Benefícios da Massagem

Autor: Paulo Rodrigues  /   Maio 21, 2011  /   Publicado em Notícias
Tags: beneficios da massagem, massagem, paulo rodrigues

Benefícios da MassagemO massagista Paulo Rodrigues oferece-nos hoje um artigo onde nos descreve as vantagens e os efeitos a nível físico e psíquico que uma massagem pode ter. Já quase todos nós sentimos estes efeitos e é claro que as mesmas são muito mais agradáveis quando as fazemos por precaução em vez de as fazermos por cura. Se corre com regularidade fique atento a este artigo e visite o seu massagista com relativa frequência. Vai ver que sentirá a diferença.

Entende-se por massagem a fricção ou compressão de parte muscular, ou de outras partes do corpo, para obter resultados terapêuticos. Utilização de diversas técnicas manuais para promover o relaxamento, aliviando a dor, prevenindo patologias e promovendo o bem-estar geral.

Efeitos fisiológicos da massagem:

– Aumento da circulação sanguínea e linfática.

– Aumento do fluxo de nutrientes.

– Estimulação do processo de cicatrização.

– Elimina os metabólitos, melhora as trocas nutritivas que se devem, respectivamente ao aumento da circulação linfática, venosa e arterial.

– Resolução do edema e hematoma crónico.

– Alívio da dor.

– Aumenta a temperatura dos tecidos.

– Estimulação das funções viscerais.

– Remoção de secreções pulmonares.

– Estímulo sexual.

– Promoção de relaxamento local e geral.

 

Efeitos  físicos da massagem:

Sobre a pele: elimina as células mortas ao nível da epiderme, melhora a respiração cutânea pelo aumento da secreção glandular, actua sobre os receptores nervosos que se encontram na pele.

Sobre o tecido adiposo: pela acção directa, reflexa, mecânica ou neurofisiológica, quando são utilizadas técnicas de massagem com um doseamento adequado, perdem-se gorduras e peso, seja por uma acção de aceleração metabólica e pelo aumento da irrigação.

Sobre os músculos, ossos e articulações: o estímulo mecânico da massagem sobre as fibras musculares, provoca a contractibilidade muscular ajudando a impedir a atrofia, o aumento da temperatura do músculo o que acelera as reacções químicas endocelulares, restabelecimento da tonicidade, contractibilidade e da função neuromuscular proprioceptiva, aumento da extensibilidade dos tecidos, aumento dos movimentos das articulações, facilitação da actividade muscular, o aumento da circulação provocado pela massagem intensifica o processo de formação de calo ósseo, actua sobre os tecidos periarticulares e sobre a actividade articular, facilita a absorção de exsudados reduzindo o edema, liberta e evita aderências peri e endoarticulares, fomenta a formação de líquido sinovial e consequentemente melhora a lubrificação e a protecção articular, restabelece a mobilidade e a funcionalidade articular diminuindo o risco de contracturas.

Leia também ...  Fazer amigos a correr

Sobre as vísceras: aumenta e produz uma maior secreção dos sucos digestivos, diminui a obstipação e assim intensifica o esvaziamento do intestino.

Efeitos psicológicos:

– Efeito calmante; a atenção dispensada pelo técnico, assim como a sensação agradável da massagem, inspira um estado de confiança; a massagem alivia a ansiedade e tensão do utente; estimulação da actividade física; alívio da dor; relaxamento físico.

 

Paulo Rodrigues
[email protected]

 

Polipromotion

6 Comentários

    X