...

S. Silvestre de Gaia teve prolongamento

Participei hoje pela terceira vez consecutiva na S. Silvestre de Vila Nova de Gaia e vim de lá insatisfeito. Apesar de ser uma prova onde as condições geográficas a poderiam tornar num evento verdadeiramente emblemático, a organização não esteve à altura e aqui fica o meu descontentamento, que acaba por ser o de muitos que hoje ali se deslocaram.

Apesar de sermos amadores, gostamos de ser respeitados e de ver as organizações cumprirem com os seus deveres de organizadores. Nós cumprimos com a nossa parte, pagamos e comparecemos e cada vez mais vemos descontentamentos aquando das participações em provas.

Já não se usa ver provas sem controlo por chip. Todos sabemos dos batoteiros e todos sabemos das incorrecções nas classificações sem esta tecnologia. Já é quase vulgar. Em Gaia não.

A prova de hoje estava marcada para as 17h00. Quando lá chegamos fomos informados que afinal iria ser às 17h30. Se há provas para miúdos e desfiles de Pais Natal, isso deveria ter sido avisado antecipadamente. No meu caso, fui a correr de casa, fazendo desde logo o meu aquecimento e quando lá cheguei, tive que esperar pelo início da prova, meia hora depois. Ora se a prova começou mal, mal acabou. Os anunciados 10 Km, acabaram por ser 10.840m no meu relógio com GPS, distância análoga a outros colegas que também correram. Mas não era necessário ter relógio, foi a primeira vez que se veio dar a volta perto da Ponte Luiz I por duas vezes.

Confesso que fiquei extremamente chateado porque após 2 anos de corrida, resolvi apostar em fazer o meu melhor aos 10 Km, e de facto fiz, embora na classificação oficial irei aparecer com o tempo de 10.840m.

É certo que é pouco importante os tempos ou classificações que obtemos, mas é um desrespeito para quem corre. Abordei um elemento da organização acerca do assunto, até lhe mostrei a distância no relógio e ele disse que estava errado, que o percurso tinha realmente 10 Km. Pelos vistos estavamos todos mal, menos a organização. Cem ou duzentos metros ainda se admite, agora quase 1 Km…

Se não corremos para tempos ou classificações, também não corremos para os prémios ou ofertas simbólicas, mas ao chegar a casa, ao ver o saco de oferta, vi o quanto fraquinho era: uma garrafa de água de 33cl, uma T-shirt fraquinha que mais não é do que um estampado de patrocinadores e um azulejo não menos fraquinho do que a T-shirt. Valeu-nos ao menos o já célebre chazinho quentinho e a fatia de bolo-rei no final.

Senhores organizadores da S. Silvestre de Vila Nova de Gaia, sejam mais profissionais, para que no próximo ano esta prova seja bem melhor. Aproveitem o magnífico trajecto que têm para que esta seja uma das melhores provas de fim de ano do país. Nós lá estaremos na esperança de ver melhorias.

Classificações desta prova

Fotos desta prova (da autoria de Jorge Dias)

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

12 COMENTÁRIOS

  1. O meu gps deu 10.853m, amigo Vitor. Andaste a cortar caminho, porque fizeste menos 13m que eu 😉
    Bom, salvou-se de facto o já tradicional cházinho e bolo rei que sabe sempre muito bem e que é oferecido a todos os estrangeiros e, imagine-se, também aos portugueses.
    Um abraço e até logo na daqui da Imbicta.

  2. olá,

    Nunca participei na S. Silvestre de Gaia, mas o meu descontentamento para com esta prova, prende-se com o facto de ser tão proxima da S. Silvestre do Porto, na qual sou assiduo. Se calhar se a colocassem no fds antes ou depois, haveria mais gente a correr, eu por exemplo.

    Boa corrida para logo.

    Abraço e boas entradas

  3. Boas a todos,

    Eu também participei na 7ª S.Silvestre de V.N.Gaia e confirmo o que foi relatado pelo Vitor na INTEGRA!!!
    Tenho um NDRIVE e a obtive uma distância total de 10840mts!
    Estes 840mts a mais seriam facilmente anuláveis se a organização não inventasse!
    Bastaria que tanto no inicio como no fim da prova aqueles retornos perto da ponte D.Luiz não existissem.
    Além de se conseguir cortar distância excedente permitiriam que tivessemos uma partida MUITO mais pacifica porque no retorno inicial era o salve-se quem puder…enfim após 7 provas vamos ver se para a próxima aprendem com os erros porque é uma prova com um trajecto muito bom,ideal para quem quer melhorar marcas aos 10.000mts.
    Já agora fiz 42m52s nos 10840mts.
    Boas entradas e Excelentes Saídas a todos.

  4. Pois é Vítor, também fiquei chateado porque penso que brincaram com o nosso esforço.
    Valeu mais um pedido de um patrocinador do que o respeito devido por aqueles que fazem a prova, porque segundo se constou no local, foi a pedido de um SR. da GaiAnima, dizendo que assim se via mais animação na rua.
    A ser verdade é muito mau…
    Quanto à organização (ou será desorganização?), se não mudar rapidamente a sua forma de actuar, tenho a certeza que uma prova que tem tudo para se tornar numa das melhores do país, quanto mais não seja pelo percurso, que é belíssimo, vai acabar por definhar, porque depois da falta de respeito pelos atletas que ontem ostentou, muitos não mais lá colocarão os pés.
    Esperemos pelo próximo ano…
    Já agora aproveito para desejar um ano de 2010 cheio de sucessos pessoais, profissionais e desportivos a todos quantos fazem deste local um ponto de encontro.
    Bem hajam!

  5. Olá Jorge Branco

    Tive a oportunidade de ler a crónica da Maria e gostei do que li. As nossas opiniões diferem no que respeita aos prémios de participação. Opiniões são assim mesmo, uns têm umas e outros têm outras. No que respeita à distância da prova, parece não haver qualquer dúvida.

    Cumprimentos e boas corridas para 2010.

    Vitor Dias

  6. Olá Rui

    Obrigado pela companhia que me fizeste durante praticamente toda a prova. Foi com a tua ajuda que consegui bater o meu recorde pessoal.

    Boas corridas para 2010, provavelmente noutras paragens…

    1 abraço

    Vitor Dias

  7. Olá Vitor Dias.
    Grato pela sua resposta.
    Concordo que devia haver rigor na medição das provas.
    O mais certo é a prova não ter sido medida por um técnico credenciado e ter tido a respectiva homologação oficial. Provavelmente também tem a ver com as verbas que isso implica mas posso estar a dizer uma grande asneira.
    Quanto as diferenças de comentários e apreciações da prova, que são saudáveis, só achei curioso o facto sem pretender alimentar polémicas.
    Não fiz a prova nem tenho nada a ver com a organização da mesma e vivo abem longe de Vila Nova de Gaia.
    Um bom ano cheio de quilómetros felizes.

  8. Olá Jorge

    Agradeço o seu comentário, o qual achei bastante pertinente. Espero contar com mais comentários seus no ano que aí se avizinha.

    Boas corridas e uma vez mais obrigado.

    Vitor Dias

  9. Fiquei radiante com o percurso desta S. Silvestre de Gaia, quase plana, trânsito cortado, paisagem magnifica, era só carregar no acelarador.Quanto á distância, para mim se tem 10 ou 11 Km, é igual, pois eu só suei a camisola desde que dobrei, bom mas eu sou um atleta de lazer e que demorei 47’… Quanto ao terminar da corrida se sepudesse evitar aquele retorno devido ao pavimento irregular do paralelo seria bom. À organização não tenho nada apontar, para mim estão de parabens. A todos desejo um bom ano.

  10. concordo plenamente que duas s. silvestres no porto e gaia e dois dias seguidos é descabido.
    porreiro seria ligar o porto e gaia numa só prova.
    passar para gaia pela ponte d.luis e voltar para o porto pela infante. seria um percurso fantástico.
    mas a logística seria talvez complicada.
    independentemente disto o que interessa é correr, a todas as velocidades: depressa, depressinha, devagar, devagarinho e até mesmo a caminhar.
    boas entradas a todos os desportistas
    isaac

  11. Foi a primeira vez que participei.Julgo que a mesma merece um bom trajecto. Para que ter mais 870m? Porque não terminar na recta da meta, sem ter que ir lá cima e fazer o retorno. A organização esquece que a maior parte dos participantes, já corre com GPS para controlar tempos/frequencia cardiaca e distância. É desagradável para quem vai à espera de correr 10Km e tem que fazer + 1Km. Pede-se uma próxima correcção. O melhor é sem dúvida o chá final, parabéns por este prémio.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES