Pelo Porto de mapa na mão

Autor: Vitor Dias  /   Abril 18, 2012  /   Publicado em Orientação
Tags: 4 caminhos, Orientação, top2012

Pelo Porto de mapa na mão Este não é um artigo relativo a turismo, mas poderia ser. Este não é um artigo relativo a corridas, mas poderia ser. Este é um artigo relativo a turismo e a corrida numa cidade que encanta quem a visita e enche de orgulho quem nela vive.

Só mesmo duas provas de orientação ao pé de casa me poderiam fazer abdicar de treinar, mesmo com provas longas a uma distância relativamente próxima.

O Troféu de Orientação do Porto foi a razão pela qual rumei com o meu filho aos jardins do palácio de Cristal e ao centro histórico da invicta. Só quem já praticou pelo menos uma vez orientação sabe a adrenalina que paira nestas provas e o quanto esta modalidade quebra a monotonia que tantas vezes a corrida nos provoca.

Correr a pensar, pensar a correr, perder-se, ler o mapa, ver a paisagem, cruzar-se com outros atletas é algo que nos satisfaz plenamente.

O Grupo Desportivo 4 Caminhos soube escolher o que de melhor a cidade tem, os melhores jardins, os melhores monumentos, as melhores ruas e vielas. Praticar desporto onde as ruas estão como sempre estiveram, sem cortes de trânsito, pessoas a apanhar as roupas dos estendais, a carregar com produtos para os seus estabelecimentos, as cores, os cheiros e os animais à solta,  tornam a orientação num desporto tão autentico como as gentes que ali habitam.

Não existe outro desporto onde as famílias possam competir em conjunto (havia uma mãe com o filho ao colo), onde nos é dada a possibilidade de entrar em monumentos históricos (havia um ponto dentro da estação de S. Bento, outro colado à Torre dos Clérigos e outro junto ao Museu da Fotografia), onde os pavões precisavam quase de ser afastados (jardins do Palácio de Cristal) e onde os turistas ficavam boqueabertos e satisfeitos com a azáfama saudável que por alia se vieu.

Leia também ...  Trail dos 4 Caminhos 2014

O Porto é lindo e precisa de movimento, o GD4C soube fazê-lo com a qualidade que já nos vem habituando. Parabéns a toda a organização pelo fim de semana que nos proporcionou. Agora só resta esperar pelo próximo fim de semana para mais 2 dias de orientação.

Outros artigos sobre a prova:

Orientovar

Lils Oliveira

Video da prova completa do vencedor do O’ Porto Urban Race (Joaquim Sousa):

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Milaneza

7 Comentários

    X