...

Corrida pela Selecção? Não obrigado.

Corrida pela Selecção? Não obrigado.Fiquei espantado com o evento que se vai realizar no próximo dia 2 de junho no Porto, Oeiras e Faro. Uma corrida de apoio à selecção nacional de futebol que vai rumar dias depois ao campeonato da Europa. Fiquei incrédulo com o desplante dos organizadores e da forma como irão aproveitar o pelotão nacional para promover a sua marca.

Num país onde o futebol esmaga por maioria todas as outras modalidades, é natural que tudo se faça para agradar ás massas e ao mesmo tempo aproveitar para fazer publicidade de uma forma simples e barata. Um conhecido banco português, resolveu lançar uma corrida (que no fundo são três) de apoio à selecção de futebol. Mas que apoio mais querem esses meninos mimados da bola? Já não lhes chega os milhares que irão auferir por representar as nossas cores e das condições principescas com que irão ser brindados durante a sua estadia? (a comitiva portuguesa será das que mais gastará com a sua presença).

Já não nos chega ver a forma como os atletas portugueses de outras modalidades são tratados em relação a estes meninos de ouro? Ainda não há muito tempo, a selecção para-olimpica de atletismo teve que pagar os equipamentos do seu bolso, a selecção de atletismo de veteranos vai às competições internacionais a expensas próprias e vêm agora estes iluminados pedir apoio aos corredores?

E não é só o apoio. Se está a pensar participar, prepare 5€ para a inscrição e terá direito a uma t-shirt da selecção e uma braçadeira com as quais vai poder fazer publicidade de forma gratuíta essa mesma instituição bancária (provavelmente até é aquela que lhe está a cobrar juros a vida toda pelos seus empréstimos).

Se o povo gosta de futebol, eu respeito. Agora vir pedir apoio áqueles que sempre foram considerados o parente pobre do desporto português, acho uma afronta.

Se vou correr no dia 2 de junho? Vou com certeza mas sem pagar 5€ e sem apoiar quem não merece ser apoiado.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

102 COMENTÁRIOS

  1. Seleção portuguesa de atletismo de Síndrome de Down venceu o título mundial.
    Provavelmente os media com mais impacto não vão fazer noticia deste mérito, nem um blogue, nem uma página… então porque não o fazemos nós?
    Em vez de falarmos em futebois, invejas, entre outros motivos, vamos falar de mais um caso de sucesso e de orgulho em ser Português. Parabéns a estes lutadores, a estes navegadores que dão nome a Portugal! PARABÉNS
    Sinto orgulho em ser Português e estou a publicar esta notícia porque é digna, a alegria dos campeões… são lágrimas que correm por ver e sentir aquela alegria.

    Abraço,
    Paulo Silva

  2. Mais uma boa síntese, a do Sr. António Pinheiro. Mas quem coloca o dedo na ferida é o Sr. Orlando Duarte: “… o uso demagógico e oportunista da corrida”.
    Não é só a questão dos meios para atingir os fins, é mais do que isso, os meios estão errados, mas os fins nem sequer são os mesmos: os atletas de pelotão pensam nas vitórias da selecção e, em segundo plano, em ajudar uma associação de cujo nome já nem se lembram, enquanto que os organizadores pensam em lucro – o dinheiro e os dividendos em termos de marketing. Querem lá saber da selecção, do atletismo ou da tal associação (“arranja aí uma associação qualquer de crianças, ou velhos ou deficientes ou outra qualquer, para dar credibilidade à coisa”)

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES