Meia-maratona de Lisboa com recorde do Mundo

Autor: Vitor Dias  /   Março 21, 2010  /   Publicado em Notícias  /   6 Comentários

O eritreu Zersenay Tadese bateu hoje, domingo, o recorde mundial da meia maratona, ao registar o tempo oficioso de 58.22 minutos na 20.ª edição da prova lisboeta, disputada entre Algés e o Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pela Baixa.

Tadese, que contava com o auxílio de três “lebres”, correu a prova quase toda sozinho e retirou 11 segundos ao anterior recorde mundial de 58.33, que pertencia ao queniano Samuel Wanjiru, conquistando assim um prémio de 50 mil euros.

O atleta eritreu terminou a prova com mais de um minuto de vantagem sobre os segundo e terceiro classificados, os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai.

A prova feminina foi ganha com grande à vontade pela queniana Peninah Arusei, com mais de dois minutos de vantagem sobre a etíope Askale Tafa, enquanto o terceiro lugar pertenceu à veterana portuguesa Fernanda Ribeiro, que tem 40 anos e foi campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta1996.

A corrida de elites, que contou com cerca de 100 participantes, começou em Algés, seguiu pelas avenidas da Índia e 24 de Julho até ao Campo das Cebolas, fazendo depois o percurso inverso, quase até ao Dafundo, onde deu a volta para terminar em Belém.

Cerca de 35 000 atletas populares participaram, por seu turno, na minimaratona, que teve início na Praça da Portagem e atravessou o rio Tejo pela Ponte 25 de Abril.

Fonte: Jornal de Notícias

Maratonas na Europa

6 Comentários

  1. Nelson Perneta 22 de Março de 2010 21:18

    Parece mentira,mas é verdade correr a meia-maratona em 58.22m.Não será que estes recordes,têm um preço a pagar a nível de saúde?Já todos nós sabemos que a alta competição não é nada salutar.Bom,como o famoso filosófo.-O que não me destrói,torna-me mais forte.Bons recordes a todos.

  2. Alfredo 23 de Março de 2010 0:39

    Olá, espero que não se importe de divulgar aqui um link para as fotografias que tirei e que disponibilizo para quem as quizer ver ou puxar. Não é uma venda é só para partilhar as fotos que fiz perto da rotunda de Algés. Parabéns pelo blog, passo cá varias vezes para saber noticias.

    http://picasaweb.google.pt/falcao.marta/

    AF

  3. Vitor Dias 23 de Março de 2010 8:22

    Olá Alfredo

    Disponha deste nosso espaço sempre que necessitar, os nosso leitores agradecerão. Tomei a liberdade de colocar um link para as fotos na nossa secção fotos de provas, identificando o autor das mesmas como Marta Lousada. Se assim não fôr, diga-me que eu altero.

    Cumprimentos

  4. Alfredo 25 de Março de 2010 0:26

    Muito obrigado Vitor, o autor sou eu, só usei o espaço da Marta porque são muitas fotos e o meu está quase cheio, mas é irrelevante por isso não precisa de alterar, fica tudo em familia.

    Costumo correr mas já por duas vezes troquei a corrida pela fotografia e também é uma perspectiva interessante apesar de ter compensações diferentes, gosto mais do final quando corro.

    A questão da divulgação das fotos é mais dificil porque não participo em nenhum forum de atletismo (como fazia no BTT) e gosto que as pessoas tenham acesso a elas.

    Mais uma vez obrigado
    Alfredo

  5. Vitor Dias 25 de Março de 2010 22:31

    Obrigado Alfredo.
    Avise-nos quando tiver fotos de provas. Todos ficaremos a ganhar.
    Cumprimentos

  6. jakeline 7 de Setembro de 2010 1:53

    eu amei essa historia me ajudou á fazer ou trabalho de educação fisica

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.