Sou corredor logo como bago a bago – a Uva

Autor: Filipa Vicente  /   Fevereiro 10, 2017  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

Sou corredor logo como bago a bago - a UvaTrata-se provavelmente de uma das frutas mais fácil de encontrar no mercado português e pode até dar-se ao luxo de preferir de origem portuguesa. A uva, matéria prima da bebida que põe muitas vezes Portugal no mapa do mundo, tem propriedades ainda mais importantes. Por isso mesmo se corre coma uns quantos bagos por dia.

Um dos maiores mitos urbanos é que a uva tem muito açúcar, e é uma fruta que tem muitas calorias. Esta crença deve-se ao facto de ser um fruto, tal como as cerejas, aditivo, temos mais dificuldade em controlar a porção mas 100g de uvas não têm mais do que 70kcal, um valor dentro do intervalo normal da fruta fresca.

Fornece, além dos hidratos de carbono uma série de vitaminas e minerais dos quais se destacam:

  • Vitaminas do complexo B, incluindo a B6 (7% DDR)

  • Vitamina K, se não digere bem as hortícolas folhosas, eis uma alternativa, 100g fornecem 14% da DDR

  • Minerais como o potássio e o magnésio assim como oligoelementos como o manganês

O essencial é invisível aos olhos

A riqueza nutricional de muitas frutas e vegetais não aparece nas tabelas, porque há toda uma diversidade de compostos que não são fáceis de quantificar mas que fazem destes alimentos, como o caso da uva, verdadeiros “medicamentos” naturais.

O resveratrol, principal antioxidante de que se fala tanto no vinho, está presente naturalmente na sua matéria prima e a vantagem é que ao contrário do vinho, pode ser encontrado nas uvas brancas também. Desde que coma a uva inteira, com grainha e tudo.

Mas a cor também é importante. A par do resveratrol, as uvas são uma boa fonte de antocianinas, que lhes dão cores variadas sobretudo escuras por isso mesmo não gostando tanto, as escuras são muito ricas.

Mas não ficam por aqui, são uma fonte por excelência de ácido elágico, um importante fitonutriente que tem efeitos protectores no aparelho digestivo.

Não gosta de géis? Eis uma alternativa

As uvas passas são uma excelente fonte de energia portátil para treinos e provas. Têm mais açúcar do que as frescas mas por isso mesmo são uma boa fonte de hidratos de carbono quando o seu corpo precisa dela.

Melhor do que isso são 100% naturais e igualmente ricas em potássio que é um electrólito importante durante o esforço.

Adicionalmente, quando já tem dificuldade em aumentar a sua ingestão de hidratos de carbono ao longo do dia, pondere adicionar umas uvas passas ao arroz ou a uma salada para um reforço mais “ligeiro”.

Artigos relacionados

  • Cacau e chocolate na alimentação do corredorCacau e chocolate na alimentação do corredor É rara a pessoa que não gosta de chocolate ou de pelo menos um produto que tenha cacau, na sua forma mais pura ou na forma de chocolate e subprodutos. A matéria prima – cacau tem benefícios mais do que reconhecidos na […]
  • Sou corredor logo como … FigosSou corredor logo como … Figos Secos, são um excelente abastecimento para provas ultra. Mas nada substitui a famosa fruta de outono, o figo fresco. São ligeiramente mais calóricos que a generalidade das frutas, com as suas 74kcal por 100g (2 figos […]
  • Sou corredor logo como… quentes e boasSou corredor logo como… quentes e boas Castanhas Estamos na época certa para falar de uma da fontes mais esquecidas de hidratos de carbono amigos do corredor – a castanha. Cozidas ou assadas, sem esquecer um puré de castanhas, podem ajudá-lo a sair do […]
  • Sou corredor logo como… iogurteSou corredor logo como… iogurte O iogurte é um alimento de benefícios nem sempre reconhecidos mas que requer algum cuidado na escolha e no timing para incluir na alimentação do corredor. Trata-se de um alimento vivo que ajuda a manter a flora […]
  • Atenção corredoras, protejam os vossos seiosAtenção corredoras, protejam os vossos seios Fazer exercício físico faz bem à saúde, disso ninguém tem dúvidas. Mas para as mulheres, correr com o soutien inadequado pode um efeito 'indesejado'. Jenny White, médica e investigadora do grupo de saúde mamária da […]
Clínica Médica da Foz

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.