...

Salomon Crossmax

São cada vez mais os corredores de estrada que experimentam correr na montanha. Para quem se inicia no trail, mas não faz intenção de o fazer com muita regularidade, a aquisição de uns sapatos de corrida específicos, pode não ser um investimento acessível a todos, ou pelos menos a todas as bolsas.

Este modelo foi-me apresentado como um modelo de transição, ou seja ideal para a montanha, mas ao mesmo tempo para quem corre em estrada, ou pelos menos em trilhos de terra, relva e mesmo algum alcatrão.

Comecei por as testar durante um treino com praticamente todos estes tipos de pisos. Foi num dia seco e as primeiras impressões foram muito positivas. Para quem vem da estrada e está habituado a sapatos com bastante amortecimento, estes parecem não ter amortecimento nenhum. No entanto, quem já fez provas de montanha com sapatos de estrada, sabe bem que para além da fraca tracção dos mesmos, tudo quanto é pedra parece estar a entrar pelos nossos pés dentro.

Ora é aqui que começam as vantagens das Salomon Croosmax. Com elas os seus pés estão super protegidos. Caminhar sobre pedras, é praticamente ignorá-las. Em terrenos secos, sejam eles quais forem, elas “agarram” muitíssimo bem, tanto a subir como a descer. Já com terrenos molhados, em calçada de paralelepípedo, a coisa muda de figura. A subir não se consegue progredir e a descer torna-se até perigoso. Aconteceu-me por várias vezes durante o Free Ruuning com Carlos Sá, onde várias vezes fui ao chão, aliás, isso aconteceu com muitas outras pessoas que usavam outras marcas ou modelos de sapatos. Parece não haver milagres para este tipo de terreno molhado.

A sola rugosa, é realmente desenhada para o trail, em vários pisos é capaz de facilitar a progressão em piso seco ou molhado, excepção feita, tal como já foi referido, ao empedrado urbano.

Mas o ponto mais alto destes sapatos é a protecção e segurança que dão aos seus pés. Parecem botas. Parece nada afectar o que mais de precioso um corredor possui: os seus pés.

Gostaria ainda de salientar a forma fácil e inovadora de apertar estes sapatos, bastando puxar um atilho para que as mesmas se apertem. Parece ser muito eficaz para quando se está com de luvas ou com as mãos muito frias. Além disso possui um pequeno saco onde os atacadores ficam cobertos, evitando que os mesmos se prendam em ramos ou arbustos no meio da montanha.

Em resumo, trata-se a meu ver, de uns sapatos para trail de grande qualidade, com bom desempenho em todos os pisos secos ou molhados em montanha, tendo um modesto desempenho em trail urbano em piso molhado.

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou iniciada nestas coisas de corrida, iniciei ja depois de aposentada…bem gostava de algo confortável e que ao mesmo tempo me fizesse voar..ahahah será que encontrei uns amigos para meus pés ? Gostei obrigada

  2. Eu tenho umas XR Crossmax e…são uam maravilha!

    Adquiri estas sapatilhas em Julho para a preparação que fiz em trilhos montanha, terra batida e alcatrão para os CAMINHOS DE SANTIAGO!

    Durante 4 dias consecutivos fiz os Caminhos de Santiago totalizando 202 kms, em subidas e descidas com pedra,também em pisos irregulares de terra e ainda em alcatrão e as Crossmax responderam lindamente e deixaram-me os pés impecáveis!

    José Capela
    http://pernasparaquetequero.blogspot,com

  3. Já fiz provas de montanha e trilhas com outras marcas, já me indicaram o Salomon mas, infelizmente, encontro uma dificuldade incrível para adquiri-lo em minha numeração. Na minha cidade, aqui no Sul, simplesmente não existe, na internet, não encontro meu número. Tenho uma prova de trilhas marcada para o dia 01/10, estou atrás e até agora nada…

  4. Os tombos que deram no freerunning com o Carlos Sá no Porto, não têm a ver com a técnica…mas sim com o tipo de solas das sapatilhas! As sapatilhas do pessoal que deu tombos têm a borracha muito dura e escorregadia! Eu tenho duas Ascis de montanha (trabuco e Torana)e duas Salomon (crossmax e Xapro 3d) e todas estas sapatilhas me fazem cair e escorregar no paralelo molhado das ruas do Porto…ou em pedra lisa e molhada na montanha!
    Para esse tipo de piso (pedra lisa molhada, paralelo, etc) as melhores são as Nike que têm uma borracha esponjosa e micro porosa…ou as fantásticas Adidas Super Nova Riot que têm uma sola Continental. Mas por outro lado não são as melhores para as exigências dos terrenos de montanha, quer em estabilidade, suporte, durabilidade, resistência, protecção ponta do pé, etc
    Por isso para a montanha é preciso arranjar “compromissos”;
    -Entre a aderência VS durabilidade/consistência
    -Entre o amortecimento VS estabilidade
    -Entre suporte VS maleabilidade
    etc

  5. Boa tarde!! Também procuro uma loja fisica que tenha mais variedade de tenis e botas Salomon onde possa experimentar.. Se alguém souber ficava agradecido!! bem haja a todos!

  6. Boa tarde. Tem uma loja no Fórum Sintra, a Mob Crew Store que tem vários modelos de Salomon e tem facilidade em arranjar modelos mesmo que não tenha na loja e inclusive enviam para qualquer zona do pais por correio. Passem lá

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES