3ª São Silvestre de Lisboa – Crónica

Autor: Filipa Vicente  /   Dezembro 27, 2010  /   Publicado em Crónicas  /   4 Comentários

3ª São Silvestre de Lisboa - CrónicaA São Silvestre de Lisboa veio para ficar, pela 3ª vez consecutiva milhares de pessoas encheram a baixa pombalina. Este ano a festa teve início na Praça do Comércio, com o Rio Tejo como pano de fundo e a meta logo a seguir ao arco da Rua Augusta. Este ano trouxe muitas novidades, uma prova de 3km para quem ainda agora começou a dar os primeiros passos, um percurso novo e a promessa de que para o ano é no dia de São Silvestre, dia 31 de Dezembro.

Pela 2ª vez, as mulheres ganharam mas desta vez a diferença foi reduzida, Jessica Augusto cruzou a meta com uma vantagem de poucos segundos para Hermano Ferreira que vinha a ganhar terreno há vários quilómetros. No entanto, a campeã europeia de corta-mato demonstrou a sua boa forma e venceu a concorrência masculina, no pódio feminino ficaram ainda Dulce Félix e Anália Rosa. No pódio masculino ficaram ainda José Ramos, vencedor de 2009 e Ricardo Mateus.

A organização não se poupou a esforços para agradar aos atletas, os treinos brindaram pela boa disposição e muitos já se conheciam das manhãs de sábado em Monsanto. Além disso, ofereceu workshops sobre treino e nutrição para os ajudar a melhorar a sua performance.

O Correr por Prazer esteve presente para assistir à enorme festa montada em torno dos atletas. Depois dos atletas de elite, os populares começaram a aparecer, muitos bateram o seu melhor tempo aos 10km esta prova.

Mas como seria de esperar, nesta prova muitos privilegiam o convívio entre amigos. Várias equipas de atletas de pelotão marcaram presença, os 4@Fundo, Açoreana Seguros e um representante Porto Runners.

As opiniões sobre o novo percurso dividiram-se, se por um lado a subida ao Marquês parece ser dura, a descida até à meta é bastante encorajadora. De resto, num percurso quase sempre plano, da Praça do Comércio aos Restauradores, do Cais do Sodré ao Campo das Cebolas, subindo ao Marquês e descendo, com o arco da Rua Augusta no horizonte e logo ali a meta.

Este ano estreou-se a Mini São Silvestre, uma prova de 3km para quem começou agora a correr, e deu-se a 2ª São Silvestre da Pequenada, para promover a prática de actividade física entre os miúdos e os graúdos. Em 2011 faça a sua passagem de ano na baixa, a prova terá lugar no dia 31 de Dezembro seguida de uma grande festa para todos os atletas e toda a sua família.

Provas de Trail

4 Comentários

  1. Vasco Batista 28 de Dezembro de 2010 1:35

    Um percurso bastante agradável,junto ao rio Tejo e na baixa pombalina, com a iluminação Natalicia a brindar os atletas e sem carros ***** estrelas… Excelente organização, muito convivio entre os atletas.Uma boa prova em pleno coração de Lisboa.De salutar o apoio do público presente.

  2. Filipe Jorge 28 de Dezembro de 2010 9:48

    Olá
    Foi a minha primeira São Silvestre pelo que não posso nem devo fazer comparações, mas posso dizer que a nível da organização não teve o cuidado de forçar a Câmara de Lisboa a colocar iluminação na Ribeira das Naus, houve inclusive um corredor que caiu com a consequência de ter ficado com os joelhos esfolados, a parte disso foi muito bom.

  3. Carlos Silva 29 de Dezembro de 2010 22:58

    Ésta é a 2ª S.Silvestre que faço, em relação à do ano passado melhorou 90%, os outros 10% são os negativos devido à falta de iluminação na Av. Ribeira das Naus que poderia causar graves lesões e eu por sorte não caí.Deixo aqui uma pergunta: Se tem havido um acidente de que seria a responsabilidade ?.
    No resto esta Prova deve continuar, pois os seus responsavéis estão de Parabéns.

  4. Valter Silva 19 de Janeiro de 2011 17:06

    Foi a minha 1ª S. Silvestre. Efectivamente, a falta de iluminação na Av. Ribeira das Naus foi o ponto fraco desta organização, a melhorar para a próxima São Silvestre. O apoio do público é fantástico. Este ano estou lá outra vez, e melhor preparado, espero fazer menos de 40 minutos…
    Parabens e continuem o excelente trabalho.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.