O Espírito da Maratona

Elas estão aí a chegar. Em pouco mais de 2 meses, as 3 maratonas de estrada portuguesas estão aí ao seu dispor. São muitos os que já treinam para uma ou mesmo para todas elas. Rápidos ou lentos, habituados ou não a estas andanças, o desafio é sempre o maior aliciante desta distância. Aqui fica um famigerado vídeo de 6 minutos que certamente o motivará para estas longas semanas de preparação. Bons treinos.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vitor.
    Magnífico vídeo. Motivador. Não seria possível legendá-lo? Para quem, como eu, percebe pouco o inglês, fica um “vazio” amargo por não entender a essência das narrações que ilustram as imagens.
    De qualquer modo, muito bom!

    Obrigado, abraço,
    José Freitas

  2. Olá José
    Mesmo sem legendas, o som, as imagens e as emoções estão lá todas e tocam-nos da mesma maneira. Boas corridas.

  3. Este vídeo já o conheço á um ano e faz parte do meu arquivo das maratona. No próximo Mês de Novembro completo 4 maratonas em 12 meses,com 65 anos de vida.
    Se conheceres alguém com este nível teria muito gosto em comece-lo.
    Um abraço

  4. Excelente video. Também já conhecia, mas acho de mau tom dizê-lo.
    Tenho a ambição de, a exemplo do sr. Mesquita, chegar aos 65 com 4 maratonas por ano. Coisa habitual nos nórdicos, que têm como distância de eleição a Maratona.
    Mas não é caso único, a Dona Analice, figura cohecida por todos os atletas do pelotão nacional, tem 67 anos e em Novembro, no Porto, deve estar seguramente à partida. E foi à Freita, completando os 70 kms e a quase todos os trails e ultra trails realizados em Portugal e Espanha, sendo presença habitual em quase tudo o que é corrida de destaque em Portugal.
    No entanto é uma senhora com ar muito frágil, mas dura.
    Vejam aqui as provas que esta Srª fez no ano de 2010: http://www.analicesilva.liberdadeac.pt/provas_2010.html
    Realmente digno de registo.
    E não se gaba…

  5. O vídeo é um trailer do filme “the spirit of the marathon”. O filme relata o percurso de 6/7 pessoas a caminho da maratona de Chicago. Elites, malta que está a fazer a peimeira… é muito bom! Se alguém quiser, apite!
    Cumprimentos

  6. O video é de facto emocionante, inspirador e realça bem o espiríto desta mítica prova!
    Gostei de ver o site da Analice Silva – obrigado Armando Abaças – que tenho o prazer de conhecer, e de ter participado nalgumas (poucas) provas que esta fantástica atleta tem realizado. Não conhecia o seu registo, embora sabendo que está “em todas”, e fiquei impressionado com o número de provas anuais. Admiro muito esta super e ultra atleta e também gostava de chegar à sua idade – já faltou mais! – e conseguir fazer maratonas… nem que seja uma por ano!

  7. Ah Ah Ah, Gostei do video, espero que a Analice vá fazer a Ultra Atlantico, pode ser que no video consigamos vêr os COMPINCHAS do outro lado atlantico de papo para o ar a rirem de nós.

  8. Nem de propósito… vi este filme há uma semana e adorei… a história de algumas pessoas que se vão iniciar na maratona e de uma pessoa mais madura que, contra as expectativas, vai fazer mais uma, acompanhando a sua filha na primeira.
    Entre expectativas, frustrações, privações e exaltações, um filme a ver, mais do que uma vez!

    Exemplos para todos, entre os quais eu, que espero concluir a minha primeira Maratona em Novembro.

    Abraço para todos os atletas

  9. Caro Vitor

    Já conhecia este video mas é sempre bom revê-lo. Já agora gostava de fazer uma pergunta. Há algum estudo que diga em média quantas maratonas deve um corredor comum fazer por ano? Digo isto porque há quem diga que o ideal são 3, outros fazem 2, há quem faça 10. Digo isto falando em termos de possiveis implicações na saúde no médio/longo prazo (caso existam implicações). Abraço e continuação de bons treinos.

  10. Caro José Soares

    Teoricamente, e pelo que fui lendo, sempre ouvi dizer que se deveria fazer apenas 2 maratonas por ano. Não sei com que base essa afirmação foi feita e se teria algum apoio científico. O certo é que dizia que seriam 3 meses para recuperar da maratona anterior e mais 3 meses para preparar a seguinte, daí dar as duas por ano. Na prática, todos conhecemos colegas que fazem uma por mês ou até duas ou mais. Todos conhecem a história do Karnazes com 50 em 50 dias e há até quem já tenha feito uma por dia durante um ano. O importante será dosear o esforço, caso as mesmas sejam feitas em pequenos períodos de tempo. Não tenho conhecimentos para dizer que se deve fazer ou não muitas maratonas seguidas. Assim de repente se me perguntarem se isso é saudável, não me parece que o seja, se me perguntarem se já o fiz, a reposta é não. Se me perguntarem se o vou fazer, a resposta é sim (Grande Trail da Serra D’Arga e maratona do Porto no espaço de 15 dias). Cada caso é um caso e a questão difícil de responder. Depende da condição física de cada um e também da “maluqueira” em que nos possamos estar a meter. Desculpe tanta confusão na resposta, mas parece-me que ao fim e ao cabo, não há grande resposta para a sua dúvida. Boas corridas.

  11. No ano passado por esta altura, tive a oportunidade de falar com a grande Senhora que é a Rita Borralho e nessa mesma altura queria ser treinada por ela. Por motivos alheios a minha vontade tive que desistir dessa ideia, quem sabe mais tarde…
    Fui ter com ela precisamente porque queria saber como me preparar para a minha 1ª Maratona, a de Lisboa e fi-la, não com o tempo que gostaria mas fiz!

    Nunca me poderei esquecer das palavras dela e das poucas palavras que trocamos e ela disse-me que mesmo para um atleta profissional era um desgaste tremendo fazer muitas maratonas. O ideal é deixar o corpo descansar 6 meses até à seguinte e estes atletas têm massagista e todo o apoio médico. Claro que fazem muitas maratonas…. mas se é correcto é outra conversa.

    Tudo depende da motivação e do estado físico e preparação de cada um.
    Conheço quem o fez “à maluca” e neste momento quase não corre por lesões que demoram a passar.

    Boas corridas.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES