Melhore o seu Rendimento!

Autor: Filipa Vicente  /   Maio 29, 2012  /   Publicado em Alimentação
Tags: Beta-alanina, Caseína, suplementos alimentares
Tempo de Leitura: 2 minutos

Melhore o seu Rendimento! Se o seu progresso na corrida estagnou, ou se precisa de um propulsor extra para os seus níveis de energia, os suplementos alimentares podem ser a resposta que procura. No entanto, quando entrar numa loja de suplementos não se perca pelas motivações de resultados espectaculares, produtos sem fim, promessas coloridas, etc.

 

Recuperador

A recuperação é o pilar mais importante na melhoria do rendimento desportivo. Sem uma recuperação plena depois de um treino duro, o corpo não repara as estruturas musculares danificadas e não repõe as reservas de glicogénio gastas. Por isso, recuperar é essencial para melhorar de treino para treino.

No entanto, muitos atletas descuram esta etapa. Acabado o treino, querem tomar duche e voltar à sua vida. Outros, não estão certos das escolhas alimentares mais correctas para promover a recuperação. É necessário combinar proteína e hidratos de carbono numa proporção de 1:2 a 1:4, respectivamente.

Por isso, um suplemento recuperador torna-se um produto de conveniência, por ser fácil de transportar e utilizar, além de permitir um controlo adequado do que o atleta deve ingerir a seguir ao treino.

Recomendação: Suplemento Endurox R4

Combinação de proteína e hidratos de carbono (1:4), electrólitos e antioxidantes como a vitamina C e vitamina E. Tome ½ a 1 dose dissolvida em 200-400ml de água, logo a seguir ao treino.

Beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido essencial na produção de carnosina, uma proteína responsável por múltiplas funções no corpo humano, entre outras diminuir a acidez muscular provocada pelo esforço físico intenso e/ou prolongado.

Vários estudos recentes, e sobretudo imparciais, têm demonstrado que a suplementação com beta-alanina aumenta até 65% os níveis de carnosina no corpo produzindo vários efeitos positivos na performance atlética:

  • Atrasa a fadiga muscular
  • Aumento da força e resistência muscular
  • Acelera a recuperação
  • Melhora a resistência aeróbia e anaeróbia
Leia também ...  Suplementos alimentares: Concentrados proteicos

Recomendação: Suplemento Beta-alanina da ALLMAX

Tome 1 a 2g cerca de 2h antes do treino e 1 a 2g logo a seguir ao treino.

 

Caseína

A corrida é um desporto extremamente catabólico, é difícil preservar a massa muscular quando corre horas a fio durante a semana mas o músculo é o seu órgão do movimento. Sem massa muscular, perde velocidade e tenacidade perante os obstáculos na corrida (subidas, corrida na areia, etc.). Por tudo isso, é importante manter na medida do possível massa muscular suficiente.

A suplementação com proteína na corrida permite evitar esse catabolismo, sobretudo se promover a manutenção de um balanço proteico positivo durante o período de recuperação, a noite. Nesse sentido, a caseína pode ter mais vantagens do que a whey na medida em que a suplementação com caseína diminui a longo prazo a degradação proteica.

Recomendação: Suplemento GNC Casein Protein

Esta caseína fornece 25g de Proteína por doseador, muito fáceis de dissolver e com um sabor agradável para uma ceia saciante e reparadora.

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Vila do Conde Outlet Fashion

6 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *