...

5 Hábitos chave para ter resultados

O Homem é um animal de hábitos para o bom e para o menos bom por isso se quer modificar o seu estilo de vida e ter resultados ao espelho precisa de fazer mudanças sólidas que consiga manter 24h por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano. Eis os passos chave para o conseguir

Aprenda o significado de moderação.

A quantidade faz o veneno, para tudo. Aprenda a gerir as porções no seu dia a dia, acima de tudo não coma “por gula” e esqueça a regra do “perdido por 1 perdido por 1000”.  Evite também as dietas muito restritivas, no início aguenta mas depois tente a ter mais cravings e a desistir muito antes de o plano ter dado resultado.

Ingira proteína suficiente

Procure incluir uma fonte proteica de alto valor biológico em todas as refeições (ovo, queijo fresco, iogurte ou queijo batido, além da carne e do peixe), aponte mesmo para 15-20g de proteína por refeição. A proteína é essencial para a recuperação do treino, para manter a síntese proteica a nível muscular num nível óptimo e com isso promover o ganho de massa magra e na saciedade. Pode eventualmente reforçar com a suplementação proteica sobretudo após o treino.

Dê cor ao seu prato, blinde o seu corpo

Inclua sempre saladas ou hortaliças no seu dia a dia, idealmente ao almoço e jantar, no mínimo. Deve variar o mais possível tentando ter pelo menos 2 cores no prato (tomate e cenoura/beterraba/pepino, brócolos e cenoura/abóbora no forno, etc.). São alimentos de baixo valor calórico mas elevada densidade nutricional  e com um teor de fibra muito importante para manter o seu apetite e metabolismo nos níveis óptimos. Como regra de bolso tente comer diariamente: uma tigela de sopa, um pires de salada e um pires de verduras cozinhadas (salteados, no forno, cozidos).

Quanto menos ingredientes melhor

Na hora de escolher um alimento, prefira aquele que está mais próximo da sua matéria prima e tem menos ingredientes (e menos prazo de validade). A base da sua alimentação deve estar na carne, peixe e ovos, fruta fresca, hortaliças frescas, arroz, batata e batata doce, frutos secos gordos e eventualmente iogurte e queijo fresco. O resto são extras que deve inserir nas quantidades adequadas ao objeitvo.

Gorduras sim, das boas

A gordura tem um papel importante no seu equilíbrio metabólico, fisiológico e neurológico por isso não a deve retirar da alimentação. Aposte sobretudo em gorduras naturais como o azeite, a gordura naturalmente presente nos frutos secos gordos (amêndoas, nozes, etc.) e pode ser interessante suplementar com ácidos gordos ómega 3 pelos seus benefícios na saúde.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES