7 conselhos para manter a sua energia e saúde

Por mais avançada que a tecnologia e os cuidados de saúde possam estar, é a nossa conduta com um estilo de vida saudável que nos vai ajudar a prevenir doenças e manter o nosso estado de equilíbrio. A prevenção é o nosso cartão de crédito de saúde.

Siga estes sete conselhos para prevenir desequilíbrios e melhorar a sua energia e saúde, adicionalmente pode perder peso e stress.

1 – Faça exercício

O nosso organismo precisa de actividade, caminhadas intensas, corrida, andar de bicicleta e qualquer tipo de desporto que nos dê prazer deve ser praticado várias vezes por semana.

2 – Mantenha o seu sono em dia

Tente dormir assim que tiver sono á noite, deitar mais cedo é benéfico para o nosso organismo. Tente deitar-se meia hora mais cedo que o habitual, verá a sua energia a aumentar pela manhã. Ter o sono em dia evita a vontade de comer (coisas doces e café) ao longo do dia quando nos sentimos cansados (por ter dormido pouco), confundimos esses sinais com fome ou falta de energia e claro recorremos a excitantes que á noite nos vão dificultar um descanso correcto dando origem a um círculo vicioso.

3 – Comer só quando tivermos fome e beber água sem sede

Se á noite não tiver fome para uma refeição pesada deve comer apenas uma sopa ou algo ligeiro. Não deve sobrecarregar o sistema digestivo antes de ir para a cama. Para evitar indigestão e acidez. Não se esqueça de beber para se manter hidratado e ajudar o organismo a desintoxicar.

4 – Jejuar

O nosso sistema digestivo também precisa de umas férias. Um dia só a comer fruta e beber muita água é um jejum muito utilizado, para ajudar o organismo depurar. Pode aproveitar as frutas da época, como cerejas, uva, maçã, etc … Opte por fruta biológica se poder. Pode fazer o mesmo só com um caldo de legumes, só a agua destes e com pouco sal. Pode fazer o jejum 2 ou 3 dias, devem ser dias calmos e de reflexão, umas caminhadas ao ar livre e aproveitar para fazer um balanço do seu ano e estabelecer objectivos… um mimo para o corpo e para a alma. Vai ficar surpreendido com a energia ao fim de 2 dias. Este jejum não pode ser  feito por diabéticos.

5 – Lave-se com água fria

Experimente lavar algumas partes do seu corpo com propriedades sensoriais (mãos, braços, olhos, pés e pernas e claro órgãos genitais) com água fria por segundos. Utilize uma toalha felpuda para se secar bem e massajar os pés e as mãos antes de ir para a cama. Minutos depois vai conseguir relaxar e dormir com mais facilidade.

Se for corajoso pode tomar um duche de água fria pela manhã, este banho de água fria, sim vai desperta-lo e dar energia. Depois seque-se vigorosamente.

6 – Medite com regularidade

O nosso corpo e a nossa mente são inseparáveis. Muitas doenças são psicossomáticas. O stress e a ansiedade têm um grande peso na nossa saúde. A meditação é um exercício mental que entre outras coisas nos ajuda a enfrentar os problemas. Confere uma acalmia e uma visão mais clara que nos beneficia no dia-a-dia. Além de todos os benefícios adicionais que daí advém para a nossa saúde.

7- Levante-se cedo pela manha

Devemos respeitar os ritmos da natureza e entrar em harmonia com eles, deitar cedo e levantar cedo. Precisamos de sono suficiente, mas não de dormir em demasia que nos deixa sem energia e lentos. Por isso não passe a manhã de sábado na cama, deite-se cedo na noite anterior, ponha o sono em dia e aproveite a manhã para fazer alguma actividade física, ou apenas uma boa caminhada num sítio como praia, montanha… ou que não esteja muito poluído e lhe transmita tranquilidade e energia para o resto da semana.

 

Aprenda a meditar, aumente a sua energia reaprendendo a respirar e a tirar partido dos alimentos. Coma e beba energia para lhe dar saúde e qualidade de vida. Altere pequenos hábitos de vida para manter a energia e saúde durante todo o ano. A medicina alternativa vai ajudar a manter o seu equilíbrio.

Aqui estão apenas algumas dicas, que vão fazer a diferença se as aplicar ao seu dia. Aprenda mais, vá ao espaço www.mais-equilibrio.com.pt e veja o que podemos fazer por si.

Reencontre o equilíbrio na sua vida.

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Aldina Rodrigues
Aldina Rodrigueshttps://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio
Enfermeira, Mestre em medicina natural e acupuntura. A minha missão é facilitar a manutenção de "mais-equilíbrio" na vida com a integração das terapias naturais tanto na prevenção de patologias como no seu tratamento. Site oficial: https://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio

4 COMENTÁRIOS

  1. Boas

    Decidi fazer este ano a minha 1ª maratona, desde Junho que ando com treinos semanais, comecei com 4 por semana e desde Agosto 5 por semana,até ao dia 28 de Setembro fiz 1.060Km 101:20:00h/m, aconteceu que no ultimo treino senti uma picada abaixo do gémeo da perna esquerda, tentei correr no dia seguinte mas cada vez senti mais dor e parei, fui a um massagista que me disse ter uma pequena rotura e disse que no minimo tenho de parar uma semana.
    Espero conseguir voltar o mais tardar no sabado aos treinos… Será que ainda consigo ir á maratona?

    Agradecia a vossa opinião, como devem imaginar, ando de rastos…

    Obrigado e bons treinos

  2. Olá Vitor

    Das coisas mais penosas na vida de um atleta, é ter que parar por lesão. É bem capaz de estar aqui o segredo/teste entre os bons e os menos bons atletas: saber ter paciência e recuperar física e psicologicamente após a paragem. O importante neste momento é recuperar bem e voltar ao activo completamente recuperado. Pense de forma positiva: “o descanso também é treino”. Uma semana não é nada. O treino está lá todo. Quando voltar vai ser em grande força. Boa recuperação e boa maratona.

    Cumprimentos

    Vitor Dias

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES