na corrida (subidas, corrida na areia, etc.). Por tudo isso, é importante manter na medida do possível massa muscular suficiente.

A suplementação com proteína na corrida permite evitar esse catabolismo, sobretudo se promover a manutenção de um balanço proteico positivo durante o período de recuperação, a noite. Nesse sentido, a caseína pode ter mais vantagens do que a whey na medida em que a suplementação com caseína diminui a longo prazo a degradação proteica.

Recomendação: Suplemento GNC Casein Protein

Esta caseína fornece 25g de Proteína por doseador, muito fáceis de dissolver e com um sabor agradável para uma ceia saciante e reparadora.

24h Portugal 2018

6 Comentários

  1. Filipe Jorge 29 de Maio de 2012 8:24

    Bom dia
    Desculpem estar a incomodar, mas estive a ler o vosso artigo que me pareceu interessante, mas achei estranho que as vossas sugestões dos produtos sejam de uma loja de suplementos .br, ou seja Brasil, será que em Portugal não existem estes suplementos ou mesmo outros com a mesma finalidade, é estranho?

  2. Filipa Vicente 29 de Maio de 2012 10:22

    Bom dia Filipe,
    Sim, existem bastantes produtos em Portugal com o mesmo efeito.
    No entanto, dada a afluência de visitantes do Brasil neste site a quem agradecemos muito todo o apoio e interesse que têm mostrado, decidimos dedicar-lhes este artigo em especial.
    Com os meus melhores cumprimentos,
    Filipa Vicente

  3. Paulo Sousa 29 de Maio de 2012 14:12

    Filipa,

    considera o Endurox, melhor que o Scivation Extend? Ou servem propósitos diferentes, uma vez que o segundo contém BCAA’s, apesar de serem ambos classificados como recuperadores?

    Obrigado.

  4. Filipa Vicente 30 de Maio de 2012 22:54

    Olá Paulo,
    O Endurox é um recuperador específico para o momento pós-treino mas não para durante o mesmo.

    Tem proteína e hidratos de carbono, funcionando como uma refeição.

    Por outro lado os BCAAs como o Xtend podem ser tomados durante o próprio treino, não têm hidratos de carbono pelo que têm de ser adicionados, e não têm também electrólitos (excepto a fórmula nova que já os inclui).

    O Endurox é muito utilizado no triatlo para promover uma recuperação mais rápida em bitreinos diários.

    Mas até se podem tomar os dois, o Xtend durante o treino e o Endurox logo depois.

  5. Henrique Bento 7 de Junho de 2012 18:52

    Boa tarde. Descobri o vosso site numa pesquisa e gostei bastante, muito interessante e útil para quem faz desporto e se preocupa com o bem estar. Apesar de também correr mais ou menos regularmente, o meu desporto em que faço mais esforço e sinto que necessito de suplementação é o btt (assim como alguns pesos que faço regularmente). Como é igualmente um desporto de endurance penso que a nível de suplementação não deve ser muito diferente do atletismo, como tal gostaria de ver esclarecido uma dúvida, após uma prova de 2 a 3 horas, sinto necessidade de um suplemento para recuperação, tenho tomado o fast recovery da gold nutrition e realmente noto uma boa recuperação, mas como tomo proteina whey quando faço pesos, pergunto se é viável juntar por exemplo um scoop de 30gr de whey com hidratos de carbono e que hidratos?será por exemplo uma banana suficiente juntamente com o whey? com isto queria poupar algum dinheiro em suplementos. Obrigado

  6. Filipe 5 de Março de 2015 17:26

    Olá.
    Eu comecei a correr de manhã uns 20min em dias alternados. Me falaram que o Endurox R4 seria uma boa suplementação, o que acha? Seria o caso de substituir meu café da manhã logo após a corrida pelo Endurox R4 ou os dois?

    Obrigado.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.