...

Ser MULHER! …Numa corrida de Homens

Ser MULHER! …Numa corrida de HomensCorrer…correr…correr! Nós mulheres corremos quilómetros no nosso dia-a-dia, e temos bem noção desse facto. Corremos no nosso local de trabalho, corremos em casa, corremos para sermos mães, esposas, donas de casa. No meio do cansaço, muitas das vezes pensamos…porque nasci mulher? Não temos disponibilidade, nem a família e o marido/namorado não nos dão o precioso tempo para os nossos momentos. Mas nos instantes de introspecção devemos esquecer tanta coisa…o cabelo fragilizado, o ciclo menstrual ou a menopausa, até as limpezas da casa ou outras funções. Devemos pensar que Ser Mulher é muito bom, e nós devíamos ter orgulho nisso. Temos qualidades inigualáveis e devemos primar por elas. Apesar de frágeis somos fortes, ousadas e firmes na tomada de decisões, sempre que necessário. A sensibilidade que nos é própria, permite transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um.

Mas ser Mulher é mesmo assim…é ter a capacidade fabulosa de conseguir aquilo que à partida parece impossível. È ter a capacidade de conjugar a vida familiar e profissional com a prática de uma actividade como a corrida ou a caminhada. Sabemos que, em certas alturas, as 24 horas que o dia tem, não são suficientes para se fazer tudo aquilo quanto se deseja, e passamos a fazer aquilo que a família, a profissão e a vida social nos obriga. Procurar desafios para nos superarmos no dia-a-dia mantêm-nos firmes e capazes de alcançar os nossos objectivos e cria defesas para nunca desistirmos dos nossos valores, dos nossos sonhos, das nossas fantasias. Prioridades…tudo é uma questão de prioridades!! Não devemos de abdicar do nosso bem-estar em prol de outras coisas, que embora tenham significado para nós, devem ser geridas em função do nosso tempo. Vamos lá a pensar… se perdemos tanto tempo a orientar a vida familiar, o marido, o namorado, a nossa casa, a vida profissional porque não perdemos tempo connosco? É preciso deixar sempre um espaço nas nossas vidas para nós …nós, para a corrida, para uma caminhada, para um pouco de exercício, que tanto nos faz bem!

Ser MULHER! …Numa corrida de HomensTodas sabemos que a prática da corrida / caminhada traz uma série de benefícios para os seus praticantes, a diferença está em cuidados especiais que a mulher, com os seus constituintes hormonais, exigem. A participação do género feminino nas corridas e/ou  caminhadas e até provas tem crescido abruptamente. É notório a invasão das mulheres em parques ou outros locais de treino, em grupos ou individual, conquistando cada vez mais espaço no terreno, partilhado na maioria por homens.

A corrida tem inúmeros benefícios, físicos e psicológicos, para nós mulheres:

– Estimula a absorção de cálcio pelos ossos, o que consequentemente aumenta a densidade óssea da mulher, diminuindo a incidência de osteoporose;

– Minimiza a sintomatologia da tensão pré-menstrual;

– É considerada uma aliada no que concerne à prevenção do cancro da mama, na medida em que fortalece o sistema imunitário;

– Provoca uma diminuição do stress e da ansiedade;

– Proporciona motivação para manter ou melhorar hábitos saudáveis, tais como: parar de fumar e dormir melhor;

– Melhora a auto-estima e a concentração;

– Melhora a função sexual e aumenta a libido;

– Melhora a nossa felicidade.

Não devemos esquecer que toda a mulher que deseja começar correr ou a caminhar deve estar atenta a algumas particularidades do corpo feminino, a composição corporal e a estrutura óssea são as mais conhecidas, que trazem implicações ao movimento de corrida e à incidência de lesão. Tendo em atenção alguns pormenores…vamos lá!

No final podemos dizer que fazemos tudo …. E até de salto alto!

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

13 COMENTÁRIOS

  1. A todas as mulheres:
    Não deixem de ser mulheres… com todo o encanto que tem uma mulher!
    Preencham os vossos dias com as tarefas do emprego, da casa e da família, mas reservem o vosso espaço, para o desporto, para o lazer… ou para aquilo que mais vos agradar… mas reservem-no! Esse espaço é vosso, não abdiquem dele!
    Os tempos mudaram (felizmente!), e hoje temos muitas mulheres de sucesso no mundo do desporto; sou de Braga, que é um bom exemplo disso, nomeadamente no atletismo – desde há muitos anos.
    Como homem, confidencio-vos um “segredo”:
    – o homem tem orgulho na sua mulher quando ela se cuida, faz desporto, vai ao ginásio… enfim, quando ela É ELA MESMA!
    Um beijinho a todas as mulheres!

  2. GOSTEI!

    principalmente:

    …/… “Mas ser Mulher é mesmo assim…é ter a capacidade fabulosa de conseguir aquilo que à partida parece impossível”…/…

  3. O artigo está bonito e apelativo!

    Nos meus treinos e provas, é com prazer que vejo mais mulheres a caminharem ou a correr e também constato,cada vez mais, o numero a crescer.
    No entanto, apelo aos homens que ajudem as suas mulheres nas tarefas do dia-a-dia para que elas possam ter o seu tempo livre.
    E nas caminhadas, a dois, falamos de muitas coisas agradaveis,projectos, enfim, namoramos.

    Bem hajam

  4. Gostei muiito deste texto! Revejo-me no desdobramento nas multifunções e no amor crescente pela corrida, que me leva a treinar semana após semana e a participar em diversas provas… mesmo que ao meu lado estejam pessoas que fazem tempos extraordinários e eu não :-)!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES