Correndo com Saúde

Autor: Vitor Dias  /   Julho 27, 2010  /   Publicado em Blogosfera Corredora
Tags: blog, Blogosfera Corredora, Joao Gabbardo Reis
Tempo de Leitura: 3 minutos

Correndo com SaúdeAgradeço o convite para ter meu blog destacado no blog de corridas mais visitado de Portugal.

Preliminarmente gostaria de cumprimentar pela qualidade do site. Eu não o conhecia e gostei muito da forma como os assuntos são distribuídos e a facilidade para a movimentação entre os diversos temas.

Sou médico, formado em 1980 e ultramaratonista. Tenho 54 anos de idade e comecei a correr no ano que conclui o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Como médico pediatra e sanitarista, desempenhei diversas funções na administração pública federal e estadual. Fui Secretário Nacional de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde e Secretário Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil. Nestas funções sempre dei prioridade aos hábitos saudáveis de vida como forma de prevenção de doenças. Estimulo o combate ao tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e qualidade da alimentação. Sempre procuro incentivar a atividade física como importante fator para redução do risco de doenças, principalmente as cardíacas. Atualmente sou Superintendente do Instituto de Cardiologia de Brasília (capital do país), onde procuro integrar o hospital às iniciativas que estimulem nossa população à prática esportiva.

Como Ultramaratonista procuro participar do maior número de provas possíveis, treino de 100 a 120 km por semana, mostrando que a atividade física pode retardar o processo de envelhecimento e dar mais qualidade de vida. Até o ano de 2005 costumava correr uma maratona por ano (Maratona de Porto Alegre), cidade onde moro e algumas rústicas de 10km. Neste ano, ao completar 50 anos decidi fazer a primeira ultramaratona, 50 km em Rio Grande. Daí em diante passei a aumentar progressivamente a quantidade de maratonas. Em 2008 participei de 7 provas e em 2009, com 54 anos, participei de 26 competições entre maratonas e ultramaratonas, uma a cada 2 semanas em média.

Leia também ...  Pernas para que te quero

Tenho uma meta audaciosa para os próximos anos. Quero ficar UM ano viajando pelos EUA e correr neste período 55 maratonas (uma maratona por ano de idade), se não for possível em 2011 irei em 2012 e neste caso o desafio será realizar 56 maratonas. Quanto mais demorar mais difícil ficará o desafio. Só depende da liberação das atividades profissionais.

Em Dezembro de 2009, fiz um teste, fiquei pouco mais de um mês (34 dias), nos EUA e participei de 11 maratonas sendo 4 delas em 4 dias consecutivos.

No Brasil o número de maratonas é pequeno. De 6 a 8 maratonas no ano e mais 6 a 8 ultramaratonas. No entanto, o número de provas de rua com 10km é muito grande. Nas capitais temos destas provas quase todos os finais de semana.

O meu blog tem este objetivo: Com o título “CORRENDO COM SAÚDE”, procuro divulgar os temas da SAÚDE, de interesse da população, voltados à hábitos saudáveis de vida, e CORRIDAS, principalmente de longa duração, maratonas e ultramaratonas com 50km, 100km, 24h em pista e indoor). Nele, procuro relatar minhas participações nos eventos com orientações, relatos das provas, resultados e fotografias.

O lançamento do blog ocorreu em novembro de 2008, após minha primeira prova de 24h em esteira, vocês dizem passadeira, em que participei juntamente com Dean Karnazes, atleta americano que tenho como exemplo.

O blog teve, neste período, mais de 100.000 visitas com média atual de 200 visitantes por dia.

Deixo meu abraço aos leitores portugueses e o desejo de, em breve, correr uma maratona ou ultramaratona, neste país tão importante em nossa formação étnica e cultural. Terei muito prazer em receber suas visitas no blog e responderei a todos que deixarem comentários, perguntas ou sugestões.

João Gabbardo Reis

Link para o blog: http://www.correndocomsaude.wordpress.com

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

6 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *