Maratonista – Uma forma de ser e de estar na vida

Autor: Vitor Dias  /   Março 09, 2010  /   Publicado em Blogosfera Corredora
Tags: blog, Blogosfera Corredora, Miguel Paiva

Maratonista - Uma forma de ser e de estar na vidaSimpaticamente, o Vitor Dias ofereceu-me um post no seu Correr por Prazer. Como é óbvio, vi logo aí a possibilidade de usufruir dos meus 15 minutos de fama que Warhol profetizou para todos, estavamos ainda no advento da sociedade mediatizada em que vivemos e a internet não passava de um sonho na cabeça de alguns generais americanos.

Foto: Em 2008 – Subindo a Av. da Boavista (Porto) e muito perto de me tornar maratonista

Bom, mas então o que é e quem é o Maratonista? A resposta está logo no post de abertura do blog:

Porque razão começo um blog sobre corridas? Procurando ser sintético e directo, diria que por 3 razôes:
– Porque gosto de atletismo;

– Porque gosto de correr;

– Porque quero de partilhar ambas as coisas.


Para além disso, vou procurar descrever, nos próximos meses, a minha preparação para a concretização de um objectivo que defini há muito tempo, mas que só agora decidi tentar concretizar: Correr uma Maratona.

O nascimento do Maratonista está umbilicalmente ligado a um objectivo bem concreto: correr uma maratona. Comecei a escrevê-lo em Abril de 2008, mas a decisão de correr a maratona tinha sido tomada aquando da edição da Maratona do Porto de 2007. Nessa altura, estava eu de férias no Algarve e, sabendo de um amigo que ia estrear-se na distância, dei comigo imaginar como é que ele se iria sair da “empreitada”. No dia seguinte à prova fui ao site da RunPorto ver os resultados e constatei que o objectivo de terminar tinha sido alcançado. Nesse momento pensei: “se ele conseguiu, porque razão não hei-se conseguir também?”

A partir daí comecei a recolher informação sobre o que implicava correr uma maratona, recorrendo bastante à internet. Nesse processo de busca tropecei com alguns blogs que passei a acompanhar. Recordo-me de me surpreender com a qualidade do blog da Ana Pereira, o primeiro de alguns dos quais  me tornei “cliente” habitual.

Leia também ...  Cidadão de Corrida

Ao ganhar consciência da dificuldade de preparar bem a maratona (até aí eu só treinava 3 vezes por semana e cerca de 120 Km/mês), decidi criar o blog como forma de partilha de ideias e de motivação, pois era, nessa altura, um corredor por conta própria e totalmente desintegrado de qualquer equipa ou grupo de treino.

Com o tempo fui criando ligações com outros blogs e conhecendo gente que partilhava dos mesmos interesses e objectivos. Com isso a minha motivação para treinar aumentava e a vontade de partilha também. O Maratonista acabou por tornar-se numa extensão de mim da qual não prescindo e que muito prazer me dá.

Aos leitores do Maratonista sinto o dever de deixar uma palavra de agradecimento, pois é reconfortante e muito motivador sentirmos que alguém se interessa por aquilo que partilhamos. A todos em geral deixo uma palavra de incentivo à prática da corrida e muito especialmente da maratona. Quem já correu pelo menos uma maratona sabe bem o significado que tem nas nossas vidas o momento de cruzar a linha de meta após semanas de intensa e aturada preparação e 42195 metros de prazer, sofrimento, partilha, companheirismo, sacrifício, esforço, dedicação, entrega, mentalização, força, garra e tantas, tantas outras coisas inesquecíveis!

Quando quiserem apareçam! O Maratonista garante actualizações, no mínimo, semanais e gosta de fazer sempre novos amigos!

Link para o blog: http://run-is-fun.blogspot.com

Miguel Paiva

Março de 2010

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Fyke

13 Comentários

    X