O Prazer da Corridas

Só quem corre consegue perceber o prazer que sentimos…

Há 4 meses que decidi correr com regularidade. Dois ou três treinos por semana são suficientes para me manter em forma e até para fazer algumas provas, ditas populares. Não sou atleta, sou corredor. Gosto de correr.

Para além das óbvias vantagens em termos de saúde, há o são convívio entre quem corre, as conversas, as experiências, as histórias de quem anda nisto há mais anos.

Após estes quatros meses, decidi aceitar o convite e ingressar o Clube de Corrida PortoRunners. Tal como o próprio nome indica, é um clube do Porto onde se corre por prazer, contra ninguém e apenas pelo prazer e bem estar que a corrida nos dá.

Agradeço o acolhimento que hoje me foi proporcionado, em especial pelo Carlos Rocha que me acompanhou durante todo o treino.

Para já, apenas vos digo, comecem a correr e se calhar nunca mais vão querer parar.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

18 COMENTÁRIOS

  1. Caro Vitor,
    No Domingo não fui à Ribeira, mas fui ao ao Heliporto e subi para o Campo Alegre com destino ao Parque da Cidade. Espero ter o prazer de falarmos no proximo Domingo e até lá fico a aguardar a inscrição para a prova de Viana do Castelo. Não há desculpas por falta de informação.O regulamento está no nosso site. Felicidades para esta grande maratona que é a vida.

    Isabel Duarte

  2. Olá Isabel

    No domingo lá estaremos. Infelizmente, e por razões familiares, não vai ser em Viana do Castelo que irei vestir pela primeira vez a camisola dos Runners. Quanto ao site, estarei sempre atento e tentarei ser interventivo no fórum.

    Bjs.

    Vitor Dias

  3. Eu cheguei a correr algumas vezes com um colega de trabalho, ao fim do dia.

    É tremendamente relaxante. Gostava de correr novamente mas agora não tenho companhia. Talvez comece a correr sózinho um dia destes.

    Pinheiro

  4. Caro Pinheiro,
    Aparece no parque da Cidade um destes dias para correr com o nosso clube e de certeza que vai arranjar companhia para dar umas corridinhas. Se viver na margem Sul pode sempre acompanhar-me (corro lentinha).
    Isabel Duarte

    Janeiro 11th, 2008 at 23:40

  5. Olá Isabel

    Lá fizemos hoje mais um treininho. 15 Km em ritmo lento como mandam as regras. Ainda não tive o prazer de a conhecer, o que até é bom sinal. É que somos muitos e vamos conhecendo 2 ou 3 em cada treino. A Isabel não é a que caíu hoje? Se sim, como está esse joelho? O grupo manteve-se coeso mesmo após a queda. Gosto disso. Domingo não vou a Viana, mas em breve estrearme-ei com a camisola da PortoRunners.

    Cumprimentos
    Vitor Dias

  6. Olá Vitor,
    Sim, hoje cai e sinceramente que neste momento até me doi o joelho, mas no momento que caí pouco ou nada doia. Já fiz gelo por 2 vezes tal e qual como todos me disseram. Pelo caminho falei com uma pessoa que é nova no PR mas não me pareceu nada com a mesma pessoa da fotografia. Mas, sabes que este grupo de há uns tempos para cá tem vindo a aumentar e como agora só estou com o pessoal ao Domingo já não dá para conhecer de imediato as pessoas novas que se juntam a nós. O nosso grupo é diferente de muitos outros porque o espirito é de amizade, camaradagem e acima de tudo brincarmos com estas corriditas e então quando é necessário tambem há Quenianos neste grupo. Tirando a parte negativa de eu ter estragado as calças e o blusão e como diz o meu marido “a pele cresce de noite e de dia” o treino até foi engraçado e não apanhamos chuva. Como no Domingo nao vais a Viana, resta-me esperar mais outro Domingo para darmos meia de conversa.
    Fica bem e bons treinos
    Isabel

  7. Olá Isabel
    Espero que esteja melhor do joelho. Força com o gelo pois este nunca é demais. Para o joelho os sacos de ervilhas são uma maravilha 🙂
    Pois não foi comigo que falou.
    Um dia destes falaremos, talvez amanhã em Bonjoia.
    Boa recuperação e até breve.
    Vitor

  8. Olá Vitor

    Como principiante estás mesmo muito bem. Estive a ver o teu treino da semana passada no forum do Mundo da Corrida e fiquei impressionada – 10 km em 47 minutos? E só começaste à 4 meses. Parabéns!
    Eu comecei a correr à mais ou menos 3 anos e tal como tu não consegui mais parar. O meu melhor tempo para 10 km é de 52 minutos e sinceramente fico com inveja dos tempos que fazes em treinos.

    Boas corridas

    Elisabete

  9. Olá Elisabete

    Antes de mais, obrigado pelo comentário aqui no meu blog.
    Quanto à corrida, estou satisfeito não com os tempos, mas com a forma como me tenho sentido. É realmente gratificante, tanto pela forma como nos sentimos, como pelas pessoas que conhecemos, em especial as que já andam nisto há alguns anos. Não sei de onde é mas espero um dia nos encontrarmos por aí em algum treino ou prova.

    Bons treinos e boas corridas.

    Vitor Dias

  10. Olá Vitor

    Tens razão, uma das coisas mais giras que a corrida tem é conhecermos pessoas que correm já há muitos anos e que estão cada vez mais apaixonadas por isto. Motiva-me muito conhecer e conversar com os veteranos, especialmente a malta das maratonas e ultra-maratonas, que têem sempre um novo desafio pela frente, apesar de já contarem com uma certa idade. E outros que só começaram a correr depois de passarem a barreira dos cinquenta e que agora não querem outra coisa a não ser treinar e participar em provas.
    Só tenho é pena de ver tanta malta nova acomodada sem fazer exercício nenhum. Vejo os meus amigos (malta na casa dos vinte e tais, trinta e poucos)sempre agarrados aos cigarros e a entrarem no carro para andarem 500 metros. Infelizmente ainda não consegui cativar nenhum deles para começar a correr.
    Eu sou de Lisboa mas talvez um dia dê para nos encontrarmos por aí a correr. Em Junho vou fazer a prova dos 17 Km da Geira Romana, de resto, só vou entrar em corridas aqui para o Sul.

    Fica Bem e boas corridas

    Elisabete

  11. Boas Vitor,
    Muito interessante este Blog com o nome da nossa equipa…O Prazer da Corrida…
    Saudações Desportivas

    Luis Parro – O Prazer da Corrida

  12. Viva Luis

    Obrigado pelo seu comentário.
    O meu blog não tem o nome da vossa equipa, mas sim pretoebranco.com

    O Prazer da Corrida é apenas uma rúbrica do blog, que de uma forma muito simples, é uma espécie de retribuição à vossa grande equipa, que tanto me tem ensinado, mesmo que virtualmente.

    Cumprimentos e boas corridas.

    Vitor Dias

  13. Rui
    Decidi felicitá-lo pela iniciativa do blog, bem como pelas perfomances conseguidas. Tal como você, sou um PortoRunners que há dois meses decidi juntar-me aos treinos de fim-de-semana, orientados pela Prof. Paula & Victor, que reconheço serem de grande importância para quem quer praticar desporto consciente, sem lesões e alguma progressão nos objectivos.
    Pelo referido, sugiro-lhe que lei o livro de Bob Anderson “Alongue-se”.
    Até breve.
    J. Nogueira

  14. Caro Nogueira

    Concerteza que já corremos juntos, mas não tive a oportunidade de o conhecer. Correr é algo inexplicável que só quem corre sabe do que estamos a falar. Somos tratados muitas vezes por malucos. Ainda hoje com um vento de fazer tropeçar, lá fui eu para a marginal entre o Freixo e a Ribeira. Quem passava por mim não me chamava maluco mas os olhares diziam-no claramente 🙂

    Quanto ao livro, agradeço a sugestão. Hei-de lê-lo, mas se calhar não será tão cedo, pois estou a a lêr o “Lore of Running” de Tim Noakes, que é qualquer coisa como perto de 1000 páginas e 1,700g de peso 🙂 Aconselho-o vivamente.

    Um abraço e até domingo.

    Vitor Dias

  15. Olá

    Não era adepta de corrida. Nadei muito em tempos, chegando a participar em provas de alta competição na académica de Coimbra. Desde há 3 meses que corro. Sózinha é certo, ou por vezes acompanhada do filho mais velho. O prazer de correr é indescritível. Gostaria de saber como posso aderir ao porto runners com a humildade de quem começa nesta nova etapa que tão gratificante tem sido.
    Bem haja

  16. Olá Ana Cristina

    Treinamos aos sábados e domingos com partida do Parque da Cidade às 9h30, na entrada Sul (Av. da Boavista).

    Aparece para treinares connosco. Somos muitos e por isso temos vários ritmos, pelo que não te assustes pelo facto de estares ainda a começar ou se por acaso corres devagar.

    Ninguém te vai deixar sozinha. Todos já fomos como tu, pelo que sabemos muito bem como integrar novos corredores.

    Não precisas de entrar para o clube para correres connosco. Poderás fazê-lo à posteriori mas não é obrigatório. O importante é que te sintas bem no grupo. Não temos como objectivo aumentar o nº. de sócios, mas sim de aumentar o nº. de corredores e diminuir o nº. de sedentários.

    Aparece e avisa-me aqui, caso vás.

    Cumprimentos e boas corridas.

  17. Olá Vítor
    Muito obrigada pela tua célere resposta. Podes crer que aparecerei. Corro todos os dias cerca de 30′. Muito lentamente para já. A ver vamos como consigo evoluir. Contarei certamente com a vossa ajuda. Mais que não seja fazem-se novos amigos e isso é muito gratificante por estar intrinsecamente ligado ao prazer de correr.
    Cumprimentos,
    Ana

  18. Olá s.r Vitor eu por acaso soube á pouco tempo que voçé era irmão do Raul eu dou me bem com o seu irmão e soube por intermédio do Orlando que também pratica atletismo ele costuma treinar comigo como também já foi a provas.Ele é que me falou no seu site e disse me que se dava bem consigo.Um abraço e obrigado pela sua disponíbilidade demonstrada.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES