Kenneth McArthur

Autor: Vitor Dias  /   Setembro 04, 2010  /   Publicado em História
Tags: Charles Hefferon, Christian Gitsham, Jogos olímpicos de Estocolmo, Kenneth McArthur
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nacionalidade: Sul Africana

Nascimento: 10 de Fevereiro de 1881 em Dervock

Falecimento: 13 de Junho de 1960 (79 anos) em Potchefstroom

Venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo com  o tempo de 02h36m54s

Nascido num condado do interior da Irlanda do Norte, desde adolescente mostrou ser um atleta promissor, mas não se interessou em seguir a carreira desportiva e emigrou para a África do Sul em 1901. Em 1906, após entrar para a força policial de Joannesburgo, McArthur começou a levar mais a sério o atletismo, passando a disputar corridas e a ganhar títulos em cross-country entre 1906 e 1908, quando disputou sua primeira maratona, vencendo, para surpresa de muitos, o vice-campeão olímpico dos Jogos de Londres naquele ano, Charles Hefferon. Em 1908 também conquistou o campeonato sul-africano da milha e das dez milhas.

Em 1912, McArthur foi seleccionado para representar a África do Sul na maratona dos Jogos de Estocolmo. Correndo na liderança com seu companheiro de equipa Christian Gitsham debaixo de forte calor, a dupla sul-africana distanciou-se bastante dos outros competidores até que Grisham resolveu parar para beber água, acreditando que McArthur pararia com ele. Em vez disso ele continuou a correr com toda velocidade possível, distanciando-se de tal forma que Grisham não o conseguiu mais alcançar.

Com a aproximação da linha de chegada no estádio olímpico completamente cheio, McArthur começou a sofrer seriamente da fadiga provocada pelo esforço de correr 42 km no calor e quase teve um colapso próximo da chegada, sendo animado por um torcedor sueco que invadiu a pista e lhe colocou uma coroa de flores à volta do pescoço gritando palavras de encorajamento.

Foi o suficiente para ele disparar para a chegada, vencendo a prova com 58 segundos de diferença para o segundo classificado, Grisham, em 2h36m54s, estabelecendo um novo recorde olímpico.

Na temporada seguinte, McArthur teve um acidente e foi obrigado a abandonar o atletismo. Em toda a sua carreira correu um total de seis maratonas vencendo-a todas.

Fonte: Wikipédia

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Milaneza

One Comment

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *