...

II Open Orientação de Precisão

II Open Orientação de PrecisãoO Auditório do Hospital da Prelada acolheu a Conferência de Imprensa de apresentação do seu II Open de Orientação de Precisão. Uma cerimónia muito concorrida e da qual aqui se dá nota detalhada.

Foi na presença de jornalistas, convidados e muitos utentes e colaboradores do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada que decorreu no Auditório daquela instituição de saúde a apresentação do II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada. Etapa de encerramento do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão, o II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada terá lugar no dia 5 de maio, com os percursos a desenrolarem-se através do espaço envolvente do Hospital e a estenderem-se para os terrenos do Parque da Prelada que lhe são adjacentes.

 

Para abordar a prova e o seu significado, a organização, a cargo do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, convocou a Comunicação Social, apresentando na mesa da Conferência de Imprensa duas personalidades deveras emblemáticas: Diana Coelho e Fernando Gomes. A primeira, uma atleta da “cantera” do DAHP e atual líder da Taça de Portugal de Orientação de Precisão. O segundo, um dos melhores pontas de lança de sempre do Futebol português e que, ao serviço do Futebol Clube do Porto, conquistou o prestigiado troféu “Bota de Ouro” nas épocas de 1982/83 e 1984/85

“Repetir uma jornada de convívio e de alegria”

Diretor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, Rúben de Almeida abriu a Conferência de Imprensa e lembrou que “o grande passo foi dado no ano passado com a realização do nosso I Open” Rúben de Almeida vinvou a ideia de que “esta segunda edição vem na linha da anterior”, tendo como objetivo “repetir uma jornada de convívio e de alegria, mas também proporcionar o contacto com uma modalidade que consideramos que se adapta maravilhosamente aos programas de reabilitação para pessoas com mobilidade reduzida.”

Fernando Costa, Diretor Técnico do II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada falou em nome do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, referindo ser “uma honra colaborar uma vez mais com o Hospital da Prelada na realização destas atividades.” Realçando o pioneirismo do DAHP na reintrodução em Portugal da Orientação de Precisão, Fernando Costa vai mais longe ao afirmar que, “se hoje temos um Circuito de Orientação de Precisão solidamente implementado e está em curso a primeira edição da Taça de Portugal de Orientação de Precisão, isso deve-se à vontade e ao querer das pessoas deste Hospital”. Fernando Costa considerou ainda que, “este é um modesto contributo em prol da Sociedade, estando nós sempre disponíveis para colaborar em todas as atividades que o Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada achar por bem levar por diante.”

“Desporto Adaptado existe um pouco em cada um de nós”

Mas não apenas de Orientação de Precisão se falou nesta Conferência de Imprensa, visto o evento incluir também uma demonstração de Atividade de Orientação Adaptada. Nascida no seio do DAHP, esta é uma modalidade voltada para a Deficiência Intelectual e na qual o nosso país é pioneiro a nível mundial. Presidente em exercício da Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual, José Costa Pereira salientou ser este “o primeiro de quatro anos dum ciclo que fazemos coincidir com o ciclo olímpico e embora a Atividade de Orientação Adaptada esteja ainda numa fase experimental, o balanço é deveras positivo. As dez provas já realizadas, centradas sobretudo no Grande Porto, mas que tiveram lugar também em Vieira do Minho, em Viseu, na Marinha Grande e em Torres Vedras,envolveram, até ao momento, muito perto de um milhar de participantes.” E deixou uma garantia: “Vamos ajudar na festa do próximo dia 5 de maio, certos de que estes números irão ser significativamente ampliados.”

Também no uso da palavra, Gonçalo Borges, médico fisiatra e a figura que preside aos destinos do  Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, fez questão de realçar que “desporto adaptado existe um pouco em cada um de nós, porque qualquer amante do desporto tem de o fazer adaptando a sua idade e a sua capacidade à atividade a que se propõe. Portanto, aquilo que estamos a fazer aqui e ajudar as pessoas que, por algum motivo se tornam diferentes, a serem iguais a qualquer outro indivíduo no acesso à prática desportiva.”

“Há muita vontade de fazer mais e melhor”

Diana Coelho, atleta do DAHP e uma das convidadas de honra na mesa desta Conferência de Imprensa, fez com que o discurso sentido e vivido na primeira pessoa se transformasse num dos momentos altos desta cerimónia de apresentação do II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada. “Ter estado três anos e meio internada aqui no Hospital da Prelada dá-me o direito de falar um pouco por todos aqueles que praticam esta modalidade”. Para a atleta, “existe uma ideia errada de quem pode praticar desporto. Basta acreditarmos em nós próprios e, com o nosso exemplo, conseguimos mudar muitas mentalidades.” A terminar, um desejo: “Isto é um sonho tornado realidade, são muitas as pessoas que gostam de praticar Orientação de Precisão e peço que dêem condições para que o Núcleo de Desporto do Hospital da Prelada possa continuar a crescer, porque garanto que há muita vontade de fazer mais e melhor.”

Confessando sentir-se honrado pelo convite para ser padrinho do evento, Fernando Gomes, o renomado “bi-Bota de Ouro” baseou-se na sua experiência para deixar alguns conselhos àqueles que irão competir dentro de alguns dias: “Vocês como eu, ou eu como vocês, sem trabalhar muito, sem ter grande força de vontade e sobretudo sem ter disciplina, naturalmente  que não conseguirão nada. Mas toda essa força de vontade, todo esse trabalho constante, diário, e o saber ouvir aqueles que sabem mais do que nós, farão naturalmente com que as dificuldades sejam ultrapassadas e com que possamos conseguir atingir todos os nossos objetivos.” E termina com “o desejo das maiores felicidades para todos e lá estaremos a competir brevemente.”

“Não queremos ser a excepção”

Joaquim Margarido, Diretor da Prova, encerrou a Conferência de Imprensa, salientando ser o Desporto Adaptado “uma fonte de inclusão por excelência”. Classificando o Open de Orientação do Hospital da Prelada como “uma grande festa dos nossos utentes, mas também das suas famílias e do seu círculo de amigos, nos quais os colaboradores do Hospital gostam de se sentir incluídos”, Margarido deixa um repto a todos os presentes, mas em particular à Comunicação Social: “Não é comum vermos no espaço dum Hospital a dinâmica duma prova com estas características, mas não queremos ser a excepção. Ajudem-nos a espalhar este exemplo de solidariedade e inclusão para que possamos ter uma sociedade mais justa e mais equilibrada, num ideal de partilha, todos diferentes, todos iguais.”

A prova está apresentada e o convite a que todos se possam associar a uma jornada inesquecível do Desporto Adaptado fica feito. Dia 5 de maio, todos os caminhos vão dar ao Hospital da Prelada.

Saiba mais em http://dahp.webnode.pt.

Joaquim Margarido

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Venha conhecer a Orientação de Precisão e a Orientação Adaptada, duas modalidades inclusivas por excelência. Junte-se ao quadro de voluntários do evento, viva o desporto duma forma solidária e passe uma manhã inesquecível.
    JOAQUIM MARGARIDO

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES