Férias bem nutridas

Autor: Filipa Vicente  /   Julho 01, 2010  /   Publicado em Alimentação  /   2 Comentários

Férias bem nutridasTodos os cuidados que teve até chegar ao Verão tiveram resultados satisfatórios, mas assim que pisa a sua estação balnear preferida vai tudo por água a baixo e já sabe que vai regressar a casa com mais alguns quilos. Este Verão aproveite as férias para melhorar alguns hábitos e escolhas alimentares, sem deixar de desfrutar de alguns extras, e tirar maior partido para o regresso ao trabalho

Descanso activo

Não tem de seguir o plano rigoroso da época em que tem de fazer saídas longas, séries, etc. Prefira praticar alguma actividade física que traga prazer e lhe permita manter a forma sem grandes preocupações.

Supondo que corre, bastam 3 sessões semanais de 30 minutos para eliminar cerca de 200-300calorias, ou seja, um gelado por dia. Mas pode também aproveitar para praticar outros desportos como andar de bicicleta ou nadar em águas abertas, pode apenas caminhar. Procure manter-se o mais activo possível mantendo no mínimo 30 minutos de esforço físico ainda que ligeiro.

Comece bem o dia

Aproveite as férias para educar o seu corpo e mente a um pequeno-almoço completo e saudável. Inclua alimentos de todos os grupos e aproveite para experimentar novas combinações e testar o efeito nos seus níveis de energia.

  • Sumo de 1 laranja natural (sem açúcar), Torrada com doce e queijo fresco pouco gordo;
  • Cereais variados com alperces, passas e amêndoas, 1 maçã ou alguns morangos e leite;
  • Pão de mistura ou centeio, 1 ovo cozido (ou mexido sem gordura), Sumo de ananás e cenoura natural.

Recomendamos também que diminua significativamente o consumo de café, se puder eliminar ainda melhor, o seu sistema nervoso irá agradecer o descanso do efeito estimulante da cafeína. E o seu corpo irá responder muito melhor, com menor quantidade de cafés, quando voltar ao trabalho.

Um dia na praia

Se gosta de chegar cedo e ficar todo o dia na areia, não desespere, é possível fazer uma alimentação saudável sem levar o frigorífico atrás. Precisa de algum planeamento e alguma disciplina mas não de estratégias complexas nada apelativas em férias.

Deve ter sempre no saco térmico:

  • Fruta fresca – 3 peças por dia;
  • Pão de cereais fatiado – para várias sandes;
  • Atum ao natural ou frango cozido ou assado já em pedaços;
  • Ovo cozido – excelente para uma sandes;
  • Água – muita!
  • Bebida – refrigerante não açucarado ou sumo sem açúcar adicionado, se apreciar porque não uma cerveja?
Notícia Relacionada...  Pipocas: sim ou não?

No restaurante

Se vai para fora (do país ou mesmo da sua cidade), provavelmente haverá oportunidade para experimentar a culinária local, mais frequentemente à hora de jantar depois de um dia de praia. Não deixe de desfrutar de uma refeição diferente mas como sempre respeite alguns cuidados simples.

–        Verdes e coloridos. Peça sempre uma salada como entrada, dispense o pão com manteiga, os fritos e as outras entradas mais elaboradas. As verduras são ricas em fibra que irá saciar a sua fome e preparar o corpo para a refeição que se segue.

–        Faça uma gestão dos excessos. Por exemplo, se quer uma sobremesa especial, retire o acompanhamento (arroz, massa, etc.) do prato e acompanhe só com salada ou verduras.

–        Nas zonas costeiras, aproveite para comer peixe. Nem sempre é prático prepará-lo em casa pelo que deve aproveitar nestes restaurantes para introduzir maior variedade na sua alimentação.  

–        Não dê muitas voltas. Num rodízio ou buffet faça uma boa gestão das quantidades. Comece com uma variada e colorida salada, pode experimentar um pouco de um prato de carne e outro de peixe, uma sobremesa e discipline-se. O mundo não acaba nesse dia, terá tempo de provar tudo o resto.

–        Seja Gourmet. Se quer realmente desfrutar do seu prato preferido, peça uma porção moderada e saboreie cada pedaço, apreciando o paladar e o aroma no lugar de comer por comer. Torne-se um crítico gastronómico das suas preparações culinárias favoritas.

Bebidas alcoólicas

Se é fã de petiscos e cerveja aposte na moderação como palavra-chave, não é saudável consumir mais de 1 unidade de bebida alcoólica por dia. Deve preferir cerveja ou vinho e evitar os destilados e as misturas de bebidas. Tendo em conta que a diversão não obriga ao consumo de álcool não deixamos de alertar para a necessidade de eliminar ou dimnuir o consumo deste tipo de bebidas.

Se gosta de sair à noite, procure também as bebidas sem álcool, beba água sempre que possível e apele a um divertimento 100% cool 0% álcool.

Prozis 10% CORRERPORPRAZER

2 Comentários

  1. Arzebiu 1 de Julho de 2010 10:51

    Boas dicas!
    Felizmente as minhas férias têm sempre algum desporto associado, embora nunca o suficiente. Ou seja não dá para engordar, mas dá sempre para baixar um pouco de forma. Vamos lá ver como é este ano!

  2. NELSON PERNETA 9 de Julho de 2010 20:39

    Olá Dra.Filipa.Grandes conselhos que bem preciso,porque quando entro de férias faço tudo completamente ao contrário.Quanto ao café aceito a sua opinião mas não o ponho em prática,é um fiel amigo de longos anos.Boas férias

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2019 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.