Maratona do Algarve 2010

Maratona do Algarve 2010Nos próximos 3 meses realizam-se as 3 maratonas existentes em Portugal continental, facto lamentável para os atletas de pelotão que gostariam de participar nas mesmas e que por razões de proximidade de datas, optarão por correr apenas uma ou porventura duas delas.

Falaremos nas próximas semanas destas provas, tentando informar os mais indecisos  a optarem por alguma delas, ou simplesmente se inteirarem de alguns pormenores com vista a posteriores participações.

Começamos hoje pela Maratona do Algarve que se irá realizar pela primeira vez e que terá partida e chegada na cidade de Faro. Fazia falta uma maratona naquela região do país. A proximidade com a vizinha Espanha e as acessibilidades, nomeadamente com a proximidade do aeroporto de Faro e os vários voos low cost ali existentes, poderão ser uma mais valia para ali confluírem um elevado número de atletas, principalmente vindos de outros pontos do globo.

A prova irá realizar-se em 2 voltas a um percurso plano. Juntamente com a maratona realizar-se-á ainda uma Meia Maratona, Corrida da Família  e a Maratona a dois, onde cada atleta percorrerá meia maratona cada um.

Neste momento o valor da inscrição na maratona é de 40 Euros e das restantes provas de 20 Euros até ao dia 6 de Outubro, passando para 50 e 30 Euros respectivamente caso a inscrição seja efectuada na Feira da Maratona.

Os promotores destas provas são a Câmara Municipal de Faro, a Associação de Atletismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Xistarca.

A Maratona do Algarve apresenta-se como sendo a primeira maratona em todo o mundo em que serão adoptadas todo o tipo de práticas que permitam compatibilizar a eficácia organizativa com a responsabilidade perante o ambiente e a sociedade.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

12 COMENTÁRIOS

  1. Realmente no sul faltava uma prova com estas caracteristicas mas os preços praticados comparando com as outras da mesma dimensão em Portugal considero demasiado caro, até parece ter outras ofertas que chamem outro tipo de atletas como a maratona a dois mas que o nº de atletas a participar nelas é minimo, outra coisa que não gosto é a maratona dar duas voltas mas isso são gostos a acredito que para muitos possa ser um ponto positivo.A questão das datas é outro ponto que obriga os atletas o terem que optar por uma ou por outra o que obriga a divisões que não são beneficas para ninguem mas acredito que objectivo da organização seja mais o de captar estrangeiros e assim sendo a data está bem colocada.
    De qualquer modo desejo o maior sucesso para a prova porque Portugal precisa é de grandes eventos.

  2. Pois, já disse o que penso em :http://leoesdekantaoui.blogspot.com/2010/04/aleluia-aleluia.html

    “… Finalmente a tal Maratona do Algarve, vai ver a luz do dia, mas desenganem-se os amadores que como eu precisam de um intervalo considerável para recuperação entre maratonas, porque com 12 meses no ano e com as Maratonas do Porto e de Lisboa espaçadas apenas de um mês, a inefável xistarca resolveu colar-lhes também a do Algarve, de modo que no espaço de 2 meses ficam as 3 arrumadas. Brilhante!”
    Claro que quem conseguir correr duas faz as duas dos extremos, ficando a do meio – a do Porto – relegada para segundo plano.
    Desculpa lá caro amigo Orlando, mas não é mania da perseguição.

  3. Viva,caro João.estou inteiramente,de acordo consigo,principalmente quando refere a recuperação.Esperemos por melhores dias e felecidades para a vossa maratona do Porto que pelo que sei,é a mais bonita.Bons treinos

  4. Este ano vou à do Porto e portanto estão excluídas as outras 2 até porque também quero ir a Sevilha. Até mesmo como treino está excluída porque a logística de uma ida ao Algarve para ir fazer uma meia… acaba por ser complicada e sobretudo cara.

    Acho que seria bem mais proveitoso fazer a prova em época baixa mas noutra altura do ano. De facto com tantas semanas era preciso ir encalhar a prova em cima de outras já existentes? Até parece que têm gente a mais e que não lhes interessa ter muita gente. Boa sorte a quem for. Uma data melhor para o ano é o que eu desejo.

  5. A avaliar pelo site, a coisa promete; logo na página de entrada aparecem 3 neologismos: “desra”, “estrangueiros” (devem ser todos aqueles que nem são portugueses nem estrangeiros; são os outros, portanto) e “suatentáveis” (devem ser aqueles que suam muito a tentar terminar a maratona)

  6. É verdade Meixedo. A coisa não está a começar propriamente bem. É uma vergonha esse tipo de erros numa prova desta envergadura. O site é fraquinho e com uma má imagem para a prova, a versão inglesa do site dá erro… enfim dá a ideia que espetaram aquilo ali e nunca mais lá foram. Falta de profissionalismo, má visão estratégica? Deve de ser algo à volta disso. Esperemos que a prova corra bem, mas dá para começar a ficar de pé a trás… Aguardemos.

  7. Actualmente,não,sou,maratonista.Mas,já,fis,duas(2)Maratonas.Devido a problemas ósseos já não me é possível para as mesmas.Mas repeito e tento compreender o melhor que posso quem se dedica.Em relaçao ás três Maratonas que vai haver em Portugal até ao final do ano de 2010 penso que as Organizacoês se deviam entender e colocar uma das três na Primavera.Ganhavam as mesmas e ganhavam os Atletas.Os poucos Maratonistas que existem em Portugal estão atentos a todos os pormenores que vão acontecendo á “volta” de uma Maratona tais como:O aumento repentino do preço das inscriçoes,a alteraçao do percurso de um ano para outro.etc..etc…Sem mais termino com Saudaçoes Desportivas.

  8. Pois é Ricardo, mas vivemos num país em que um dono duma tasca entre ganhar 100 e permitir que o dono da tasca ao lado ganhe outros 100, prefere ganhar 50 e que o outro vá à falência. Não somos primeiro mundo, por muito que muitos nos queiram impingir que somos. Somos um país atrasado, com um povo mesquinho e mal formado.
    As melhoras para o esqueleto.

  9. Decorria o ano de 2002, quando conheci, em Lisboa, a minha primeira maratona. Com ela estive por sete vezes!

    Em 2004, dois anos passados, e mal nasceu, apaixonei-me pela Maratona do Porto, com quem tenho marcado encontro todos os anos. Foi mesmo “amor à primeira vista”!

    Já “pisquei o olho” a muitas maratonas europeias, e de vários continentes (já lá vão cinquenta e uma…), mas nenhuma delas me levou a cometer adultério – e, à minha maratona, continuo e continuarei fiel. Ano após ano, está cada vez melhor – não pára de me surpreender! A sua personalidade e o seu carácter encantam-me! O seu perfil e a sua beleza rejuvenescem-me!

    Não quero pensar que a intenção seja “matar” a minha Maratona. E que, o facto de a “abordarem” com a do Algarve antes, e a de Lisboa depois, tem a ver (espero) com outras circunstâncias.

  10. Maratona do Algarve aquém do que seria esperado? Segundo o site da empresa organizadora, estão inscritos na Maratona do próximo domingo 133 maratonistas. Um número insignificante para uma prova que se exigia ao mais alto nível numa região com o renome internacional que tem. Terminarão 100? Só o meu clube tem mais de metade desse nº. de atletas inscritos para a Maratona do Porto…. Aguardemos pelo próximo domingo.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES