...

Corro logo queimo calorias

Pegando na já célebre expressão “eu corro para poder comer”, já alguma vez se perguntou o que queima enquanto corre? Ou por outro lado, para quem quer emagrecer, quando cede a um capricho aqui e acolá, pergunta-se quanto tem de correr para queimar aquelas calorias? Fique a saber um pouco mais de contabilidade calórica.

5km – os primeiros passos

Gasto calórico aproximado: 300 Calorias

  • 1 porção de Mousse de chocolate (110g)
  • 1 gelado de cone e nata (~150g)
  • 1 dose de caldo verde (~600g)
  • 1 dose de arroz de pato (~300g)
  • 1 cheeseburger (130g)
  • 1 lata de refrigerante (330ml)
  • 1 fatia fina de bolo de chocolate (70g)

10Km – o passo seguinte

Gasto calórico aproximado: 600Cal

  • 18 palitos de patatas fritas (210g)
  • 1 Big Mac/Whopper/similar (250g)
  • 1 dose de bacalhau à bras (~350g)
  • 1 Napolitana com creme (100g)
  • 1 dose de lasanha (~450g)
  • 1 dose de sopa da pedra (~500g)

15km – um desafio ao virar da esquina

Gasto calórico aproximado: 900Cal

  • 1 dose de Feijoada à transmontana (~500g)
  • 1 Pizza pequena fiambre e queijo ou havaina (318g)
  • 1 cheeseburger (130g) + 9 palitos batatas fritas (105g)

21km – só para alguns?

Gasto calórico aproximado: 1300Cal

  • 1 Francesinha s/ovo e s/batatas (~600g)
  • 1 dose de Esparguete à carbonara (~430g)

42km – o desafio mítico

Gasto calórico aproximado: 2600Cal

Não vos queremos dar ideias…

Os gastos calóricos foram estimados para um indivíduo de 70kg.

Nota final: Vulgarmente falamos em calorias quando nos referimos a kcalorias, no entanto em termos de unidades de acordo com o sistema internacional a forma correcta de referir é Cal. Na prática, é a energia necessária para aquecer 1kg de água em 1ºC.

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

22 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo que tira muitas dúvidas em relação às calorias. Ora bem, ontem como fiz 20 Kms e peso mais ou menos o indicado, derreti o equivalente a 2 francesinhas mais uma dose de esparguete. Dá ainda para adicionar a cerveja e as batatas fritas 🙂

    Cumprimentos e boas corridas.

  2. Muito interessante, mas isto de correr para abater os excessos nunca dá grande resultado. Normalmente, quando exagero, não lembro de correr, mas se for correr, reparo que o que comi não foi adequado. Por isso, normalmente, corro antes.
    Parabéns pelo artigo, Filipa!

  3. Pois interessante como referi….mas eu que to agora a tentar começar a correr (não posso com uma gata pelo rabo …), e para queimar essas calorias todas só lá para o ano, isto se não me desmotivar até lá. Espero conseguir pelo menos correr 5 km/s….já dava para comer sem problemas de consciencia uma bolita de berlim…

  4. @Nuno, não, correndo 5km queima UMA daquelas coisas.

    @Susana, devagar se vai ao longe, não sei em que nível está mas tem o seguinte treino para ir dos 0 aos 5km, foi o que segui quando comecei a correr. Incorporando corrida e caminhada consegue correr durante mais tempo e melhorar a performance cardiovascular.

    https://correrporprazer.com/2010/01/dos-0-aos-5km/

    @Paulo, o céu é o limite lol a mesa é o purgatório eheheh mas se os abastecimentos de Ronda incluem cachorro-quente, sopas de cavalo cansado e outros que tais, isso diz muito do que se queima certo? 🙂

  5. Filipa to num nivel muito baixo…ao fim seis minutos tenho parar. já comprei um pulsometro para controlar a parte cardiaca…quando to quase no limite ele apita e eu paro..não quero correr riscos como é evidente!!
    Como tambem não fiz o aquecimento devido, fiquei com uma dor no joelho…só desgraças looool são os 43 anos e os 70 kg a entrar em açao loool
    Mas como to decidida a ter uma vida mais saudavel e porque me sinto bem a praticar desporto (até ao 24 fui atleta federada), não vou desistir vou é ter mais cuidado nos aquecimentos …
    Já imprimi o seu plano e vou segui-lo.
    Obrigado pelo incentivo !!!

  6. É fantástico ver tanto entusiasmo! Fiquei agora a pensar nisto dos 5kms e 10kms!!! Sinceramente, não faço a minima ideia de qts kms corro porque faço a corrida por tempo e não por kms… há alguma forma de saber isso?? Eu faço aquecimento na eliptica durante 15/20 minutos e depois saio a correr por mais 45minutos a 1hora. Faço isso porque me disseram que o desgaste de gorduras só começa cerca de 20 minutos após o começo do treino e não me tenho sentido mal. Como fazem vcs?
    Bons treinos e FORÇA! A cabeça é que comanda!

  7. Olá Filipa e Vitor, olá a todos,
    Só para confirmar os dados da Filipa com aquilo que me parece ser a sustentação teórica.
    As calorias não existem no SI de unidades. Existe o Joule, que é equivalente a 0,239cal(aprox.).
    Também sabemos, da física, que o trabalho é a força x o deslocamento e que se mede em Joules. E também que, o Joule=Forçaxdeslocamento.
    Neste caso 1 Joule = 1 N x 1m e que 1 Newton = 1m/1s2
    Então 1 Joule = 1kgx1m2/1s2
    No caso da maratona, a força é a massa do corredor perante a atracção gravítica.(x9,81)
    Os metros ao quadrado, são os metros da prova e os segundos, a sua duração.

    Ao convertermos a massa de um corredor de 70 kg em força(estou apenas a considerar a da gravidade) multiplicamos os 70×9,81, e multiplicamos pelo rácio dos metros ao quadrado(42195) pelos segundos ao quadrado(considerei a prova em 3 horas, 10800 segundos).

    Então dá : 70×9,81x(421952)/(108002) = 10481,94 Joules.
    Calorias = 10 481,94×0,239 = 2 505 Calorias.
    Atenção que este cálculo é muito simplificado.
    Não entra com o movimento dos braços, não entre com o movimento do levantar as pernas do chão (e são 42 195 passos…), só com a energia teórica para transportar o corpo de um lado ao nourto naquele tempo.
    Mas podemos ver que são dados próximos e é mais uma contibuição para esta questão de saber quanto “queimamos” numa corrida.
    Boas corridas!!! (amanã, Régua!)
    Paulo Vilaça

  8. Excelente Paulo, embora pareça “complexo” explicou isso de uma forma extremamente simples e interessante.

  9. Tenho 60 anos e comecei a correr á cerca de quatro e meio, gasto cerca de 800 calorias nos treinos de cerca de 9 até 12 KLM,o meu peso está dentro dos 75 e 77 Kilos, mas como tenho 1,82 de altura, faz-me confusão, pois que há quem defenda a tese que a altura, deve estar em consonância com o peso. Hádois anos atrás já pesei 72 Kilos. Gostava que alguem entendido, me desse uma dica, pois que certamente, me iria tirar esta confusão. Obrigado.

  10. Bom artigo, simples e bastante claro, dá para tirar ideias….
    Eu pessoalmente no computador não gosto de textos grandes, cansa-me a vista, este está muito bom…
    bj. eugénia

  11. boas, isso de eu corro logo gasto logo posso comer ,a meu ver não dá resultado pois eu tenho 96kgs , faço 3 dias por semana ciclismo com voltas de 2:30 gasto calorico a rondar as 1300kcal e ao domingo volta de 4/5 horas gasto calorico a rondar as 3000kcal e o meu peso não baixa e ainda por vezes corro 1 a 2 vezes por semana ..e evito comer os fritos e doces e tal e o meu peso não baixa …temos de ter em conta tb os gasto calorico basal e todas as calorias ingeridas versus peso corporal pois eu com 96kgs tenho um gasto calorico basal superior ao de um individuo com 70kgs….resumindo eu para perder peso tenho de ter uma dieta rigorosa ou entao o meu corpo devido ao excesso de treino já não queima o que aparece no pulsometro hum ????alguem me ajuda

  12. Boa tarde Rui,

    A sua dúvida será respondida na próxima segunda feira na secção nutridúvidas.

    Bons treinos
    Filipa Vicente

  13. se corre por prazer, não conte calorias. não seja bobo e não torne algo legal na sua vida em mais uma questão quantitativa. artigo errado.

  14. A lógica está boa, mas o gasto calórico varia imenso em função sobretudo do peso e, em menor medida, da idade e do sexo. Eu gasto, aos 12 Km, aproximadamente 1100 cal (peso 87 Kg e meço 1,84 m, sim tenho peso a mais, porque como em demasia).

  15. Boa tarde Carlos,
    Não estamios a falar de lógica mas de factos. Calorias é uma medida de energia, logo é apenas o referencial do que um corpo gasta de energia para fazer determinada tarefa. Neste caso uma corrida de, por exemplo, 10 km. Eu só faço referência ao consumo para correr. Não entro em conta com o metabolismo basal, que varia com aidade, nem nada mais.

    O unico que eu conto é energia vs km. E esta energia gasta só depende do deslocamento e do peso. Por outras palavras: um corpo de 60 kg gasta práticamente as mesmas calorias a correr 10 km ou andar 10 km. Claro que a andar 10 km demora 3 ou 4 vezes mais tempo. E que a correr gastam-se mais calorias a mexer os braços, levantar um pouco mais as pernas, mas não muito mais! Estudos feitos demonstram que pode estar entre os 3 a 5% mais. Em alguns caos 7%.

    E as contas não mentem. São, aliás as contas que esta~o calibradas na maioria dos cronómetros, máquinas de ginásios, etc. Senão, como poderia dizer que gasta 1100 cal em 12 km?

    Uma pessoa de 70 kg gasta menos e um de 90 kg gasta mais, no mesmo percurso, sem entrar com mais nada, nem idade, nem altura, nem nada.

    Um abraço.
    pv

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES