Benefícios da Massagem

Autor: Paulo Rodrigues  /   Maio 21, 2011  /   Publicado em Notícias  /   6 Comentários

Benefícios da MassagemO massagista Paulo Rodrigues oferece-nos hoje um artigo onde nos descreve as vantagens e os efeitos a nível físico e psíquico que uma massagem pode ter. Já quase todos nós sentimos estes efeitos e é claro que as mesmas são muito mais agradáveis quando as fazemos por precaução em vez de as fazermos por cura. Se corre com regularidade fique atento a este artigo e visite o seu massagista com relativa frequência. Vai ver que sentirá a diferença.

Entende-se por massagem a fricção ou compressão de parte muscular, ou de outras partes do corpo, para obter resultados terapêuticos. Utilização de diversas técnicas manuais para promover o relaxamento, aliviando a dor, prevenindo patologias e promovendo o bem-estar geral.

Efeitos fisiológicos da massagem:

– Aumento da circulação sanguínea e linfática.

– Aumento do fluxo de nutrientes.

– Estimulação do processo de cicatrização.

– Elimina os metabólitos, melhora as trocas nutritivas que se devem, respectivamente ao aumento da circulação linfática, venosa e arterial.

– Resolução do edema e hematoma crónico.

– Alívio da dor.

– Aumenta a temperatura dos tecidos.

– Estimulação das funções viscerais.

– Remoção de secreções pulmonares.

– Estímulo sexual.

– Promoção de relaxamento local e geral.

 

Efeitos  físicos da massagem:

Sobre a pele: elimina as células mortas ao nível da epiderme, melhora a respiração cutânea pelo aumento da secreção glandular, actua sobre os receptores nervosos que se encontram na pele.

Sobre o tecido adiposo: pela acção directa, reflexa, mecânica ou neurofisiológica, quando são utilizadas técnicas de massagem com um doseamento adequado, perdem-se gorduras e peso, seja por uma acção de aceleração metabólica e pelo aumento da irrigação.

Sobre os músculos, ossos e articulações: o estímulo mecânico da massagem sobre as fibras musculares, provoca a contractibilidade muscular ajudando a impedir a atrofia, o aumento da temperatura do músculo o que acelera as reacções químicas endocelulares, restabelecimento da tonicidade, contractibilidade e da função neuromuscular proprioceptiva, aumento da extensibilidade dos tecidos, aumento dos movimentos das articulações, facilitação da actividade muscular, o aumento da circulação provocado pela massagem intensifica o processo de formação de calo ósseo, actua sobre os tecidos periarticulares e sobre a actividade articular, facilita a absorção de exsudados reduzindo o edema, liberta e evita aderências peri e endoarticulares, fomenta a formação de líquido sinovial e consequentemente melhora a lubrificação e a protecção articular, restabelece a mobilidade e a funcionalidade articular diminuindo o risco de contracturas.

Sobre as vísceras: aumenta e produz uma maior secreção dos sucos digestivos, diminui a obstipação e assim intensifica o esvaziamento do intestino.

Efeitos psicológicos:

– Efeito calmante; a atenção dispensada pelo técnico, assim como a sensação agradável da massagem, inspira um estado de confiança; a massagem alivia a ansiedade e tensão do utente; estimulação da actividade física; alívio da dor; relaxamento físico.

 

Paulo Rodrigues
[email protected]

 

Artigos relacionados

  • Fazer amigos a correrFazer amigos a correr Porquê o blog? / Porquê este nome para o blog? / Porquê a corrida? Passo a responder a estas perguntas, na ordem inversa. Sempre fui uma pessoa que ama o desporto, principalmente como praticante. Prefiro muito mais […]
  • 24 horas a correr apresentadas oficialmente24 horas a correr apresentadas oficialmente Oito países e cerca de 300 atletas estarão a correr em Vale de Cambra a 19 e 20 de setembro. Vale de Cambra prepara-se para receber, nos dias 19 e 20 de setembro, cerca de 300 atletas e milhares de visitantes oriundos […]
  • CrioterapiaCrioterapia A palavra Crioterapia deriva do grego (Krios) que significa Frio e Terapia (tratamento). Ou seja, refere-se ao tratamento através do frio. A crioterapia é a aplicação terapêutica de uma substância ao corpo, […]
  • Relacção entre o sexo e a corridaRelacção entre o sexo e a corrida Sexo e corrida podem estar intimamente ligados, pois o sexo proporciona benefícios à corrida, assim como a corrida proporciona benefícios ao sexo. Os benefícios do acto sexual em prol dos praticantes de corrida, […]
  • Pulseiras identificativasPulseiras identificativas Quantas vezes já foi correr sozinho?  Em caso de acidente com inconsciência de que forma poderiam contactar os seus familiares? Os desportistas e  pessoas  que  realizam  alguma  prática  desportiva  ao  ar  livre, […]
Tom Tom Sports Runner 3

6 Comentários

  1. Marco Silva 26 de Maio de 2011 17:31

    E eu sei bem como é bom para a saúde a massagem, e especialmente a ser este meu bom amigo a dar. È cada coça, que no dia a seguir nem posso, mas depois nos dias posteriores sente-se bem a diferença.

  2. Paulo Rodrigues 27 de Maio de 2011 14:47

    Marco
    Obrigado pela preferência, mas sabes que prefiro apostar na prevenção do que na cura!
    Abraço
    Paulo Rodrigues

  3. tenis oakley 1 de Agosto de 2011 16:55

    Uma boa massagem é o suficiente para recuperar as energias.

  4. Dayane 7 de Fevereiro de 2012 20:05

    Se toda pessoa soubesse o valor
    que tem uma massagem, não ficaria sem
    fazer uma por dia.

  5. João Fonseca 15 de Outubro de 2015 12:57

    As massagens têm mesmo diversos benefícios.

    Eu sou completamente fã há já alguns anos, quando na altura me ofereceram um voucher de massagem num spa. Agora, tento receber uma massagem feita por profissionais pelo menos duas ou três vezes por ano.

    De entre as melhores experiências que tive, posso recomendar o Float in Spa (http://www.float-in.pt/). Muita simpatia e terapeutas realmente competentes! Massagens absolutamente incríveis!

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.