Reforce as suas defesas

Autor: Filipa Vicente  /   Outubro 10, 2009  /   Publicado em Alimentação
Tags: açafrão, alho, Alimentação, cebola, defesas, germen de trigo, iogurte, mel, nutrição, peixe, Vitamina C

No Inverno são frequentes as gripes e constipações que afectam bastante o seu bem-estar e podem sacrificar alguns treinos. Reforce as suas defesas com alguns cuidados à mesa para tirar maior partido do poder estimulante do exercício na imunidade.

3 Hábitos saudáveis

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada de acordo com as suas necessidades nutricionais, ajustadas ao objectivo, ao peso corporal e ao treino que está a fazer.
  • Não negligencie a proteína. É frequente os atletas apostarem nas fontes de hidratos de carbono e sacrificarem o teor proteico da sua alimentação. Procure incluir 2 a 3 porções de leite e derivados e pelo menos 4 porções de carne e equivalentes todos os dias.
  • Fuja da monotonia. Procure variar tanto quanto possível os alimentos e a forma dos confeccionar, assim consegue fornecer uma grande diversidade de nutrientes ao seu organismo.

Protecção garantida

Não existe uma fórmula mágica mas alguns alimentos podem ajudar bastante a reforçar a função imunitária e capacitar melhor o organismo para reagir contra agentes externos prejudiciais.

  • Verdes e coloridos. Os hortofrutícolas são ricos em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres formados durante o esforço físico e devido ao stress e à poluição. Coma 2 a 3 peças de fruta por dia e pelo menos 2 chávenas almoçadeiras de hortícolas.
  • Iogurte. Reforça e repõe a sua flora bacteriana intestinal, a primeira barreira à entrada de patogénicos e uma importante defesa contra a formação de compostos carcinogénios. Procure comer pelo menos 1 iogurte por dia.
  • Mel. Tem uma série de compostos com acção antioxidante e estimulantes do sistema imunitário, além de ser uma forma de adoçar muito mais saudável do que o açúcar de mesa. Inclua 1 colher de sopa diária.
  • Peixe. Os ácidos gordos polinsaturados da família dos ómega 3 têm uma série de acções protectoras no organismo, entre outras são anti-inflamatórios. A febre, a dor muscular e outras doenças têm uma componente inflamatória significativa. Procure alternar entre carne e peixe nas suas refeições principais, sobretudo peixes de água fria (salmão, sardinha, cavala).
Leia também ...  Corro logo... roo um dióspiro

Suplementos de luxo

Todos ao alcance do supermercado mais próximo.

  • Alho e cebola. São ricos em compostos organosulfurados, que lhes dão o jeito característico, com acção antibacteriana e antiviral. Utilize ao natural e picado ou nos cozinhados.
  • Açafrão. É rico em curcumina, um composto com acção anti-cancerígena mas também um forte estimulante da imunidade.
  • Gérmen de trigo e Levedura de cerveja. São excelentes fontes de vitaminas do complexo B, essenciais nas reacções metabólicas mais importantes do corpo humano. 1 colher de sopa de cada nos cereais ou num batido.

Toque final

Mantidos estes cuidados, se tem especial tendência para sofrer de pequenas constipações logo que a temperatura desce, reforce as suas protecções:

  • Equinácea. Rica em flavonóides e óleos essenciais com várias acções protectoras no organismo. 500mg a 1g/dia.

Vitamina C. Essencial na acção do sistema imunitário e um antioxidante por excelência. 1g/dia

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Rede Nacional de Cicloturismo

Comentários encerrados.

X