Congresso Internacional da Corrida ’09

Autor: Vitor Dias  /   Dezembro 03, 2009  /   Publicado em Notícias  /   3 Comentários

Corrida, saúde e lazer, treino de alto rendimento, formação desportiva e aspectos médico-desportivos da corrida são os 4 grandes tópicos deste congresso que decorrerá no próximo fim de semana na Faculdade de Desporto na Universidade do Porto.

O Professor Paulo Colaço inúmera-nos alguns aspectos relevantes para sobre este Congresso:

1.  Reforçar a importância do Programa Nacional de Marcha e Corrida, para a nossa modalidade. O envolvimento das autarquias neste projecto, poderá dar-nos inúmeros retornos a vários níveis que não podemos desperdiçar. Parece-nos por isso fundamental que todos nós estejamos presentes no primeiro bloco de modo a darmos força ao projecto, percebermos como o podemos utilizar e que proveito nos pode dar. É decisivo que todos entendam o que se está a desenvolver para que o envolvimento de todos incluindo clubes possa ser crescente. No Congresso perceberão muito bem os caminhos que este Programa vai seguir e de que forma o Porto Runners se pode inserir nele.

2. No bloco de Alto Rendimento, teremos entre nós o treinador brasileiro Carlos Cavalheiro. Este treinador é um dos responsáveis técnicos da equipa de treinadores da Aspire, que não é mais do que uma Academia de Excelência Desportiva no Qatar. Trata-se de um treinador de larga experiência que conhece bem várias facetas da modalidade, desde o Alto Rendimento à excelente ligação com a formação de jovens talentos com vista ao Alto Rendimento. A facilidade linguística será ainda uma mais valia, num momento que devemos todos aproveitar ao máximo.

3. No domingo, dia 6, teremos logo pela manhã um debate com alguns de nós sobre a formação desportiva, nomeadamente a ligação dos jovens que praticam atletismo na escola e os clubes. Iremos ainda apresentar o que de melhor possamos trazer de uma importante conferência de treino com jovens com vista ao Alto Rendimento que vai ter lugar na Finlandia precisamente no fim-de-semana anterior. Teremos ainda apresentações que abordam o treino em altitude, abordagem sobre as diferenças entre europeus e africanos e uma intervenção do Dr. André Moreira sobre o controlo da Asma em corredores de Alto nível.

Poderão aceder ao programa e às inscrições no seguinte link.

3 Comentários

  1. Fernando Andrade 3 de Dezembro de 2009 9:30

    Muitíssimo interessante este Congresso. Só tenho pena que, tal como no ano passado, ele se tenha realizado na mesma data da Maratona de Lisboa.
    Abraço.
    FA

  2. Nelson Perneta 3 de Dezembro de 2009 22:45

    Há grande Porto.Vocês são uma nação,meus cumprimentos

  3. Paulo Rodrigues 6 de Dezembro de 2009 22:52

    Estive lá ontem de manhã!
    Realmente o Prof.Paulo Colaço é um grande profissional e um grande estudioso(a Vanessa Fernandes escolheu muito bem!).
    O projecto “Plano Nacional de Marcha e Corrida”, é ambicioso,mas se resultar vai trazer muitos benefícios a quem,como nós,anda a correr por prazer.
    Abraço
    Paulo Rodrigues

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*