...

Técnica de corrida I

Os exercícios de técnica de corrida são essenciais para manter uma passada regular e correcta, permitem uma aprendizagem técnica e até uma adaptação do sistema nervoso ao movimento de correr.

Pode realizá-los como complemento do aquecimento antes de começar a sessão mas sempre depois do aquecimento ou no fim de uma sessão de corrida a um ritmo confortável.

Os exercícios mais comuns de técnica de corrida podem ser feitos numa recta de 30 a 50m com piso regular, podendo também serem realizados na relva. Faça uma recta e regresse a trote lento. Progrida gradualmente no número de séries que faz de cada um e no seu grau de dificuldade.

1) Andar nos calcanhares. Consiste em dar pequenos passos apoiando apenas os calcanhares no chão. Faça com os calcanhares juntos e separados.

2) Andar nas pontas. Ao contrário do anterior, consiste em andar nas pontas dos pés mantendo os calcanhares levantados do solo. Faça com as pontas juntas e separadas.

3) Skipping. Consiste em correr levantando os joelhos ao nível da cintura ou um pouco mais altos. Numa fase inicial faça lentamente, podendo mesmo ajudar segurando a canela, progrida até percorrer a recta com skipping rápido.

4) Calcanhares no rabo. Corra flectindo a coxa de forma a bater com os calcanhares nos glúteos. Uma vez mais comece com a ajuda do agarre da parte baixa da canela e vá progredindo até fazer continuamente.

5) Corrida lateral. Corra lateralmente, mude a perna da frente a metade do percurso. Aumente a dificuldade alternando em cada dois passos a perna da frente e coordene o movimento dos braços com as passadas.

Fonte: Runner’s World Espanha

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

21 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.Em todos os tipos de corrida existe um padrão técnico básico que deve ser seguido em geral. Movimento dos braços,movimento das pernas,inclinação do corpo e táctica.Ao realizar corridas longas os braços são usados apenas para equilibrar o movimento das pernas. A cadência do movimento das pernas é mais reduzida do que usada nos sprints e o joelho não é tão levantado.A inclinação do corpo para a frente será inferior á usada nos sprints.A táctica e a determinação do melhor ritmo vão a par; Boas corridas

  2. Boa tarde,

    todas as indicações no site são extremamente úteis, facilitando a aprendizagem dos novatos na arte de correr (devagar).

    Gostaria de saber qual a técnica para a melhor ‘passada’, isto é, qual a parte do pé que deve contactar em 1.º lugar com o chão? Qual o impacto que deve existir ao nível do calcanhar?

    Obrigada,
    angela m.

  3. Viva.Dra.Filipa,permita-me dar uma pequena sugestão,a esta nossa visitante.Angela, a actuação correcta, dado que o calcanhar é a primeira zona a contactar com o chão e a perna da frente tem que estar levemente flectida, o que permite a absorção do choque e a execução de um movimento fluente e natural.Não se esqueça, devagar por que tenho pressa.Felecidades

  4. “o calcanhar é a primeira zona a contactar com o chão”?

    eu não sou muito experiente na corrida, mas só vejo gente (inclusive atletas de alta competição) a dizer para evitar o heelstrike, ou seja evitar apoiar 1º o calcanhar..

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES