...

Ser federado

A grande parte dos atletas de pelotão, assustam-se com a possibilidade de serem federados, deixando sempre a impressão que ser federado se trata de coisa de profissionais. Eu penso que não e direi o porquê.

A meu ver, ser federado tem duas grandes vantagens para os atletas de pelotão: ter seguro desportivo e “obrigar-nos” a fazer testes médicos feitos anualmente. Para ser federado terá que se dirigir ao Centro de Medicina Desportiva da sua área e contra o pagamento de 12 Euros, terá acesso a uma consulta médica, uma micro-radiografia e a um electro-cardiograma. Se tem mais de 35 anos, deverá levar análises clínicas e o resultado de uma prova de esforço. Se estiver tudo bem, ficará apto e a partir daí basta dirigir-se à Federação Portuguesa de Atletismo ou a uma delegação distrital e solicitar o seu ingresso como atleta federado.

Todos sabemos os riscos que corremos ao correr nas ruas e os perigos a que estamos sujeitos quase a cada passo que damos. Ao ser federado, terá um seguro desportivo que cobrirá eventuais acidentes que possam surgir, com os inevitáveis problemas físicos e materiais a que o mesmo possa acarretar. Por estas razões, penso que por um valor monetário bastante reduzido, poderá ser uma boa opção federar-se até porque em provas organizadas pela federação, os atletas federados ficam isentos de pagamento nessas provas, o que até acaba por ser vantajoso monetariamente.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

18 COMENTÁRIOS

  1. Boas,

    Depois de 6 anos a correr, foi algo que ja pensei faze-lo várias vezes. Tenho curiosidade em saber qual é o custo de pagar a incrição na federação?

    Obrigado

  2. Boa noite Vitor.Mais uma pessoa a pensar correctamente. Ser federado só trás vantagens pelas razões que mencionou.Mais beneficios e menores gastos.Penso que são motivos mais que suficientes…

  3. Referia-me a Associação de Atletismo do Porto.
    Posso federar-me e participar nas provas, apenas por diversão, ou é preciso ir a todas?

  4. Olá Ricardo

    Eu sou federado na Associação de Atletismo do Porto. Não há qualquer obrigatoriedade na participação de provas. Continuas a fazer a tua “vida normal”.

    Cumprimentos

  5. Boas, se eu me federar posso vir a participar em provas a nivel nacional e internacional?

    Posso tambem ter um clube interessado em mim (participando nas provas) , e poder fazer do atletismo, profissao?

  6. Olá Fábio

    Para seres um atleta de renome nacional e internacional “só” tem que ser um grande atleta. Assim sendo, não faltarão clubes interessados no seu trabalho. Não será o facto de ser federado que o irá tornar num grande atleta e pertencer a um grande clube, aliás, o mais comum, é o clube tratar de inscrever o atleta na federação.

    Cumprimentos

  7. Oi eu gostava de ser federada na FPT. Mas ainda só pratico ténis à um ano e meio, por isso gostaria de saber se o posso fazer?

    Obrigada!

  8. Gostava de saber se ser federado em atletismo me dá acesso, a entrar numa pista, sem qualquer requesitos, ou tenho que obedecer ás normas internas que existem, quando vou pedir a autorização para treinar. Por exemplo eu resido na Póvoa de Varzim, sou federado na associação de atletismo do Porto, e desloquei-me à pista do estádio municipal da Póvoa Varzim, e informaram-me que para teinar na pista não basta ser federado tenho que pedir uma autorização por escrito ao vereador da Câmara local do desporto para ser autorizado ou não. Gostava de saber o que tenho de fazer.

  9. Olá Fernanda

    Contacte a Associação regional da sua área de residência.
    Ver http://www.fpatletismo.pt/ em Federação / Associações Regionais.
    Eles vão dar-lhe todas as informações ma so essencial está no artigo acima.

    Cumprimentos

    Vitor Dias

  10. Eu quero muito ser jogador de futebol, preciso ser federado pra ai sim poder abrir as portas pra mim e sim correr atrás do meu sonho,sou brasileiro e não vou desistir,jogo desde garoto nunca tive problema muscular ou de saude em si.Mais um problema que todos nos brasileiros passamos a falta de oportunidade e dinheiro, tenho 25 anos e acho que ainda dar tempo ate porque tenho fisico corro bem e jogo bola toda semana tenho ate alguns contatos no mundo futebolista mas por não me conhecer direito um se chama David ( Bill ) atualmente ele mora na Suiça e não pode me dar atenção aqui no Brasil pesso uma chance de mostrar o meu Futebol, por favor a pessoa que ler essa mensagem só pesso um pouco de atenção que não vou decepcionalo pode acreditar. Meu nome e Dieggo Alexsandro Costa. Jogo de Meia Armador (muita visão de jogo) e Meia Atacante.

  11. Estamos disputando uma competição municipal, no regulamento diz que jogador FEDERADO não poderá jogar, porém houve um caso onde um jogador foi inscrito na federação em 2010 e nos anos subsequentes até hoje não havia mais se filiado a nenhuma equipe. Minha pergunta é: Se ele foi federado em 2010 ele continua federado até hoje ou deixa de ser quando deixa de participar das competições estaduais?

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES