Henriquetices

Autor: Vitor Dias  /   Maio 25, 2010  /   Publicado em Blogosfera Corredora, Mulher Corredora  /   9 Comentários

Henriquetices

Antes de mais quero agradecer o amável convite do Vítor Dias para a “Blogosfera Corredora”, com o qual fiquei agradavelmente surpreendida.

O meu blog é muito novinho, fará um ano em Junho mas aqui estou para falar dele…

Desde criança que gosto muito de desporto, pratiquei atletismo e natação na minha adolescência. Mais tarde fiquei-me pelos ginásios, por uma questão de segurança. Há uns anos atrás ver-se uma mulher correr junto ao Rio Tejo não era comum e facilmente seria um alvo de comentários menos próprios, o que me impedia de pensar em fazê-lo.

Tenho um tio formidável que desde sempre foi o meu mentor nestas lides, de seu nome Américo Solipa, agora reformado mas que foi um dos responsáveis do IND da zona Algarvia, e que em muitos momentos me incentivou e orientou, sendo ele um desportista dentro dos desportistas.

Com o passar dos anos acomodei-me a correr na passadeira dos ginásios, até que um dia desafiei o Carlos Renato (que às vezes é um pouco preguiçoso) para irmos correr na rua, ao ar livre, e foi então que nos aventuramos pela primeira vez na Corrida do Tejo, no passado ano de 2007.

A partir daí, o bichinho instalou-se para não mais sair, muito pelo contrário!

Embora, inicialmente apenas tenhamos participado em corridas de 10kms treinando apenas em passadeiras no ginásio algo que até soa a estranho…

No fim do Verão do ano passado e já se tendo juntado a nós o Jorge Almeida e o Manuel Corrêa, começámos a encarar as corridas em estrada de uma forma um pouco mais séria porque estabelecemos entre nós como meta o participarmos na Meia-Maratona de Lisboa no fim do ano e de fazermos um tempo igual ou inferior a 2 horas.

Foi assim que comecei a treinar um pouco mais afincadamente em estrada duas vezes por semana (eu sei que é pouco segundo alguns) e uma vez por semana em ginásio. Foi com grande alegria que em Dezembro cortámos a meta no estádio 1º de Maio com um tempo oficial de prova de 2 horas isto na primeira Meia Maratona em que participámos.

Entretanto, já estabelecemos a nossa meta para este ano, a Maratona em 4 horas, algo que todos dizem ser ambicioso mas não é o atingir a meta que nos dá gozo, mas sim o tentar atingi-la.

De forma pessoal, a corrida para mim além de ser uma forma de me sentir em forma fisicamente é também e principalmente uma forma de me sentir bem psicologicamente, porque quando corro eu “esqueço o mundo” como se costuma dizer.

O porquê do Blog?

Comecei a ler sobre blogues e achei uma ideia engraçada, que acabei por pôr em prática em nome individual. É quase como ter a sensação de estarmos num grande café a partilhar ideias e experiências uns com os outros, embora seja virtualmente (que, com o tempo, acaba por passar a ser pessoalmente) é agradável.

Importa dizer também que sempre quis bater os meus recordes. Por vezes criava uma ansiedade tão grande no início das corridas que me sentia mal fisicamente. Ao ler blogues como os “Amantes da Corrida” e outros, senti que realmente tinha que mudar e acabaram por me influenciar no sentido de que correr é realmente um prazer e é para sê-lo seja qual for o tempo que se faça ou a meta.

O nome do blog, “henriquetices”, surgiu para ser diferente e porque sou eu, assim mesmo!

Como nota final, gostaria de referir uma frase que tenho no meu blog: “…A distância que se corre não é o mais importante e sim a satisfação que ela nos traz…” de João Gabbardo dos Reis.

Esta foi a resposta que esse médico brasileiro e ultramaratonista me deu a um comentário que eu fiz no blog dele e acho que é uma grande verdade.

O futuro? Como corredora e bloguista quero chegar ao fim do ano e ter o prazer de relatar a todos os que me lêem que fiz a minha 1ª Maratona e acabei… feliz!

Link do Blog: http://henriquetices.blogspot.com

Ultra Trail Medieval 2019

9 Comentários

  1. Fábio 25 de Maio de 2010 4:59

    É com enorme alegria e satisfação, que hoje ao acordar, vi aqui neste cantinho dedicado à “blogosfera corredora” em destaque e com todo o merecimento um blogue do qual sou fiel seguidor.

    Como pode constatar-se a Henriqueta é uma campeã nata, com mentalidade vencedora, tentando sempre melhorar o seu desempenho e com objectivos reais e concretizáveis sempre em mente.

    No final do ano, irá cumprir um sonho/objectivo ao completar a distância mítica de 42.195 metros, e eu espero estar presente o seu lado para podermos comemorar o feito.

  2. Jorge Branco 25 de Maio de 2010 8:37

    E não se esqueça Henriqueta que a maratona não é uma prova mas um estado de espírito.
    Depois de a completar vai ver que tudo fica diferente!

  3. Tânia Reis 25 de Maio de 2010 11:06

    Parabéns Henriqueta! Pelo mérito e pela tua força e personalidade!

    Sou tua fã!

    Tânia Reis

  4. Isabel 25 de Maio de 2010 12:22

    Parabéns minha amiga, saiba que sou tua fã. Continue com esse pique todo, estarei torcendo por vc.

  5. Lopes - Fafe 26 de Maio de 2010 21:23

    Henriqueta admiro a sua coragem, se calhar você inspirou-me para eu me meter a fazer uma maratona. Desejo-lhe os maiores sucessos.

  6. Steve 28 de Maio de 2010 5:32

    Parabéns minha amiga, saiba que sou tua fã. Continue com esse pique todo, estarei torcendo por vc.

  7. antonio pacheco lima nunes 28 de Maio de 2010 14:16

    correr é prazer
    correr é amizade
    parabens amiga henriqueta

  8. Nelson Perneta 29 de Maio de 2010 22:14

    Olá Henriqueta.maravilhoso texto,simples e prático com muita humildade.Gostei,quando menciona”quando corro esqueço o mundo” isso passa por mim.Permita-me dizer estas palavras que achei muito interessante«o valor nâo está na recompensa,mas sim na força com que nos empenhamos» de John Townsend Trowbridge.Bom fim de semana

  9. Autumn 14 de Junho de 2010 20:46

    Olá Henriqueta.maravilhoso texto,simples e prático com muita humildade.Gostei,quando menciona”quando corro esqueço o mundo” isso passa por mim.Permita-me dizer estas palavras que achei muito interessante«o valor nâo está na recompensa,mas sim na força com que nos empenhamos» de John Townsend Trowbridge.Bom fim de semana

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.