...

Correr pelas praias da Costa da Caparica

Correr pelas praias da Costa da CaparicaII Meia Maratona na Areia

Participar numa prova em que a organização é constituída por corredores, que tem um fórum que é o melhor fórum de corrida em Portugal, que tem uma vasta experiência neste mundo da corrida, será sinónimo de sucesso no que respeita a organização de provas?Desculpem alguma expectativa criada no primeiro parágrafo e o quase parecer que a resposta seria não, mas de facto a resposta é sim e por variadas razões. Organizar uma meia maratona na areia, já é por si só um atractivo dada a quase inexistência de provas com este tipo de traçado. Ora aliando isto ao sucesso que a mesma tinha tido na sua primeira edição, fez com que um número considerável de atletas (cerca de 400) tivessem acorrido à chamada da organização do Fórum do Mundo da Corrida.

Pela primeira vez participei numa prova onde de um único local se consegue ver todo o percurso. É curioso ver quanta distância percorremos e o que as ruas da cidade, curvas e subidas nos ocultam. Foi a minha décima meia maratona, fiz um tempo modesto mas foi talvez a meia maratona que mais prazer me deu. O trajecto é lindíssimo, fácil (quase sempre na areia molhada e portanto dura), o tempo esteve excelente e como já disse a organização a muito bom nível.

Sem cortes de trânsito para fazer e demais pormenores de uma chamada convencional prova, a organização soube o que realmente um atleta de pelotão gosta e precisa: abastecimentos líquidos e sólidos nos devidos locais, posto de controlo no retorno, apoio do público, simpatia na recepção aos atletas, bonitos prémios simbólicos, bebidas e alimentação no final com qualidade. Tudo isto fez com que a grande maioria dos atletas parecessem satisfeitos.

Por certo que a organização estará atenta a pormenores menos conseguidos que a meu ver foi o facto de haver muitas garrafas pelo chão (havia caixotes mas dada a larga extensão de areal não foram suficientes) e uma maior celeridade na entrega de prémios, fará com que tudo possa ser perfeito.

Parece-me ser uma prova ainda com um grande potencial de crescimento nos próximos anos e que sem dúvida de tornará num ponto de referência pelo menos a nível ibérico, dado que esta edição contou já com alguns atletas da vizinha Espanha.

Parabéns ao Mundo da Corrida e aos felizardos atletas que nesta prova participaram.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

12 COMENTÁRIOS

  1. Estive lá!
    Para mim não foi nada fácil (a facilidade ou dificuldade de uma prova é das coisas mais subjectivas que há) mas adorei a prova pelo desafio e diferença que representam.
    A minha praia é outra (se me permitem o trocadilho) pois gosto muito mesmo é de montanha mas uma ida a beira-mar sabe bem as vezes.
    O problema das garrafas no chão é complicado e passa também, e muito, por uma questão de civismo. Ninguém morre por levar uma garrafa vazia até ao próximo abastecimento.
    Dia 30 de Maio estarei novamente a correr na praia. Desta vez para um curta passagem de apenas cerca de 400 metros. Trata-se do 13 KMS DO GUINCHO *entre serra e mar* uma prova de montanha com um traçado muito bonito e variado que recomendo a todos.

  2. Também participei. Foi a minha segunda meia e a primeira na areia, o que é extremamente diferente e problemático.
    Adorei a camaradagem e ultrapassar mais este desafio. Para o ano não vou faltar….

    recomendo vivamente…. mais depressa, mais devagar, o que importa? O importante é participar e … se possível terminar , com um sorriso nos lábios, e ofegante q.b.

  3. Caro Vitor;

    É bom ler que o dia desportivo foi muito bem passado. Já fiz algumas provas na areia, é muito duro, mas muito compensador participar na beira da praia e é uma grande satisfação de terminar-mos!
    Também realizei uma meia de estrada en Leiden (www.marathon.nl ) este fim de semana, não me correu bem, mas desfrutei todo o ambiente.

    Meus parabéns
    Um abraço

    Jose Xavier
    http://josexavier1.blogspot.com

  4. Vítor,
    Foi uma excelente prova e o mais importante foi conseguido: o piso esteve plano na maior parte do percurso! Esse era o meu principal receio nesta estreia, mas a organização esteve perfeita nesse por…maior!
    Saudações desportivas

  5. Fia a do ano passado e foi muito bom.
    Estou a ver que a organização deste ano esteve ao seu nivel, isto é, ao melhor nivel.
    È uma prova sempre diferente das outras meias, o piso, o ar, a paisagem, e tudo o resto. Já para não falar no convivio.
    Espero que seja uma prova que continue, pois tem muito potencial.
    Claro que quem pense que pode fazer nesta porva um treino para a Ultra de Melides-Troia está enganada, pois a organização está sempre atenta a baixa-mar, para ser possivel estender o tapete.
    Abraços.

  6. Olá Vitor,
    Dia em cheio, começou na “Corrida” seguido pela “Patuscada”.
    Dia que vai ficar na memoria por algum tempo, ate ao próximo encontro, ;-).
    Foi um prazer revelo, a primeira vez tinha sido na Maratona do Porto, no pavilhão na altura do lançamento do seu livro.
    O Encontro foi mais que fenomenal, fantástico dia de sol junto ao mar que ajudou na confraternização entre “famílias”.
    Grande abraço
    Vitor Veloso

  7. Ola Vitor
    Foi otimo ve-lo no almoço dos bloggers, espero que para o nao faça uma visita a vila poema, onde dizem que Luis Vaz de Camões passou…..
    Ate breve ou ate ao proximo encontro.
    Uma abraço
    Nuno

  8. Olá Vitor
    elogios mais que merecidos a uma prova em que sou totalista e que tenciono continuar a fazer por muitos e bons anos.
    Foi um prazer ter tão ilustre comitiva da Invicta e arredores na Costa da Caparica.
    Abraço, bons treinos e tudo de bom para este excelente “Correr por Prazer”.

  9. Olá Vitor
    Foi um prazer conhecer-te pessoalmente.
    Espero encontra-te em breve numa corrida por aí.
    Se vieres ao Porto por alguma razão, avisa.
    1 abc

  10. Olá António
    No domingo ao olhar para si, fiquei a pensar o que quererá mais uma pessoa do que fazer aquilo que gosta e ter a sua família a apoia-lo a todo o tempo…
    O António é um felizardo e merece-o.
    Usufrua dessa felicidade correndo sempre por prazer.
    Cumprimentos para si e para as suas “meninas”.

  11. Olá Vitor,

    Pela primeira vez, tive a oportunidade e o prazer de o cumprimentar.

    Espero que estas oportunidades surjam mais vezes.

    Não posso deixar passar esta oportunidade sem lhe endereçar os parabéns pelo magnífico trabalho que aqui tem vindo a desenvolver.

    Abraço

    José Alberto

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES