Secção de Triatlo

Autor: Mark Velhote  /   Dezembro 29, 2010  /   Publicado em Triatlo  /   19 Comentários

O ano de 2011 será um ano de muitas novidades para os visitantes do Correr por Prazer. Uma delas será a criação de uma categoria dedicada exclusivamente ao Triatlo. O responsável por esta nova secção será Mark Velhote, amante da modalidade, corredor de pelotão e autor do Blog Objectivo42195. Estamos em crer que será uma mais valia para os conteúdos do nosso site e bem do agrado dos nossos leitores. Fica desde já lançado o convite para que nos façam chegar informações acerca do tema, assim como sugestões acerca do que gostariam de ver publicada na mesma.

Iniciamos a partir de hoje uma nova rubrica sobre Triatlo. Periodicamente iremos aqui apresentar artigos que tentem levar os leitores do Correr por Prazer para novos horizontes, ou seja,  Correr, Nadar e Pedalar por Prazer… não necessariamente por esta ordem, porque essa parte é mesmo é o leitor que decide…(…a menos que queira participar em provas, porque aí sim, porque para chegar ao desejado momento de calçar as sapatilhas vai ter mesmo de nadar e pedalar antes…)

A motivação desta rubrica é simples e tem a mesma génese que levou ao aparecimento do Correr por Prazer: motivar as pessoas para a actividade física.

O triatlo é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal e das que se tem mostrado mais competitiva em grandes provas internacionais, fruto das grandes prestações de atletas como Vanessa Fernandes, Bruno Pais,  João Silva  e João Pereira, só para mencionar alguns. Com uma série de artigos vamos tentar responder a algumas questões principais do triatlo e fornecer informação útil aos corredores que procurem no triatlo um novo desafio!

Mas começando pelo princípio, o que é o Triatlo?

Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida, nesta ordem e sem interrupção entre as modalidades. A passagem de uma modalidade para a outra é designada por Transição e também exige algum treino, uma vez que o relógio não pára!

Podem-se classificar as provas de triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:

  • Super Sprint: 375 metros de natação / 10 km de bicicleta / 2,5 km de corrida
  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
  • Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km de natação / 90Km de bicicleta / 21Km de corrida
  • Ironman: 3.8 km de natação / 180 km  de bicicleta / 42 km de corrida

Estas provas acontecem em locais diversos. O segmento de natação pode ter lugar no mar, no rio, num lago ou albufeira e até em piscinas. Já o ciclismo normalmente decorre em estrada, mas existem provas de triatlo em terrenos mais difíceis que exigem a utilização de bicicletas todo-o-terreno (BTT). A corrida, regra geral, também é em estrada, mas o terreno pode igualmente variar.

Em Portugal quase a totalidade das provas é organizada pela Federação Portuguesa de Triatlo, salvo raras excepções, no entanto não é só em Portugal que a modalidade está em crescimento, pelo que basta uma curta deslocação à vizinha Espanha para encontrarmos um amplo calendário de provas para todos os gostos que tentaremos aqui publicar.

Se ficou com curiosidade, a época do triatlo só arranca em Março, pelo que ainda está muito a tempo de dar o primeiro e começar a treinar…

Se por algum motivo não se sente muito à vontade com alguma das disciplinas (sabemos que a natação em águas abertas causa sempre algum receio), pode sempre começar apenas pelo Duatlo (Corrida + Bicicleta+ Corrida). Deste lado prometemos que vamos tentar ajudar.

Bem, está dado o pontapé de saída! Agora é só esperar pelo primeiro artigo…

Até já!

24h Portugal 2018

19 Comentários

  1. Arzebiu 29 de Dezembro de 2010 10:59

    Bem, eu aplaudo esta expansão de conteúdos, já que o meu principal objectivo é o Triatlo. Um pouco fora do normal, já faço natação de águas abertas há algum tempo, e comecei há uns meses a correr. Também comecei na bicicleta, mas tenho notado algumas dificuldades técnicas e mecânicas que me têm atrasado nessa disciplina.

    Bom sucesso com este novo projecto aqui no correr por prazer!

  2. Joaquim Margarido 29 de Dezembro de 2010 11:36

    Nadar, pedalar e correr… por prazer! Será? Mark Velhote conta-nos tudo nesta nova rúbrica. Um abraço para ele e os parabéns ao Vítor Dias por mais esta excelente iniciativa.
    JOAQUIM MARGARIDO

  3. Vasco 29 de Dezembro de 2010 12:10

    Desde logo é importante divulgar os clubes que se dedicam a esta modalidade, nomeadamente na zona norte, de forma a oferecer aos possíveis novos triatletas oportunidade de treinos organizados e colectivos. Creio que só assim se poderá captar novos atletas para a modalidade. De memória, aqui no norte temos a AASM, o PortoRunners, o Perosinho, o CVP e mais a sul, os Galitos.

  4. Mark Velhote 29 de Dezembro de 2010 12:21

    Viva Arzebiu,

    Obrigado pelo comentário!
    Vamos tentar ser uma mais-valia para quem se estiver a iniciar no triatlo!
    Se já tem experiência na natação então já se torna mais fácil, mas tal como refere pedalar bem não é só saber andar de bicicleta (eu que o diga), mas a grande vantagem é também descobrirmos o ciclismo e encontrarmos novos desafios em cima das duas rodas.

    Feliz 2011!

  5. Mark Velhote 29 de Dezembro de 2010 12:27

    Olá Joaquim,

    Obrigado e um abraço também para ti companheiro!
    Nesta altura do ano Correr e Pedalar por prazer é sempre mais difícil por causa do frio.
    Nadar é mais fácil que a agua (da piscina) está quentinha!

    Boas entradas!
    Mark

  6. Mark Velhote 29 de Dezembro de 2010 12:30

    Olá Vasco,

    Vamos recolher esses dados junto das diversas equipas e publicá-los oportunamente dado que, salvo raras excepções, é dificíl de encontrar essa informação na Web.

    1 abraço e Bom Ano
    Mark

  7. Jorge Almeida 29 de Dezembro de 2010 14:41

    Parabéns pela iniciativa! Boa sorte Mark!
    Bom ano para todos,
    Jorge

  8. fernando 29 de Dezembro de 2010 16:09

    como seguidor deste blog fico muito contente com a abertura de uma secção dedicada ao triatlo, duatlo e aquatlo.

    vai concerteza levar alguns atletas de atletismo, a participarem nas provas lazer, abertas aos não federados e quem sabe tomarem o gosto pela modalidade. quanto mais divulgada fôr, mais vai evoluir e aqui no norte bem precisa.

    em aveiro o galitos este ano está a apostar forte com a contratação de alguns atletas de selecção, dos quais se espera muito.

    o capge continua com a formação, tendo uma atleta sido chamada ao estágio da f.p.triatlo.

    o percursor beira-mar penso que ainda mantém a secção de triatlo, mas com o handicap de não ter piscina neste momento.

    um ano de 2011 com fortes pedaladas (o btt é a minha grande paixão)

  9. Alexandre Caramez 29 de Dezembro de 2010 17:37

    Conto com as tuas crónicas, em 2011 experimentarei a modalidade…

    De certo será um sucesso e uma mais valia!

    Grande abraço Mark 🙂

  10. Meixedo 30 de Dezembro de 2010 10:04

    Pá, já experimentei triatlo mas sem a parte da bicla e da natação … um dia destes passo à fase seguinte 🙂
    Um abraço a ambos e já sabem: no próximo triatlo lá estarei eu … a bater palmas 😉

  11. João Gameiro 30 de Dezembro de 2010 11:25

    Comecei faz agora um ano e, apesar dos meus 58 aninhos, já consegui consegui terminar um super-sprint. Qualquer iniciativa que sirva para divulgar a modalidade e ajudar os seus praticantes, é bem vinda. Parabéns.

  12. Mark 30 de Dezembro de 2010 14:17

    Olá Jorge,

    Com essa lesão no joelho aproveita para treinares piscina. Ainda vamos ter o Clube de Triatlo de Ovar!
    Abraço e Bom Ano.

    Viva Fernando,

    Agradecemos a informação que nos prestou neste comentário dado que nem sequer conhecíamos o CAPGE. Vamos colocar na lista de clubes.

    Cumprimentos e Bom Ano

    Olá Alexandre,

    Tu vais logo experimentar o Triatlo em grande! Desejo-te muita sorte para esse desafio, mas estou certo que com a tua força de vontade e força mental vai ser um desafio superado!

    Abraço
    Mark

    Viva Meixedo,
    Tenho para mim que ainda te vou convencer a experimentar o Triatlo! E ao Vítor Dias também!
    Eheh!

    Abraço

    Olá João,
    Desde já os meus parabéns! Será certamente um exemplo para muitos dos corredores de pelotão! Agora é fazer um Sprint e ir subindo os degraus daegarinho!

    Bom 2011 e Boas provas!
    Mark

  13. L.Leite 30 de Dezembro de 2010 14:21

    Tenho vontade de experimentar a modalidade, em particular nas distâncias mais longas. Mas como é que se nada 3,8km ???

    A nível de clubes também há o Maia A.C.

  14. Mark 30 de Dezembro de 2010 15:11

    Viva Luís,

    O mais importante já tem: a vontade de experimentar o triatlo!
    A outra questão é bem mais fácil de responder: treinando.
    No princípio vai ser difícil fazer uma piscina de 25 metros. 1 ou 2 semanas depois já conseguimos fazer 100 metros sem parar e assim sucessivamente.Qualquer semelhança com outro desporto de endurance é pura coincidência!:D

    A única (grande) diferença em relação à corrida é que na natação a perda de “condicionamento” quando deixamos de treinar é superior, ou seja, não se pode ficar longe da piscina muito tempo, sem volta à estaca zero.

    É um bom tema para abordar num futuro artigo.
    Bom ano!
    Mark

  15. Vasco Farias 31 de Dezembro de 2010 11:22

    Viva!
    Sou corredor de pelotão e nadador de piscina; nunca fiz nenhum triatlo, mas ando a pensar nisso há uns tempos; para começar posso participar com a minha “bicla” de montanha? tem algum contacto aqui em Lisboa que me possa dar algum apoio?
    um excelente 2011

  16. Mark 31 de Dezembro de 2010 11:45

    Olá Vasco,

    Claro que sim!
    Creio até que grande parte dos estreantes no triatlo o fazem com as bicicletas de montanha.

    Experimente primeiro o Duatlo do Jamor (que por acaso é BTT) no fim de Janeiro (+ info no site da Federação Triatlo)e depois o Triatlo de Alpiarça em Março (ainda não tempos info das distãncias, mas creio que será Sprint (750m+20Km+5Km).

    Quanto ao contacto, em Lisboa tem algumas opções. De que zona de Lisboa se trata?

    Boas entradas

  17. Fernando Nunes 31 de Dezembro de 2010 14:35

    Ola Mark Velhote, obrigado pela tua iniciativa, eu para ja não faço triatlo mas tenho a intenção de o praticar, com a tua ajuda ja vou estar mais intusiamado.
    Parabens
    Fernando Nunes

  18. Rui Pena 2 de Janeiro de 2011 23:49

    Muito bem Velhote… e Vítor…

    Vamos lá com isto… pelos vistos vamos ter um Ironman em Portugal (30 Outubro – Portimão) e temos que ter muita, muita gente por lá… mesmo que seja a bater palmas 🙂

    Abraço e parabéns pela iniciativa.

    Rui

  19. Mark 3 de Janeiro de 2011 22:34

    Olá Fernando,

    Agradecemos a visita e o comentário! O que custa é dar o primeiro passo. Foi o que aconteceu comigo.
    Passe o lugar-comum se houver apenas 1 pessoa que passe a fazer triatlo por causa desta rubrica já valeu a pena!

    Cumprimentos
    Mark

    Viva Rui,
    Esperemos que se confirme esse IronMan e que seja o primeiro de muitos aqui em Portugal, porque seria sinal de crescimento da modalidade. Bater palmas sim, mas participar ainda é melhor!

    Obrigado pelo incentivo!
    Mark

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.