Estão a chegar as três maratonas nacionais, já leva muitas semanas de treino nas pernas e começa a contar os dias e as horas para o tiro de partida, mas até lá assegure-se que tem tudo o que precisa para que corra na perfeição e possa fazer justiça ao esforço que fez durante todos esses meses de preparação. Prepare o equipamento, mantenha a sua estratégia e não se limite a seguir tudo o que lhe dizem porque o que funciona com o seu “vizinho” de prova pode ter um efeito catastrófico para si.
O último treino longo
Para os principiantes, o treino de 30km é o marco importante na agenda, o verdadeiro teste a todo o trabalho que foi feito até ali. Deverá ter lugar 2 a 3 semanas antes da maratona e serve para testar tudo: roupa, calçado, abastecimentos, ritmo, etc. Prepare-se para esse treino como se fosse o dia da prova.
A nutrição perfeita
Não está na hora de inventar, mantenha o essencial e procure melhorar os aspectos que possam estar a falhar. Nas últimas semanas é especialmente importante cuidar da hidratação, da recuperação pós-treino e ensaiar bem as refeições antes de treino para que não tenha surpresas.
Na semana que antecede a prova procure maximizar as suas reservas de glicogénio com uma ligeira descarga e carga de hidratos de carbono, siga os conselhos da contagem decrescente.
Equipamento
É provável que o tempo já esteja frio nas três maratonas pelo que pode ter alguma dificuldade logística entre o deixar o saco no bengaleiro e o tiro de partida. A maior parte dos maratonistas correm de calções e t-shirts de alças, se assim for aposte em acessórios como os manguitos e os pernitos que pode facilmente arregaçar quando estiver quente.
Se gosta de utilizar umas sapatilhas novas no dia da prova, procure comprá-las antes do treino de 30km, idealmente devem ter entre 70 e 170km já percorridos.
Até ao tiro de partida
Se estiver a chover, é essencial proteger o seu corpo da chuva, pode utilizar um saco de plástico com buracos nos braços ou então um impermeável velho de que se possa desfazer.
Caso esteja frio, tenha uma t-shirt de manga comprida à mão igualmente dispensável ou então um conjunto inteiro de roupa de aquecimento que possa entregar no bengaleiro a tempo ou a alguém que esteja consigo antes da partida.
Géis
Se usa géis, recorde-se que raramente estão disponíveis nos abastecimentos e mesmo que houvesse podiam não ser os seus por isso procure um cinto porta géis prático. A maior parte deles custa entre 12 e 20€, alguns também têm o sistema porta-dorsal.
A véspera
Não deixe para a manhã caótica a preparação final, pode esquecer-se de algo e acabar por pôr em causa a sua tranquilidade. Prepare tudo na tarde da véspera, depois de levantar o dorsal. Tenha a lista à mão e siga uma rotina cuidadosamente planeada, parece simples e pouco “natural” mas quantas vezes não acordou já em dia não no dia da prova?
Algumas dicas úteis
Escreva o seu nome na camisola ou no dorsal em letras grandes, os apoiantes da berma da estrada poderão gritar frases de incentivo “mais personalizadas”.
Tenha um saco facilmente identificável para deixar no bengaleiro com tudo o que vai precisar depois da prova, vai saber-lhe bem.
Se vai correr uma maratona no estrangeiro, leve todo o equipamento da corrida na mala de cabine, imagine que perde a bagagem de porão…
Tenha uma estratégia de abastecimentos delineada – por exemplo, do km 5 ao km 20 só água ou isotónico, alternadamente, dos 20 aos 25 água + gel ou isotónico, dos 25 aos 35 água + fruta e um gel ali no meio, etc. Esta estratégia deve ser delineada nos treinos mais longos.
Alguns sites disponibilizam pulseiras com tempos de passagem para se orientar melhor, sobretudo se não tiver um relógio com medidor de distância. Veja por exemplo no Marathon Guide
Quando soar o tiro de partida, desfrute do momento, a maratona é a festa e vai sentir que aquelas horas passam a correr. Recorde-se de todos os bons momentos que passou até ali e sempre que as pernas falharem, lembre-se do primeiro treino, dos seus primeiros quilómetros e de tudo pelo que passou até ali. Conte mentalmente para si mesmo/a a sua história.
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
2 Comentários