O Crato vai ser a Capital Mundial da Orientação

O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em parceria com a Câmara Municipal do Crato e a Federação Portuguesa de Orientação, organiza a IV Edição do Norte Alentejano O’Meeting (NAOM). Mário Zambujal e Fernanda Ribeiro aceitaram o convite para se tornarem os embaixadores do NAOM 2010, estando prevista a participação de mais figuras públicas no apoio à competição.

A prova vai decorrer nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2010 e diz respeito a um evento de Orientação Pedestre. A Vila Histórica do Crato, nomeadamente a Aldeia da Mata e a Herdade da Lage do Meio – Dia, vai ser o palco central da próxima edição da prova.

À imagem do que aconteceu nas edições anteriores da competição, a organização espera receber cerca de 350 atletas estrangeiros, oriundos de 20 países distintos. No total, a competição acolhe cerca de 1200 participantes. O evento desportivo de 2010 ganha especial relevo ao se apresentar como pontuável para o ranking Mundial, item que coloca o NAOM sob o olhar atento dos adeptos da Orientação a nível planetário.

Na edição de 2007, Ionut Zinca, da Roménia, foi o vencedor na prova masculina, ao passo que a finlandesa Riina Kuuselo venceu nos femininos. Em 2008, Crister Nygren, da Suécia, ganhou a competição masculina, tendo a companhia da portuguesa Maria Sá como ilustre vitoriosa da prova feminina. O evento em 2009 teve em Michal Smola e Eva Jureníkova, atletas da República Checa, vencedores de renome internacional. Além nos nomes referidos, o NAOM conta sempre com a participação dos melhores atletas nacionais, entre os quais jovens internacionais pela Selecção de Portugal.

Edição de Livro e concurso Fotográfico:

O evento não vive somente da vertente desportiva. A cultura tem sido cada vez mais uma aliada privilegiada. Após o lançamento da primeira edição na prova de 2009, com enorme sucesso, Joaquim Margarido prepara-se para apresentar o II Livro de Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting sobre a edição 2009. O evento apresenta mais uma novidade. O NAOM 2010 vai promover um concurso de fotografia que pretende motivar os participantes a descobrir e registar a beleza impar das paisagens portuguesas, pano de fundo do evento agora promovido.

Com as inscrições a decorrerem em bom ritmo, a pouco mais de um mês do evento, 118 clubes, 18 Países, 1 selecção nacional e 327 atletas estrangeiros já se encontram inscritos. Entre os favoritos, destaque especial para:

Femininos – Signe Soes, DEN (7ª orientista do ranking Mundial), Eva Jurenikova, CZE (17ª) e Julia Novikova, RUS (19ª), Seline Stalder, SUI (56ª)

Masculinos – Valentin Novikov, RUS (8º), Carl Waaler Kaas, NOR (11º), Baptiste Rollier, SUI (18º), Ionut Zinca, ROM (29º), Leonid Novikov, RUS (34º), Christian Hohl, SUI (35º) Wojciek Kowalski, POL (47º), Christian Cristensen, DEN (52º),  Mikkel Lund, DEN (56º), Oleksandre Kratov, UKR (62º) Wojciek Dwojak, POL (67º), Rasmus Soes, DEN (70º), Christian Nielsen, DEN (96º)

A prova é aberta a todos os que desejam desfrutar da Natureza no seu estado mais Puro. Se gosta de explorar a natureza e fazer percursos pedestres, se sente curiosidade em aprender Orientação, venha participar no NAOM. A organização disponibiliza monitores para o acompanhamento e ensino.

Programa:

17 de Fevereiro – Conferência de Imprensa de Apresentação do Evento – Crato

18 de Fevereiro – Orientação para as escolas – Crato

19 de Fevereiro – Lançamento do Livro Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting 2009- Castelo de Alter do Chão.

20 de Fevereiro – Prova de distância Longa – Aldeia da Mata

20 de Fevereiro – Prova de Sprint nocturno – Crato

21 de Fevereiro – Prova de distância Média – Lage do Meio Dia.

Visite o site oficial da competição! www.gd4caminhos.com/naom/2010/

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES