Michel Johann Théato

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 14, 2010  /   Publicado em História
Tags: maratona, Michel Johann Théato, vencedores olimpicos das maratonas

Nacionalidade: Luxemburguesa

Nascimento: 22 de Março de 1878

Falecimento: 1919 (41 anos)

Venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900 com 02h59m45s

Michel Johann Théato foi um atleta luxemburguês, vencedor da maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, representando a França.

Pouco se sabe da vida de Théato, que antes dos Jogos trabalhava como entregador de padaria em Paris. Ele venceu a maratona da competição, na época ainda corrida na distância de 40 km, em pouco menos de três horas, disputada sob forte calor.

Numa olimpíada ainda caracterizada por alto grau de desorganização e amadorismo, a sua vitória, foi muito contestada por vários outros corredores, que afirmavam que ele teria cortado caminho por atalhos no percurso, que conhecia melhor que os demais por ser morador em Paris e pelo seu trabalho como entregador de pães pelas ruas da cidade. Apenas alguns anos depois a sua vitória foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional.

Fonte: Wikipédia

Leia também ...  Maratona de Atenas - Crónica

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

3 Comentários

    X