Meia Maratona de Viana do Castelo 2011 – Crónica

Autor: Vitor Dias  /   Janeiro 30, 2011  /   Publicado em Crónicas
Tags: 21 kms, manuela machado, meia maratona, viana do castelo
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Realizou-se hoje a prova que homenageia há 13 anos consecutivos a grande atleta Manuela Machado, filha da terra e que tantas alegrias deu a esta cidade minhota e a Portugal.

É uma prova simpática, bem organizada, com um considerável nº. de atletas, muitos deles vindos da vizinha Galiza.

O trajecto não é propriamente fácil, com algumas inclinações longas, algum frio e uma brisa nem sempre agradável.

Em termos organizativos não encontro quase nada a apontar: abastecimentos com muita água e voluntários(as) de caras simpáticas a distribui-la. Abastecimentos bem sinalizados antecipadamente e quilometragem bem assinalada. Transito bem cortado e sem problemas para os atletas. Classificações disponibilizadas bastante cedo no site da prova. Público em número considerável e participativo (em especial em Santa Marta de Portuzelo).

O único reparo que encontro na prova, foi o facto de não haver controlo de chip na partida, o que prejudica os atletas que partem mais a trás, assim como possibilita a entrada de “atletistas” em qualquer ponto da prova antes do controlo dos 10 Kms.

O queniano Evans Taiget venceu a prova masculina com o tempo de 1:03.21, sendo a prova feminina ganha pela portuguesa Marisa Barros com 1:10.30.

 

Em maré de crise, gostaria de destacar o impacto financeiro que uma prova como estas tem em qualquer cidade. Quem lá esteve, não tem dúvidas: cafés e restaurantes cheios, já para não falar dos hotéis que albergaram atletas e respectivas famílias que vieram de mais longe, comprovando que o desporto não só faz bem à saúde, como faz também bem a todos os que rodeiam estes eventos, dando vida e cor às cidades, promovendo a actividade económica tão necessária ao desenvolvimento local e nacional.

Leia também ...  Meia Maratona Vigo-Baiona

Parabéns Viana do Castelo.

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Fyke

23 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *