...

Haile Gebrselassie pendura as sapatilhas

Haile Gebrselassie pendura as sapatilhasAnunciou no domingo o seu abandono após a desistência na maratona de Nova York. Para trás fica uma carreira sem precedentes. No ano passado esteve na cidade do Porto. Para além de ter ganho com naturalidade a meia maratona Sport Zone, não deixou ninguém indiferente à sua humildade e simpatia. Tive o prazer de conhecer aquele que será para sempre um dos maiores mitos do atletismo mundial.

Eis o impressionante palmarés de um dos maiores atletas de sempre:

Fonte: Jornal Record

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade. Também comentei esta notícia no meu blog e penso que o que se destaca mais na figura de Haile Gebrselassie, mais do que as inúmeras provas que venceu, é a sua humildade. Surgiram ontem rumores de que iriam tentar convencê-lo a regressar. Vamos esperar que pelo menos corra até 2012 para tentar o título olímpico em Londres. Ele merece.

  2. Haile Gebrselassie é um homem simples e humilde e um atleta extraordinário que perdurará no tempo por muitos e muitos anos !

    Dado o palmarés indicado não incluir alguns dos exitos mais extraordinários de todos os tempos alcançados por este atleta ao nível da prova rainha do atletismo, a Maratona, e porque também tive o grato prazer de ter estado e participado nos seus 2 mais significativos eventos da sua carreira, a Maratona de Berlim de 2008 em que ele bateu o record do mundo com o tempo de 2h 03m 59s bem como na do anuncio da sua retirada ocorrida na ING New York Marathon´2010 do passado domingo, 7 Nov`2010, não queria deixar de acrescentar alguns outros exitos extraordinários por ele também obtidos:

    Quando se dedicou à prova da Maratona a partir de 2005 e após ter sido operado ao tendão de aquiles, estabeleceu logo nesse ano a melhor marca mundial na Maratona de Amesterdão com o tempo de 2h 06m 20s !

    Em Phoenix (EUA), bateu a melhor marca do Mundo ao nível da meia maratona com o tempo de 58m 55s, tendo também nessa prova batido a melhor marca aos 20 km com 55m 48s, despojando assim o seu rival Paul Tergat deste record em mais de 30s !

    Possui também a melhor marca mundial em estrada dos 10 km com o tempo de 27m 02s !

    Em 5 de Fev`2006 correu a meia maratona de Granollers (Barcelona)com o tempo de 1h 00m 07s , melhor marca da história em território espanhosl.

    Em 27 de Junho de 2007 conseguiu o record da hora com a distância percorrida de 21km 285mts conseguidos na pista de Ostrava, República Checa.

    Os feitos mais extraordinários ao nível da Maratona estariam reservados para a cidade de Berlim, onde sucessivamente ganhou 4 edições consecutivas, com tempos extraordinários repetidos pràticamente inatingíveis por outro ser humano:

    * 2006 -> 2h 05m 56s

    * 2007 -> 2h 04m 26 (record do mundo, em que bateu em mais de 1/2 min o tempo de Paul Tergat em 2003, tb record do mundo na altura de 2h 04m 55s em que pela 1ª vez se correu abaixo das 2h 05m !)

    * 2008 -> 2h 03m 59s (actual record da maratona)
    * 2009 -> 2h 06m 08s

    Parabéns ao grande campeão Haile, e obrigado pelo enorme incentivo a todos os que gostam do atletismo, e nomeadamente a prova da maratona !

  3. Olá Vitor.Na minha opinião,o atleta mais completo de sempre,pena que acabou com a sua carreira,não somos eternos tudo tem um princípio e um fim.Gostava do que fazia,recordes de grande altura e impressionantes que só vem enriquecer,o atletismo e desafiar novos recordes para novas gerações.Obrigado campeão.Meus cumprimentos

  4. Haile está, por mérito próprio, na restrita galeria dos melhores de sempre, não só da história do atletismo, mas da história do desporto.
    É um atleta cujas performances perdurarão para sempre na nossa memória e que continuará a inspirar muita gente para a prática da corrida.

    abraço
    MPaiva

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES