Amélia e Xavier – Atletismo

Autor: Vitor Dias  /   Maio 11, 2010  /   Publicado em Blogosfera Corredora, Mulher Corredora
Tags: amélia, blog, Blogosfera Corredora, xavier
Tempo de Leitura: 4 minutos

Amélia e Xavier - AtletismoAinda em Portugal, durante vários anos, pratiquei Luta Greco Romana, onde fui campeão nacional e participei em torneios internacionais. Quando cheguei à Holanda em 1981, ainda pratiquei a modalidade, mas 4 anos depois deixei.

Também ainda em Portugal, no meu clube o Grupo Desportivo de Runa, ( Torres Vedras)  onde praticava Luta Greco Romana, também tinhamos uma Secção de Atletismo, onde eu também fiz algumas provas, pois era algo que sempre gostei.

Por curiosidade participei, na 3a Meia Maratona da Nazaré, tinha eu por volta de 16 anos (já se passaram cerca de 34 anos!), e nesse dia fizemos um feito, tínhamos o atleta mais velho, o mais novo, e todos os atletas masculinos e femininos terminaram a prova. Grandes feitos!!

Depois de quase 20 anos, sem qualquer actividade desportiva, no final de 2005 pensei em recomeçar.
Após o verão desse ano entusiasmei-me e comecei a dar umas pequenas corridas com a Amélia no Zuiderpark (um dos parques da cidade de Haia). Já tinham passado cerca de 3 meses e li um anuncio no jornal da cidade que dizia:

Se queres correr o CPC ( City-Pier-City / meia maratona de Haia) vem até ao AV Sparta. É um clube de atletismo no Zuiderpark. Pensei,…. e porque não?! Afinal deve ser interessante!.

Comecei então, em dezembro de 2005 a treinar atletismo de estrada, no AV Sparta, 2 vezes na semana, tentei nessa altura que a Amélia também fosse entrar no clube, mas a opção dela foi de não entrar, porque poderia ser muito puxado para ela e talvez incompatível.

Até hoje não parei, só quando tive algumas lesões no inicio ( e foi sofrer muitas vezes), pois toda a musculação, teria de se adaptar à nova vida desportista. Nessa fase  perdi cerca de 13 kilos, o que foi  excelente e até hoje sinto-me muito bem.

Em fevereiro de 2006, ( 3 meses depois de ter recomeçado no AV Sparta) fiz uma primeira corrida de 15 km em Roterdão (Brugenlopen), com o tempo 1 hora e 22 minutos.
Entretanto em 25 de Março de 2006, realizei a ½ maratona de Haia ( CPC) com um tempo menos mau, de 2 horas e 03 minutos.

Esse foi o dia em que criei este nosso blogue, para desta forma contar os meus “feitos desportivos” e colocar umas fotos dessas provas. Eu  já tinha outro blogue sobre assuntos das comunidades portuguesas, e sempre estive ligado ao hobby da informática e de elaborar sites na internet. Estava eu longe de pensar, que passado algum tempo, começavam as visitas ao meu blogue, e de pessoas que começavam a deixar as suas mensagens.

Leia também ...  As Corridas de Fernando Rocha

Em Outubro de 2006, consegui convencer a Amélia, a participar num dia de Orientação que o AV Sparta organizava, tendo ela feito o percurso comigo. Desde esse dia até hoje também ela não deixou de treinar, e a participar em provas. A primeira prova dela foi a  21 de janeiro de 2007, 5km no AV Sparta.

Até agora já realizou muitas provas , tendo a 14 de Março de 2010, corrida a sua primeira meia maratona. Eu tinha-lhe prometido que a acompanhava toda a prova e fizemos 2horas e 08 minutos.

Este nosso blogue criou também algo de novo na nossa vida. Também já em Portugal fizemos amizades com pessoas ligados ao atletismo.  Criamos novas pontes de convívio, e com base nestes contactos, participamos na Corrida da Lagoa de Santo André, onde tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o Joaquim Adelino e a família, e também o Luis Mota e toda a família, e foi algo inesquecível.

Espero no próximo verão conhecer muitos outros pessoalmente, que sistematicamente, deixam palavras de amizade e carinho no nosso blogue.

Sou uma pessoa que há muitos anos (cerca de 30) estou ligado ao movimento associativo na Holanda e em Portugal, e sempre digo que o melhor que temos na vida é convíver, e praticar desporto para o nosso bem estar.

Em final de Fevereiro passado concluí o meu curso de treinador de atletismo e tenho treinado já alguns grupos do AV Sparta.

O nosso objectivo é continuar a fazer este desporto espetacular. Participar nas provas que pudermos e durante a semana manter-mos este ritmo de cada 3a e 5a feira, às 18;40 saímos de casa até ao clube, porque às 19 horas em ponto iniciamos os treinos, quer chova, quer faça vento, caso caia neve, caso existam temperaturas de calor ou negativas, há sempre treino. Existe uma coisa que os Holandeses nos podem ensinar desportivamente, A DISCIPLINA!

Ambos com 50 anos de idade, temos duas filhas ( Natacha 24 anos e Bianca 22 anos) que sempre estiveram ligadas ao desporto. Também desde crianças que fazem dança clássica e streetdançe. Estamos os dois muito felizes, em ter-mos a possibilidade de praticar o atletismo de estrada, e de conhecer-mos muitas pessoas, que tal como nós também fazem o mesmo desporto.

Esperamos em breve poder participar em uma das meias maratonas de Lisboa. Algo que acompanhamos pela televisão e nos deixa “àgua na boca” e um desejo enorme.

José e Amélia Xavier

Link do Blog: http://josexavier1.blogspot.com

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Fyke

7 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *