Delfo Cabrera

Autor: Vitor Dias  /   Outubro 16, 2010  /   Publicado em História  /   2 Comentários

Nacionalidade: Argentina

Nascimento: 02 de Abril 1919 (Armstrong)

Falecimento: 02 de Agosto de 1981 (Buenos Aires) com 62 anos

Venceu a Maratona dos  Jogos Olímpicos de Londres em 1948 com o tempo de 2h34m51s.

Nascido na cidade de Armstrong, localizada na província de Santa Fé, Cabrera jogou futebol quando era jovem até se decidir pelo atletismo inspirado na vitória do seu compatriota Juan Carlos Zabala nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932.

Mudou-se para Buenos Aires em 1938 para se iniciar no atletismo com Francisco Walls. No mesmo ano, conquistou a sua primeira vitória no campeonato nacional nos 5000 metros. Nos anos seguintes viria a conquistar outros nove primeiros lugares, mas nenhum deles na maratona.

Cabrera serviu as forças armadas da Argentina durante a Segunda Guerra Mundial no governo de Juan Perón. Após a guerra, tornou-se membro do Partido Justicialista, recebendo inclusive a medalha peronista em 1949.

Mas a primeira grande competição disputada por Cabrera foi os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, recém terminada a Segunda Guerra Mundial, onde competiu na maratona. Étienne Gailly da Bélgica, dominou boa parte da prova e chegou a ganhar  grande vantagem em relação aos restantes concorrentes. Gailly foi o primeiro a entrar no Estádio de Wembley, mas quando faltavam 400 metros e já com seus rivais nos calcanhares, começou a demonstrar exaustão. Aproveitando-se da situação, Cabrera e o britânico Thomas Richards ultrapassaram Gailly e travaram uma disputa emocionante pelo primeiro lugar. Delfo Cabrera acabou por superar Richards por 16 segundos de vantagem.

Cabrera ainda participou dos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsinquia, mas terminou a maratona em sexto lugar. Dois anos depois disputou a Maratona de Boston e repetiu a sua presença nos Jogos de 1952, tendo terminado a prova novamente na sexta posição.

Encerrada a carreira, ensinou educação física em diversas escolas. Delfo Cabrera morreu num acidente de viação em Buenos Aires em 1981.

Fonte: Wikipédia

Provas de Trail

2 Comentários

  1. Lopes - Fafe 16 de Outubro de 2010 21:02

    Bom, nesta época provavelmente os Portugueses ainda não participavam, se não os resultados seriam outros.
    João Lopes

  2. Nelson Perneta 19 de Outubro de 2010 22:13

    Viva Vitor.Parcialmente,destruída pela guerra.Londres acolheu a maratona,imagino o grande esforço que os Londrinos tiveram,para levanta-la,mais uma vez ganha por um argentino.1 abc

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.