Aveia, cereal de campeões

Autor: Filipa Vicente  /   Fevereiro 13, 2010  /   Publicado em Alimentação  /   2 Comentários

Aveia, cereal de campeõesDesvalorizada durante muitos anos, utilizava-se apenas como alimento para animais, a aveia tem um perfil nutricional invejável. Fornece hidratos de carbono, vitaminas do complexo B e fibra, é uma excelente fonte de energia para os corredores de fundo. Saiba como tirar partido da sua riqueza nutricional e o que pode fazer por si.

Valor Nutricional

Energia

360Cal

Gordura

6g

Hidratos de carbono

68g

Fibra

7g

Dos quais açúcar

3g

Vitamina B1

0,27mg (20% DDR)

Proteína

14g

Vitamina B6

0,20mg (20% DDR)

Comparada com a maioria dos cereais de pacote, destaca-se pela riqueza em fibra apenas equiparado com o intragável e indigesto farelo de trigo e pelo baixo teor de açúcar e sódio. Tem um índice glicémico baixo e integral ou não, os seus flocos não têm açúcar adicionado.

Fibras moduladoras

Ao contrário dos cereais de trigo integral, a fibra da aveia é maioritariamente solúvel sendo as gomas as mais abundantes neste cereal.

Além de ajudarem a modular os níveis de açúcar e colesterol no sangue, têm uma acção reguladora do trânsito intestinal. No entanto, não são raros os que sentem efeitos laxantes drásticos quando comem aveia, para melhorar a tolerância podem deixar de molho durante 6 a 8horas ou cozer em água, dissolvendo e partindo assim a fibra.

Como utilizar?

A aveia pode ser utilizada em substituto ou complemento dos seus cereais habituais ficando a ganhar do ponto de vista nutricional. Combina bem com leite mas a sua estrutura fina obriga a uma menor quantidade ou pode optar pelo iogurte para uma refeição simbiótica: os probióticos do iogurte com a fibra (prebiótico) da aveia. Para uma flora intestinal saudável.

No entanto, pode ainda reforçar a sua ingestão de hidratos de carbono ao longo do dia. Adicione-a às sopas se quiser um reforço energético ou faça barras de cereais caseiras para os lanches.

Biscoitos de aveia e passas

Bons para levar para a prova como alternativa às barritas comerciais, não tem leite e pode ir diminuindo a quantidade de açúcar utilizado a gosto.

Ingredientes para 12 porções

  • 140g de Farinha de trigo
  • 100g Flocos de aveia
  • 110g Manteiga (sem sal)
  • 100g Açúcar (valor limite)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 8 colheres de sopa sultanas ou passas ou corintos
  • ½ colher de chá de fermento (Fermipan se possível)

Preparação

1.      Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2.      Misture a farinha, o fermento e os flocos de aveia.

3.      Separadamente bata a maior parte da manteiga com o açúcar e o mel até ter um creme.

4.      Junte-o à mistura anterior e amasse até ficar homogéneo.

5.      Unte um tabuleiro com um pouco da manteiga que sobrou e coloque pequenas porções da mistura anterior, achate um pouco com um garfo. Deixe alguma distância entre elas.

6.      Leve ao forno durante 15 a 20 minutos e deixe arrefecer.

Informação nutricional por porção: 31g Hidratos de carbono; 2g de Proteína e 9g de Gordura; 204Kcal.

2 Comentários

  1. Nelson Perneta 22 de Fevereiro de 2010 21:58

    Olá Dra:Filipa.Concordo plenamente,não há dúvida que aveia ocupa uma posição de relevo.A sua riqueza em sais minerais,tais como,fósforo,magnésio,cálcio.Tendo uma pequena questão a lhe fazer,sendo rica no seu nível nutricional,porque é contra-indicada para os doentes de reumatismo?há alguma verdade nisto? Meus sinceros agradecimentos.

  2. josé alberto 5 de Julho de 2014 22:18

    Tenho 60 anos e sempre pratiquei desporto, atualmente faço natação 2 vezes por semana e ao domingo vou para a mata do Choupal/Coimbra onde faço 1hora e 30mt. de corrida e exercícios. Um domingo faço45mt.a 50mt.+- de corrida e restante exercícios e alongamento, noutro menos corrida 30mt.+- e mais exercícios.
    Mas a minha pergunta vai para saber qual o pequeno almoço que aconselha, pois a maioria das vezes vou em jejum se bem que depois do esforço bebo agua e como uma peça de fruta e chocolate negro, em casa depois do banho como um iogurte magro com pedaços de fruta ao qual junto linhaça ou xia, será certo.

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*