...

UTSF – Uma prova para Homens com tomates

UTSF - Uma prova para Homens com tomatesNo próximo dia 3 de Julho irá realizar-se o Ultra Trail Serra da Freita, uma das mais prestigiadas provas de trail realizadas em Portugal e por muitos considerada a mais dura de todas.

Desculpem-me os mais sensíveis ao vernáculo usado no título deste artigo, mas não encontrei melhor português para exprimir ao que no ano passado assisti. Inscrever-se nesta prova é por si só um acto de coragem e de aventura digno apenas de homens e mulheres capazes de ultrapassar qualquer dificuldade.

Os 70 Kms da prova principal serão percorridos por quem estará preparado para fazer qualquer prova deste género pois esta distância acrescida de um desnível positivo de 4.200 metros, de descidas íngremes, de rios, percursos técnicos e temperaturas variadas, não é para qualquer um.

A prova, que vai já na sua 6ª. edição, tem atraído os mais corajosos atletas portugueses e estrangeiros (Espanha, Estados Unidos da América e Alemanha).

Segundo José Moutinho, director da prova, “os caminhos estão a ser limpos principalmente o Trilho dos Incas que agora ficou uma “auto-estrada” mas muito mais técnico.

Este ano, o embaixador da prova será João Garcia, famigerado alpinista, que concedeu uma entrevista ao site oficial do evento. Aliás ele irá mesmo correr a prova de 70 Kms e está a treinar para isso. Será sem dúvida uma ocasião única para os nossos trailers poderem participar com este “monstro” das altas montanhas pois João Garcia nunca correu numa prova de Trail em Portugal.

Organizada pela Confraria Trotamontes e pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, este evento conta ainda com mais duas provas, a Corrida da Freita (17 Kms) e uma Caminhada (8 Kms).

As inscrições já estão abertas tendo uma taxa de inscrição mais reduzida até ao dia 19 de Junho.

Eu vou à Freita (17 kms), vem tu também, há 3 provas, escolhe a tua.

Vídeo da prova do ano passado:

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

8 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade Caro Vitor e título é o mais perfeito, embora haja aqueles que por uma questão de perservação dos ditos “tomates” façam apenas os 17Km. como é o meu caso, é uma alegia saber que vais lá estar. Até ao dia 3Julho na Freita.

  2. Caro Vitor,desta vez não vou criticar ,muito pelo contrário,ao vêr as imagens fico com o bichinho de participar num invento desta natureza.
    Como tenho vindo a referir em intervenções anteriores as provas de estrada já nada me diz ,e pelo facto a que choquei algumas pessoas com os meus comentários ás vezes duros. Mas neste caso ,a corrida em montanha é muito especial,acho que não há tanta rivalidade ,tanta obseção pelos tempos,mas sim uma coletiva força interior de superar esses desafios,e é isso que me fascina .Vou treirar devagarinho para um dia fazer uma prova desta natureza.
    Para terminar ,muita força fisica e mental para todos . Trabalhando em conjunto não há nada que não se supere,SOMOS MAIS FORTES EM GRUPO!!
    FELICIDADES A TODOS .

  3. Desde já lanço um favorito – Manuel Ferreira da JOBRA que este ano se quer reformar e não o quer fazer sem ganhar a FREITA:

  4. Vou participar pela primeira vez numa prova deste genero. Vou começar pelos 17 kms, quem sabe se para o ano aumento.

  5. Eu diria “Para Homens e Mulheres com eles no sitio”!!!! Não quer dizer que outros não os tenham mas é preciso muita CORAGEM para fazer a inscrição!!!!
    Luis Parro

  6. Boas!
    Admira-me como não há comentários,sobre como correu, a tal prova, para pessoas atomatadas!?
    Ó será que não correu?
    Saudações desportivas, para os que são atomatados, e os, como eu, fazem corrida para se divertir, e tentar ter qualidade de vida!

  7. Olá Armando. Desde a adesão em massa ao facebook, quase todos os comentários são feitos lá, o que impossibilita a leitura a quem não usa essa ferramenta. Se tiver essa possibilidade, não faltam lá comentários a esta grande prova. Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES