Correr pelas praias da Costa da Caparica

Autor: Vitor Dias  /   Maio 17, 2010  /   Publicado em Crónicas
Tags: 21 km, areia, costa da caparica, meia maratona, o mundo da corrida

Correr pelas praias da Costa da CaparicaII Meia Maratona na Areia

Participar numa prova em que a organização é constituída por corredores, que tem um fórum que é o melhor fórum de corrida em Portugal, que tem uma vasta experiência neste mundo da corrida, será sinónimo de sucesso no que respeita a organização de provas?Desculpem alguma expectativa criada no primeiro parágrafo e o quase parecer que a resposta seria não, mas de facto a resposta é sim e por variadas razões. Organizar uma meia maratona na areia, já é por si só um atractivo dada a quase inexistência de provas com este tipo de traçado. Ora aliando isto ao sucesso que a mesma tinha tido na sua primeira edição, fez com que um número considerável de atletas (cerca de 400) tivessem acorrido à chamada da organização do Fórum do Mundo da Corrida.

Pela primeira vez participei numa prova onde de um único local se consegue ver todo o percurso. É curioso ver quanta distância percorremos e o que as ruas da cidade, curvas e subidas nos ocultam. Foi a minha décima meia maratona, fiz um tempo modesto mas foi talvez a meia maratona que mais prazer me deu. O trajecto é lindíssimo, fácil (quase sempre na areia molhada e portanto dura), o tempo esteve excelente e como já disse a organização a muito bom nível.

Sem cortes de trânsito para fazer e demais pormenores de uma chamada convencional prova, a organização soube o que realmente um atleta de pelotão gosta e precisa: abastecimentos líquidos e sólidos nos devidos locais, posto de controlo no retorno, apoio do público, simpatia na recepção aos atletas, bonitos prémios simbólicos, bebidas e alimentação no final com qualidade. Tudo isto fez com que a grande maioria dos atletas parecessem satisfeitos.

Leia também ...  Meia Maratona da Posta ao Bife

Por certo que a organização estará atenta a pormenores menos conseguidos que a meu ver foi o facto de haver muitas garrafas pelo chão (havia caixotes mas dada a larga extensão de areal não foram suficientes) e uma maior celeridade na entrega de prémios, fará com que tudo possa ser perfeito.

Parece-me ser uma prova ainda com um grande potencial de crescimento nos próximos anos e que sem dúvida de tornará num ponto de referência pelo menos a nível ibérico, dado que esta edição contou já com alguns atletas da vizinha Espanha.

Parabéns ao Mundo da Corrida e aos felizardos atletas que nesta prova participaram.

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Fyke

12 Comentários

    X