Secção de Triatlo

Autor: Mark Velhote  /   Dezembro 29, 2010  /   Publicado em Triatlo
Tags: ironman, mark velhote, Meio-Ironman, Olímpico, Sprint, Super, Triatlo

O ano de 2011 será um ano de muitas novidades para os visitantes do Correr por Prazer. Uma delas será a criação de uma categoria dedicada exclusivamente ao Triatlo. O responsável por esta nova secção será Mark Velhote, amante da modalidade, corredor de pelotão e autor do Blog Objectivo42195. Estamos em crer que será uma mais valia para os conteúdos do nosso site e bem do agrado dos nossos leitores. Fica desde já lançado o convite para que nos façam chegar informações acerca do tema, assim como sugestões acerca do que gostariam de ver publicada na mesma.

Iniciamos a partir de hoje uma nova rubrica sobre Triatlo. Periodicamente iremos aqui apresentar artigos que tentem levar os leitores do Correr por Prazer para novos horizontes, ou seja,  Correr, Nadar e Pedalar por Prazer… não necessariamente por esta ordem, porque essa parte é mesmo é o leitor que decide…(…a menos que queira participar em provas, porque aí sim, porque para chegar ao desejado momento de calçar as sapatilhas vai ter mesmo de nadar e pedalar antes…)

A motivação desta rubrica é simples e tem a mesma génese que levou ao aparecimento do Correr por Prazer: motivar as pessoas para a actividade física.

O triatlo é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal e das que se tem mostrado mais competitiva em grandes provas internacionais, fruto das grandes prestações de atletas como Vanessa Fernandes, Bruno Pais,  João Silva  e João Pereira, só para mencionar alguns. Com uma série de artigos vamos tentar responder a algumas questões principais do triatlo e fornecer informação útil aos corredores que procurem no triatlo um novo desafio!

Mas começando pelo princípio, o que é o Triatlo?

Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida, nesta ordem e sem interrupção entre as modalidades. A passagem de uma modalidade para a outra é designada por Transição e também exige algum treino, uma vez que o relógio não pára!

Leia também ...  Entrevista com Rafael Gomes

Podem-se classificar as provas de triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:

  • Super Sprint: 375 metros de natação / 10 km de bicicleta / 2,5 km de corrida
  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
  • Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km de natação / 90Km de bicicleta / 21Km de corrida
  • Ironman: 3.8 km de natação / 180 km  de bicicleta / 42 km de corrida

Estas provas acontecem em locais diversos. O segmento de natação pode ter lugar no mar, no rio, num lago ou albufeira e até em piscinas. Já o ciclismo normalmente decorre em estrada, mas existem provas de triatlo em terrenos mais difíceis que exigem a utilização de bicicletas todo-o-terreno (BTT). A corrida, regra geral, também é em estrada, mas o terreno pode igualmente variar.

Em Portugal quase a totalidade das provas é organizada pela Federação Portuguesa de Triatlo, salvo raras excepções, no entanto não é só em Portugal que a modalidade está em crescimento, pelo que basta uma curta deslocação à vizinha Espanha para encontrarmos um amplo calendário de provas para todos os gostos que tentaremos aqui publicar.

Se ficou com curiosidade, a época do triatlo só arranca em Março, pelo que ainda está muito a tempo de dar o primeiro e começar a treinar…

Se por algum motivo não se sente muito à vontade com alguma das disciplinas (sabemos que a natação em águas abertas causa sempre algum receio), pode sempre começar apenas pelo Duatlo (Corrida + Bicicleta+ Corrida). Deste lado prometemos que vamos tentar ajudar.

Bem, está dado o pontapé de saída! Agora é só esperar pelo primeiro artigo…

Até já!

Milaneza

19 Comentários

    X