Subidas, descidas, panados e tortilhas

É muito provável que o free-ruuning com Carlos Sá, que se realizará no próximo sábado e que está a ser organizado pelo Correr Por Prazer, se torne num evento quase histórico no nosso país. É pouco provável que o desafio aqui lançado alguma vez tenha tido algo de análogo. Não teremos prémios, abastecimentos, medalhas ou classificações, mas teremos aquilo que os verdadeiros corredores de pelotão gostam:  paisagens magníficas e muito convívio entre pessoas que têm um gosto comum, a corrida. Será também uma oportunidade para trazerem as vossas famílias, já que a maioria das vezes estas são as mais sacrificadas com as nossas ausências em treinos ou provas.

O anfitrião Carlos Sá, quase que dispensa de apresentações no nosso meio, a cidade e o local de encontro é acolhedora, os mais de 100 inscritos, vindos dos mais variados pontos do país e da vizinha Espanha, são pessoas de bom trato, capazes de se abstraírem de pormenores que podem não correr pelo melhor, dado a forma amadora como tudo será organizado. Desta forma estarão reunidas as condições para um grande dia de convívio.

Aqui ficam então todos os pormenores acerca do evento:

Percurso

Começaremos por percorrer alguma distância no meio da natureza, começando a partir do Km3 a subir algumas calçadas típicas. De seguida começarão as subidas mais a sério com entrada no verdadeiro centro histórico da cidade com passagem na Ribeira e subidas das escadas do Codeçal (288 degraus), mesmo ao lado da Ponte D. Luiz I. O regresso será efectuado sempre em terreno plano, junto ao Douro até á Foz, terminando a seguir ao Castelo do Queijo, já no limite do Porto e início de Matosinhos, (edifício transparente) para um banho de mar e subida do Parque da Cidade já a passo e em clima de descontracção. Estamos a prever uma duração de 2h30 a 2h45 e uma distância de 23 a 24 Kms. Haverá alternativa para os atletas que não consigam fazer todo o percurso. O desnível positivo do trajecto rondará os 450 metros.

Hora / Local

“Check-in” a partir das 09h00. Partida às 09h30.

Ver Mapa do local de encontro, estacionamento, pic-nic, banho, etc.

 

Oferta / Recuerdo

Este evento despertou alguma curiosidade na comunidade, nomeadamente no facebook. Assim, de forma espontânea, os restaurantes Peza Arroz e Filha da Mãe Preta, disponibilizaram-se para nos oferecer uma T-shirt que assinalasse este nosso encontro. Aceitamos a oferta à qual muito agradecemos. A mesma será distribuída aquando do “check-in” na chegada de cada participante. Só haverá t-shirt para os atletas inscritos e a utilização da mesma durante o treino fica ao critário de cada um. Os primeiros a chegar terão vantagem na escolha do tamanho. Eis a foto da camisola.

Pic-Nic

O convívio irá efectuar-se no local de encontro, no Parque da Cidade. Deverão trazer o que bem entenderem e o que é costume neste tipo de almoços. Algo que seja prático e que dê para repartir, pois é esse o espírito que está em causa. Teremos familiares que ficarão no local e que podem guardar os pertences de quem não os tenha onde deixar.

Teremos no mesmo local um serviço de enfermagem para o caso de alguém necessitar de assistência originada por alguma eventualidade.

Prevê-se bom tempo com temperatura a rondar os 20º. Todos deverão vir munidos de água e sólidos. Passaremos em alguns locais onde poderão reabastecer.

Qualquer dúvida, poderão coloca-la em comentário a este artigo.

Até sábado.

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

21 COMENTÁRIOS

  1. A dimensão da “coisa” é fantástica!!! Parabéns Vitor Dias e Carlos Sá pela ideia e concretização deste free-running. Da minha parte, só posso é lamentar ter de “fugir” logo a seguir ao treino 🙁 Família “oblige”.
    Cumprimentos e até Sábado!

  2. Parabéns pela organização do evento e todo o cuidado na disponibilização de indicações mapeadas para estacionamento, ponto de encontro, wc e zona de refrescamento; e todas as informações relativas ao percurso, tempo estimado, percurso alternativo, abastecimento, previsões meteorológicas, convite para lanche de confraternização e ainda oferta de t-shirt alusiva ao evento. Felicito-o pelo o carinho com que organizou e divulgou este free-running.
    Até sábado.

  3. Obrigado António e Cristina pelas vossas palavras. Estamos convictos que irá ser um grande dia. Neste momento a nossa única preocupação é a segurança. Nunca pensamos que pudéssemos ser tantos. Já escolhemos um percurso que possa ser menos problemático. Até sábado.

  4. Em grande, caro amigo.
    Eu fico daqui do outro lado do Atlântico a observar, de binóculos 🙂
    Está visto que vai ter repetição e, para o ano, aí estarei.
    Grande abraço e que não vos falte o nívea.

  5. Vai ser uma manhã bem passada e para mais tarde recordar… não tenho a menor dúvida! Para muitos, talvez a maioria, será uma oportunidade única de ter acesso a deslumbrantes vistas sobre o rio Douro e sobre a bonita paisagem que o envolve. Jamais poderia desperdiçar um ensejo destes e sinto-me um privilegiado por marcar presença no próximo sábado.

    Apenas estou preocupado, como já referi noutro espaço, com a nossa segurança. Volto – nunca é demais – a apelar a todos, para corrermos de forma ordenada e não ocuparmos toda a largura das ruas e ruelas (algumas muito estreitas) por onde vamos passar.

    Até sábado!

  6. Mais uma vez parabéns pela iniciativa. No sábado lá estarei. Só não vou poder ficar para o convivio já que às duas horas irei trabalhar. Até sábado. Abraço

  7. Não podia deixar de felicitar o Vitor Dias e o Carlos Sá por esta genial ideia e pela organização singular desta iniciativa, que vem demonstrar a união e o interesse de muitos atletas amadores que fazem da corrida o seu saudável “part-time”, porque na verdade todos calçamos as sapatilhas para “correr por prazer”.
    Realçando o que já foi dito pelo Luís Pires, alerto para a necessidade de grande espírito de união para podermos entre todos garantir a segurança de todos.
    Até Sábado para o Treino do Ano 2011.

  8. Parabéns pela organização desta «corrida por prazer» melhor que muitas corridas oficiais. Mas a melhor parte deste convívio vai ser o pic-nic e a oportunidade de os corredores e suas famílias no fim conviverem. E que já se comece a pensar em organizar a edição 2012.
    Parabéns Vítor Dias e Carlos Sá.
    Até já.

  9. “Subidas,descidas,panados e tortilhas”:
    Vitor, estás com uma imaginação soberba!!!
    Espero que o pessoal seja ordeiro e que não tenha engordado muito, pois há ruelas que são tão estreitas que vai ser, mesmo, um a um!!!
    Até sábado

  10. Fosse o Porto aqui mais perto… ou o combustível mais barato! Mas daqui do Cartaxo envio-vos os parabéns pela iniciativa e votos de que “corra” tudo bem.

  11. Caro Vitor

    É um privilégio participar neste teu evento que ficará concerteza nas nossas memórias. Quanto à segurança, sugiro “risos” um aquecimento com “Ordem Unida” e progressão no terreno em frente por dois ou três. Assim, e com alguma precaução por parte de todos nós, não haverá acidentes.

    Abraço

    J. Nogueira

  12. -INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA-
    Devido á chuva que se vai fazer sentir amanhã na cidade do Porto, fica sem efeito o pic-nic que estava previsto após o Free-running com Carlos Sá.
    Mantêm-se o treino e o convívio.
    A alternativa que encontramos é a seguinte: terminado o treino, almoçaremos no Edifício Transparente num restaurante onde seja possível estarmos todos juntos.
    Na altura veremos quantos somos e qual a melhor solução. Aquando do “check-in” deverão informar se almoçam ou não.
    Partilhem por favor esta informação. Obrigado.

  13. Os meus parabéns por este fantástico evento melhor que muitos eventos oficiais. Tenho a certeza que que esta manhã a «correr por prazer» vai ser um evento excelente para nós corredores e suas familias conviver-mos e que já se pense na edição de 2012.
    Parabéns Vitor Dias e Carlos Sá.
    Até já

  14. Parabens e que seja um exito.
    Só uma pequena rectificaçao, pela quantidade de escadas, penso que vão subir as dos Guindais e não as do Codeçal.
    O Vitor, chuva?

    Abraços para todos e saudaçoes desportivas!

  15. Parabéns ao Carlos Sá e ao Vitor Dias pela genorosidade de nos terem proporcionado um momento único. Quem sabe se não está aqui o embrião de um evento que pode ficar mitico.

  16. (…) compreendi que a nossa vida é, principalmente, a vida dos outros … Melhor: compreendi que a ternura era o melhor da vida. O resto não vale nada.
    O Porto, a cidade, os cheiros, os sentimentos, o prazer, uma mescla de rusticidae na urbanidade.
    Ainda sinto os cheiros (do bacalhau assado, das árvores no Palácio encantado). (…) As minhas palavras já não alcançam as sensações vividas.Parabéns por este momento inolvidável

  17. Pena só hoje ter tido conhecimento desta prova/caminhada só hoje. Vou estar mais atenta para uma próxima.Um abraço ao(s)organizadores e parabéns.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES