Correr ou caminhar podem ser um bom remédio contra a depressão

Autor: Vitor Dias  /   Maio 30, 2009  /   Publicado em Lesões e Doenças  /   5 Comentários

Uma caminhada ou corrida de 30 minutos, praticada três vezes por semana, podem ser tão eficientes no tratamento da depressão aguda como a utilização de medicamentos tradicionais.

Esta é a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Duke (EUA), publicada na prestigiada revista ‘The Archives of Internal Medicine’.

No estudo, que durou 16 semanas, 156 pacientes com depressão aguda foram divididos em três grupos. Um grupo foi tratado com o reconhecido remédio Zoloft. O segundo recebeu as doses do remédio e também passou a praticar exercícios regularmente. E o terceiro ficou só nos exercícios. Para surpresa dos pesquisadores, no final do estudo todos os três grupos apresentaram melhoras significativas e similares.

“Uma das conclusões que podemos tirar deste estudo é que os exercícios regulares podem ser tão eficientes como a medicação e podem inclusive ser uma alternativa melhor para certos pacientes”, diz o psicólogo James Blumenthal, chefe da equipa.

“Quase um terço dos pacientes com depressão não respondem aos medicamentos e em muitos outros a medicação provoca efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, os exercícios devem ser considerados uma opção válida de tratamento”.

Blumenthal explica que, além dos benefícios fisiológicos, a prática regular de exercícios também contém um ingrediente social que auxilia no tratamento da depressão. “tomar uma pastilha é uma atitude muito passiva”, diz. “Exercitar-se, por outro lado, demanda um comprometimento por parte do paciente, que se reflecte na melhoria da sua auto-estima e autoconfiança.”

Obviamente que a informação aqui contida não deverá por si só ser tomada como a ideal para todos os casos,  não dispensando a consulta a um especialista ou acompanhamento de um treinador.

Correr Por Prazer nomeado para blog do ano 2018

5 Comentários

  1. Júlio Faitão 18 de Junho de 2009 22:16

    Eu costumo praticar desporto na faina agrícola!

  2. Júlio Faitão 18 de Junho de 2009 22:18

    Só quem se cansa; poderá descansar!…
    QWuem não se cansa morre de cansaço!…

  3. Mestre: julio faitao 5 de Fevereiro de 2010 22:20

    Estou farto de fazer notas!… Queria pôr a minha arte à prova! Procuro Banda de Música para fazer o Ensaio das minhas Composições Musicais!
    Mestre: Júlio Faitão
    julio-faitao@sapo.pt
    Tm.91 559 76 70

  4. Mestre: julio faitao 5 de Fevereiro de 2010 22:29

    Tal como desenvolver o físico, correr ou outros desportos (…), também se fáz desenvolver o cérebro estudando Composição Musical!
    Mestre: Júlio Faitão
    julio-faitao@sapo.pt
    Tm. 91 559 76 70

  5. Mestre: julio faitao 17 de Junho de 2010 22:01

    Como a gente muda! Eu, noutros tempos, tal como vós, tambem já fui atleta! Agora, dia sim dia não; faço a minha preparação física como nos velhos tempos; “La pelle, la pioche e la terrasse”!…

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2018 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.
Blogs do Ano - Nomeado Desporto