...

Pernas para que te quero

Pernas para que te queroCrónicas de um dependente da corrida

OS PASSOS DAS PERNAS.

As férias do Verão de 2001 tinham acabado. Os efeitos nefastos de alguns anos de sedentarismo começavam a dar sinais, sentia-me pesado, cansado e com pouca energia! Tinha prometido a mim mesmo que na ‘rentrée’ iria começar a fazer exercício físico. Na juventude cheguei a dedicar algum do meu tempo à prática desportiva, nunca fui excepcional em nenhuma modalidade em concreto, no entanto dava uns toques naquelas em que me metia. Quanto à corrida, apenas tinha praticado em criança, no ciclo preparatório, quando se disputavam os campeonatos de corta-mato entre as escolas da região.

Primeiro, pensei em frequentar o ginásio, cheguei mesmo a visitar alguns para ver as instalações, mas depressa abandonei a ideia! Não me estava a imaginar num espaço fechado a ‘puxar ferro’ nas máquinas de musculação, a pedalar numa bicicleta sem sair do lugar ou mesmo a ter aulas de ginástica. Sou um animal que não gosta de estar preso, preciso de sentir o ar livre na cabeça!

Um dia, ao fim da tarde, vesti uns calções, calcei umas sapatilhas e fui até ao Parque de Lazer das Taipas, para umas corridinhas. Corri 30 minutos a um ritmo muito lento e apesar do evidente cansaço, regressei a casa visivelmente satisfeito! Como gostei da experiência comecei a repeti-la, dia sim, dia não, fui aumentando gradualmente o tempo de corrida e consequentemente o grau de satisfação ia também aumentando. Nessa época não havia muitas pessoas a correr, só de vez em quando é que encontrava alguém para partilhar a corrida e dois dedos de conversa. Durante algum tempo foi essa a minha rotina de final de dia, até que volvidos 3 meses, mais leve, com muito mais vitalidade e sentindo os benefícios do treino, corria já cinco dias por semana, durante uma hora!

Assim, comecei a gostar de corrida!

Em meados de Fevereiro do ano seguinte estava no sofá sossegadamente a ver televisão e reparo que estão a anunciar a Meia-Maratona de Lisboa – ‘junte-se aos milhares de pessoas e venha atravessar a ponte 25 de Abril a correr!” – era o desafio lançado. Naquele momento decidi ir à capital experimentar aquela sensação e estrear-me nas corridas!

No dia 24 de Março de 2002, numa linda manhã de sol, com 40 anos acabados de festejar, estava na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril, no meio de uma multidão, para a minha primeira corrida em termos competitivos! Claro que a maioria das pessoas estavam ali para fazer apenas os 8 kms da ‘mini’, mas eu iria lançar-me à distância de meia-maratona! Foram 21 kms de puro prazer, satisfação e alegria por ter descoberto a corrida como modalidade desportiva. Concluí a prova em 1h34m38s, o que para um debutante não foi nada mau!

Assim, comecei a ficar dependente da corrida!

Depois, aos domingos, de quinze em quinze dias ou uma vez por mês, lá estava eu à espera do tiro de partida para mais uma corrida e, como é fácil de perceber, tinha já desenvolvido uma grande apetência por meias-maratonas. Passei a correr todos os dias, fizesse chuva ou sol, o grupo de atletas de lazer foi crescendo cada vez mais e fundamos um clube – NAT-Núcleo de Atletismo das Taipas – que rapidamente criou um enorme movimento em volta da corrida que atraiu algumas dezenas de pessoas para a sua prática.

Na internet, através de sites, fóruns de atletismo e blogs de atletas do pelotão, fui aprofundando os meus conhecimentos de corrida, aprendi métodos e organizei planos de treino que, para além de ser postos em prática por mim, eram também adoptados pelos meus companheiros.

Assim, comecei a fomentar a paixão da corrida!

No distante ano de 2004 e contando já com uma dúzia de meias-maratonas nas pernas, estava em condições de me aventurar na prova rainha do atletismo – a maratona. Em boa hora a cidade do Porto acolheu a mítica corrida e a minha estreia! Por esta altura comecei a acompanhar mais de perto os blogs onde escreviam de tudo um pouco acerca dos 42 kms e 195 mtos – a preparação e o treino, o medo e a superação, o prazer e a emoção, a decepção e a glória!

Como maratonista, e além de contar com a participação nas seis edições da Maratona do Porto, foi também nesta distância que me internacionalizei em Roterdão e em Sevilha. Quando corremos uma maratona damos outra dimensão ao que é ser atleta do pelotão!

Assim, comecei a escrever sobre o maravilhoso mundo da corrida!

José Capela

Endereço do blog: http://pernasparaquetequero.blogspot.com

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

11 COMENTÁRIOS

  1. Grande Capela

    Quem diria que em meia dúzia de anos, tínhamos um atleta desta nível ?! O gosto pela modalidade que tão bem descrito aqui fica, levaram a progressos de fazer inveja a um “chavalo” de 20 anos.
    Parabéns amigo Capela e continua com o mesmo empenho na Corrida, mobilizando a rapaziada da área que, segundo as “estatísticas” alcançou o maior número de maratonistas por km2.
    O “Pernas para que te quero” é um blogue de visita obrigatória, para se ter na lista de favoritos.

  2. Grande Capela.
    Merecidíssimo destaque, aqui no correr por prazer, deste amigo nosso da blogolândia, que encontro amiúde nas provas, no início e no fim, quero eu dizer, que este tipo tem na primeira meia o tempo que é o meu recorde 😉
    Um grande abraço a ti, e ao Vitor por se ter lembrado do teu blog.

  3. Viva,

    O “Pernas para que te quero” foi um dos blogs que me inspirou a criar o meu próprio blog.
    É um excelente espaço reconhecido além fronteiras, para além da também reconhecida qualidade atlética do Capela que impressiona pela regularidade.

    Um abraço para ele

    Mark Velhote

  4. Olá Amigos!
    Este é um espaço que visito com regularidade.
    José capela está de parabéns pelo desempenho individual e também pela dinamização da sua equipa.
    Votos do maior sucesso para as pernas.
    Luís Mota

  5. Parabens Capela.
    Como teu disciplo nestas andances, venho por este meio agradeçer todo o trabalho que tens tido fortalecer esta familia única que é o NAT. Quanto a mim, afastado dos asfalto por forças maior, não vejo a hora de voltar a sentir a brisa matinal das 6.30 da manha. Haja pernas…para que te quero.

  6. MUITOS PARABENS AO CAPELA. AINDA NO ULTIMO FIM DE SEMANA O VI EM VIANA E IA COM UM BOM RITMO,QUE SINCERAMENTE ME FEZ INVEJA:).LOL.. DADO O FACTO DE EU TER 25 ANOS E NAO CONSEGUIR ACOMPANHA-LO NEM SEQUER DURANTE 1KM. ESPERO ALGUM DIA CONSEGUIR TER A SUA FIBRA, RODAGEM E PERNAS. DESCONHECIA QUE TINHA UM BLOGUE,CONTUDO A PARTIR DE HOJE VOU ENRIQUECER AINDA MAIS A MINHA “ENCICLOPEDIA DE CORREDOR” VISITANDO-O ASSIDUAMENTE. CUMPRIMENTOS

  7. Viva

    Só não percebo porque dizem que o Capela corre assim tanto. Eu e o Meixedo, em Viana, conseguimos perfeitamente acompanhá-lo e sem grande esforço. Até íamos a conversar e tudo. Está certo que quem viu vai dizer que foi durante o aquecimento, mas isso são desculpas 🙂

    Um grande abraço ao Capela e obrigado por partilhar connosco a sua paixão que afinal é a de todos nós.

    VD

  8. Caro.Capela,o amigo é um verdadeiro vencedor,com quase meio século de vida,com milhares de Kms nas pernas.Infelizmente não o conheço pessoalmente,mas dá para perceber que estamos diante de um senhor do atletismo.Muitas felecidades e motivando esta juventude que bem precisa

  9. O blog do Capela é de leitura obrigatória para quem gosta de correr e de corridas. A sua visão muito particular das provas e a forma entusiasta como descreve as suas prestações são excelentes!

    abraço
    MPaiva

  10. Existem meia duzia de blogs que quase todos os dias procuro acompanhar e este é um deles “pernas para que te quero” gosto particularmente quando o capela fala dos seus treinos e tempos, são para mim um barometro para os meus proprios pois o objectivo de progressão e o prazer de bater recordes acompanha nos os 2 , grande abraço capela

    paulo martins

  11. Lembro-me bem do nascimento das “Pernas” que eram para ser “Barriga”… (Lembras-te Zé?)

    É bom ver um amigo assim reconhecido, e ao mesmo tempo ver que ao dar-se desta forma na escrita, ele está também a ganhar.

    Um grande beijinho para o Capela e também para o Vitor, que divulga a Corrida de uma forma fantástica.

    Continuação do bom “trabalho” para ambos.

    Ana Pereira

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES