Pé de atleta: o que é e como prevenir

pé de atletaA tinha dos pés ou tinea pedis, é uma doença vulgarmente conhecida como “pé-de-atleta”. Trata-se de uma afecção bastante comum em todo o mundo. É mais comum nos meses de Verão e também nos climas tropicais e subtropicais, assim como em comunidades fechadas (como equipas de atletas ou organizações militares).

A incidência do pé-de-atleta é também maior em pessoas que usam calçado fechado e em indivíduos que frequentam piscinas e chuveiros públicos.

Trata-se de uma infecção transmitida habitualmente de pessoa a pessoa, quer através do contacto directo, quer através do solo ou de objectos contaminados, uma vez que os fungos causadores têm a capacidade de sobreviver nestes ambientes, sobretudo se houver condições óptimas de calor e humidade.

Causa

O pé-de-atleta é causado por espécies de fungos da família dos dermatófitos. Estes agentes também causam doença noutros locais do corpo. O tipo de manifestações é diferente consoante a área do corpo atingida.

Manifestações clínicas

A manifestação mais comum do pé-de-atleta é a descamação e fissuras (comummente chamadas “gretas”) nos espaços entre os dedos dos pés e por vezes também por baixo destes. Esta descamação pode depois espalhar-se para a planta dos pés. Pode haver comichão ou mesmo sensação de ardor ou dor se as fissuras estiverem presentes. A transpiração aumentada dos pés é uma queixa frequente e que pode facilitar o aparecimento das lesões.

Outro tipo de manifestação é a descamação na planta dos pés que habitualmente aparece nos dois pés e não se acompanha, em geral, de sinais significativos de inflamação, como por exemplo a vermelhidão.

Mais raramente as manifestações podem consistir no aparecimento de pequeninas bolhas com água ou pus na planta dos pés, neste caso já acompanhadas geralmente de sinais de inflamação (como a vermelhidão).

O pé-de-atleta pode acompanhar-se de micoses de outras partes do corpo, como as unhas dos pés, virilhas e mais raramente noutros locais.

O pé-de-atleta, por si só, não provoca febre ou outras queixas gerais. A presença destes sintomas deve alertar para possíveis complicações.

Diagnóstico

O diagnóstico do pé-de-atleta é essencialmente clínico, isto é, feito apenas pela observação do doente. Em caso de dúvida, podem colher-se escamas ou outro material para tentativa de identificação do fungo causador.

Prevenção e tratamento

É importante tratar o pé-de-atleta para prevenir possíveis complicações, como por exemplo infecções da pele provocadas por bactérias, que podem penetrar, por exemplo, através das fissuras entre os dedos dos pés.

O tratamento pode consistir apenas na aplicação de cremes com capacidade para combater fungos (antifúngicos), ou associar-se também medicamentos por via oral nos casos mais graves.

A prevenção das recorrências da doença não é fácil, uma vez que, como já se disse, os fungos podem sobreviver no solo ou nas roupas, além da possibilidade de transmissão entre pessoas.

São importantes as seguintes medidas: controlar a humidade dos pés; usar calçado arejado sempre que possível; evitar andar descalço em balneários, piscinas, etc., evitar partilhar vestuário, toalhas ou outros objectos de uso pessoal.

Dr. José Carlos Cardoso
In Médicos de Portugal

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

5 COMENTÁRIOS

  1. eu gostei muito mesmo esse texto mostra pra gente o que a gente ainda nao sabe muito obrigado por me da essas informaçoes assim no meu trabalho de ciencias. voces me ajudaram bastante se nao fosse esse site eu nao teria achado o que precisava

  2. eu vou tirar nota maxima no meu trabalho
    muito obrigado mesmooooooooooooooooooooo
    beijinhosssssss de uma menina que ama ciencias e tudo relacionado a ela

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES