Michel Johann Théato

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 14, 2010  /   Publicado em História  /   3 Comentários

Nacionalidade: Luxemburguesa

Nascimento: 22 de Março de 1878

Falecimento: 1919 (41 anos)

Venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900 com 02h59m45s

Michel Johann Théato foi um atleta luxemburguês, vencedor da maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, representando a França.

Pouco se sabe da vida de Théato, que antes dos Jogos trabalhava como entregador de padaria em Paris. Ele venceu a maratona da competição, na época ainda corrida na distância de 40 km, em pouco menos de três horas, disputada sob forte calor.

Numa olimpíada ainda caracterizada por alto grau de desorganização e amadorismo, a sua vitória, foi muito contestada por vários outros corredores, que afirmavam que ele teria cortado caminho por atalhos no percurso, que conhecia melhor que os demais por ser morador em Paris e pelo seu trabalho como entregador de pães pelas ruas da cidade. Apenas alguns anos depois a sua vitória foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional.

Fonte: Wikipédia

Ultra Trail Medieval 2019

3 Comentários

  1. Nelson Perneta 15 de Agosto de 2010 15:25

    Olá Vitor.Esta de cortar caminho por atalhos no percurso,é uma ideia de gênio.Aproveito-se do descuido e a incapacidade da organizaçâo,ganhou e ficou famoso.Infelizmente continuamos nos nossos dias com problemas mais ou menos iguais a este haver atletas a cortar a meta com meios mais sofesticados etc…Bom fim de semana

  2. Agostinho Proença 16 de Agosto de 2010 22:51

    Por acaso este tema até é bastante actual. Apesar de hoje em dia muitas organizações até utilizarem o chip para controlo electrónico, existem muitos atletas, mais do que se possa pensar, que não fazem o percurso na totalidade. Isto podia ser resolvido com o desclassificação do atleta, mas a projecção do número de participantes já não ía ser a mesma e as organizações não estão interessadas nisso. claro que é mais fácil dizer que é erro de leitura. Claro que não estou a falar dos atletas de alta competição mas sim de alguns atletas de “alta manutenção”. Também não estou a falar de atletas que na sua verdadeira essência gostam de atletismo e principalmente não se gostam de enganar a si próprios, com records pessoais da “treta”.É por estes motivos que eu admiro quem faz 4, 5 e 6 horas na maratona mas faz os 42,195 kms. Chama-se a isto “correr por prazer”

  3. Vitor Dias 16 de Agosto de 2010 23:51

    Olá Agostinho
    Infelizmente todos nós conhecemos alguns casos desses. São pessoas que estão no desporto e na vida de uma forma diferente de nós. Temos a certeza de que nós é que estamos certos. Resta-nos denunciar estas situações com o intuito de que cada vez mais haja verdade desportiva. Boas corridas.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.