Ser federado

Autor: Vitor Dias  /   Julho 12, 2009  /   Publicado em Notícias  /   17 Comentários

A grande parte dos atletas de pelotão, assustam-se com a possibilidade de serem federados, deixando sempre a impressão que ser federado se trata de coisa de profissionais. Eu penso que não e direi o porquê.

A meu ver, ser federado tem duas grandes vantagens para os atletas de pelotão: ter seguro desportivo e “obrigar-nos” a fazer testes médicos feitos anualmente. Para ser federado terá que se dirigir ao Centro de Medicina Desportiva da sua área e contra o pagamento de 12 Euros, terá acesso a uma consulta médica, uma micro-radiografia e a um electro-cardiograma. Se tem mais de 35 anos, deverá levar análises clínicas e o resultado de uma prova de esforço. Se estiver tudo bem, ficará apto e a partir daí basta dirigir-se à Federação Portuguesa de Atletismo ou a uma delegação distrital e solicitar o seu ingresso como atleta federado.

Todos sabemos os riscos que corremos ao correr nas ruas e os perigos a que estamos sujeitos quase a cada passo que damos. Ao ser federado, terá um seguro desportivo que cobrirá eventuais acidentes que possam surgir, com os inevitáveis problemas físicos e materiais a que o mesmo possa acarretar. Por estas razões, penso que por um valor monetário bastante reduzido, poderá ser uma boa opção federar-se até porque em provas organizadas pela federação, os atletas federados ficam isentos de pagamento nessas provas, o que até acaba por ser vantajoso monetariamente.

Run Summit

17 Comentários

  1. Ricardo Santos 12 de Julho de 2009 11:50

    Boas,

    Depois de 6 anos a correr, foi algo que ja pensei faze-lo várias vezes. Tenho curiosidade em saber qual é o custo de pagar a incrição na federação?

    Obrigado

  2. Roberto Machado 12 de Julho de 2009 13:44

    O preço da insrição depende da Associação de Atletismo do teu distrito.

  3. Nuno Sá Lima 13 de Julho de 2009 22:51

    Boa noite Vitor.Mais uma pessoa a pensar correctamente. Ser federado só trás vantagens pelas razões que mencionou.Mais beneficios e menores gastos.Penso que são motivos mais que suficientes…

  4. Ricardo Santos 15 de Julho de 2009 1:26

    Referia-me a Associação de Atletismo do Porto.
    Posso federar-me e participar nas provas, apenas por diversão, ou é preciso ir a todas?

  5. Vitor Dias 15 de Julho de 2009 8:17

    Olá Ricardo

    Eu sou federado na Associação de Atletismo do Porto. Não há qualquer obrigatoriedade na participação de provas. Continuas a fazer a tua “vida normal”.

    Cumprimentos

  6. Fábio 19 de Setembro de 2010 16:23

    Boas, se eu me federar posso vir a participar em provas a nivel nacional e internacional?

    Posso tambem ter um clube interessado em mim (participando nas provas) , e poder fazer do atletismo, profissao?

  7. Vitor Dias 20 de Setembro de 2010 19:08

    Olá Fábio

    Para seres um atleta de renome nacional e internacional “só” tem que ser um grande atleta. Assim sendo, não faltarão clubes interessados no seu trabalho. Não será o facto de ser federado que o irá tornar num grande atleta e pertencer a um grande clube, aliás, o mais comum, é o clube tratar de inscrever o atleta na federação.

    Cumprimentos

  8. Fábio 20 de Setembro de 2010 19:29

    Muito obrigado pela resposta.
    Espero que me possa responder a mais perguntas (quando as tiver).
    Muitos Cumprimentos.

  9. Isabel 11 de Abril de 2011 21:30

    Oi eu gostava de ser federada na FPT. Mas ainda só pratico ténis à um ano e meio, por isso gostaria de saber se o posso fazer?

    Obrigada!

  10. Joaquim Fernando Alves Pereira 27 de Outubro de 2011 23:32

    Gostava de saber se ser federado em atletismo me dá acesso, a entrar numa pista, sem qualquer requesitos, ou tenho que obedecer ás normas internas que existem, quando vou pedir a autorização para treinar. Por exemplo eu resido na Póvoa de Varzim, sou federado na associação de atletismo do Porto, e desloquei-me à pista do estádio municipal da Póvoa Varzim, e informaram-me que para teinar na pista não basta ser federado tenho que pedir uma autorização por escrito ao vereador da Câmara local do desporto para ser autorizado ou não. Gostava de saber o que tenho de fazer.

  11. elder norberto 19 de Dezembro de 2012 1:54

    Bom dia meu nome e elder francisco norberto tenho interresse em fazer teste
    tenho videio no YOU TUBE caso haja e interresse favor contatar
    o linck do video KIBEJAMILE

    GRATO !

  12. edyberg 20 de Maio de 2013 21:15

    como eu faço para ser federado por favor.obrigador

  13. Vitor Dias 13 de Junho de 2013 9:36

    Olá Fernanda

    Contacte a Associação regional da sua área de residência.
    Ver http://www.fpatletismo.pt/ em Federação / Associações Regionais.
    Eles vão dar-lhe todas as informações ma so essencial está no artigo acima.

    Cumprimentos

    Vitor Dias

  14. Dieggo Alexsandro Costa 12 de Agosto de 2014 4:10

    Eu quero muito ser jogador de futebol, preciso ser federado pra ai sim poder abrir as portas pra mim e sim correr atrás do meu sonho,sou brasileiro e não vou desistir,jogo desde garoto nunca tive problema muscular ou de saude em si.Mais um problema que todos nos brasileiros passamos a falta de oportunidade e dinheiro, tenho 25 anos e acho que ainda dar tempo ate porque tenho fisico corro bem e jogo bola toda semana tenho ate alguns contatos no mundo futebolista mas por não me conhecer direito um se chama David ( Bill ) atualmente ele mora na Suiça e não pode me dar atenção aqui no Brasil pesso uma chance de mostrar o meu Futebol, por favor a pessoa que ler essa mensagem só pesso um pouco de atenção que não vou decepcionalo pode acreditar. Meu nome e Dieggo Alexsandro Costa. Jogo de Meia Armador (muita visão de jogo) e Meia Atacante.

  15. gabriel pereira da silva 30 de Outubro de 2015 12:15

    eu sou perna direita meio campo tenho 12 anos

  16. leo 4 de Março de 2018 18:19

    um atleta federado fica preso ao club e não pode atuar por outra equipe?

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.