...

Benefícios da Massagem

Benefícios da MassagemO massagista Paulo Rodrigues oferece-nos hoje um artigo onde nos descreve as vantagens e os efeitos a nível físico e psíquico que uma massagem pode ter. Já quase todos nós sentimos estes efeitos e é claro que as mesmas são muito mais agradáveis quando as fazemos por precaução em vez de as fazermos por cura. Se corre com regularidade fique atento a este artigo e visite o seu massagista com relativa frequência. Vai ver que sentirá a diferença.

Entende-se por massagem a fricção ou compressão de parte muscular, ou de outras partes do corpo, para obter resultados terapêuticos. Utilização de diversas técnicas manuais para promover o relaxamento, aliviando a dor, prevenindo patologias e promovendo o bem-estar geral.

Efeitos fisiológicos da massagem:

– Aumento da circulação sanguínea e linfática.

– Aumento do fluxo de nutrientes.

– Estimulação do processo de cicatrização.

– Elimina os metabólitos, melhora as trocas nutritivas que se devem, respectivamente ao aumento da circulação linfática, venosa e arterial.

– Resolução do edema e hematoma crónico.

– Alívio da dor.

– Aumenta a temperatura dos tecidos.

– Estimulação das funções viscerais.

– Remoção de secreções pulmonares.

– Estímulo sexual.

– Promoção de relaxamento local e geral.

 

Efeitos  físicos da massagem:

Sobre a pele: elimina as células mortas ao nível da epiderme, melhora a respiração cutânea pelo aumento da secreção glandular, actua sobre os receptores nervosos que se encontram na pele.

Sobre o tecido adiposo: pela acção directa, reflexa, mecânica ou neurofisiológica, quando são utilizadas técnicas de massagem com um doseamento adequado, perdem-se gorduras e peso, seja por uma acção de aceleração metabólica e pelo aumento da irrigação.

Sobre os músculos, ossos e articulações: o estímulo mecânico da massagem sobre as fibras musculares, provoca a contractibilidade muscular ajudando a impedir a atrofia, o aumento da temperatura do músculo o que acelera as reacções químicas endocelulares, restabelecimento da tonicidade, contractibilidade e da função neuromuscular proprioceptiva, aumento da extensibilidade dos tecidos, aumento dos movimentos das articulações, facilitação da actividade muscular, o aumento da circulação provocado pela massagem intensifica o processo de formação de calo ósseo, actua sobre os tecidos periarticulares e sobre a actividade articular, facilita a absorção de exsudados reduzindo o edema, liberta e evita aderências peri e endoarticulares, fomenta a formação de líquido sinovial e consequentemente melhora a lubrificação e a protecção articular, restabelece a mobilidade e a funcionalidade articular diminuindo o risco de contracturas.

Sobre as vísceras: aumenta e produz uma maior secreção dos sucos digestivos, diminui a obstipação e assim intensifica o esvaziamento do intestino.

Efeitos psicológicos:

– Efeito calmante; a atenção dispensada pelo técnico, assim como a sensação agradável da massagem, inspira um estado de confiança; a massagem alivia a ansiedade e tensão do utente; estimulação da actividade física; alívio da dor; relaxamento físico.

 

Paulo Rodrigues
[email protected]

 

Artigos Relacionados

6 COMENTÁRIOS

  1. E eu sei bem como é bom para a saúde a massagem, e especialmente a ser este meu bom amigo a dar. È cada coça, que no dia a seguir nem posso, mas depois nos dias posteriores sente-se bem a diferença.

  2. Marco
    Obrigado pela preferência, mas sabes que prefiro apostar na prevenção do que na cura!
    Abraço
    Paulo Rodrigues

  3. As massagens têm mesmo diversos benefícios.

    Eu sou completamente fã há já alguns anos, quando na altura me ofereceram um voucher de massagem num spa. Agora, tento receber uma massagem feita por profissionais pelo menos duas ou três vezes por ano.

    De entre as melhores experiências que tive, posso recomendar o Float in Spa (http://www.float-in.pt/). Muita simpatia e terapeutas realmente competentes! Massagens absolutamente incríveis!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES