Alimente-se bem e corra contra o cancro

Autor: Filipa Vicente  /   Fevereiro 05, 2017  /   Publicado em Alimentação, Notícias, Slider  /   Sem Comentários

Alimente-se bem e corra contra o cancroEstima-se que os maus hábitos alimentares são responsáveis por cerca de 30% dos casos de cancro. O cancro é uma doença com uma etiologia muito complexa assim como a alimentação humana.

O que comemos, bebemos e o nosso estilo de vida é uma teia de diversos factores que podem ter um efeito protector ou pejorativo no risco de doença. Não é um assunto que se deva tratar com leviandade mas como em muitos outros, a moderação tem uma palavra importante a dizer.

A alimentação e o estilo de vida têm uma palavra a dizer na formação de todas as células malignas mas algumas formas têm uma associação particularmente forte, nomeadamente o Cancro da mama e o do cólon e/ou recto. Nestas formas de doença maligna há diversos factores que parecem ter uma palavra a dizer:

  • Obesidade / excesso de gordura corporal

  • Sedentarismo

  • Açúcar

  • Gordura sobretudo de natureza animal (carne, leite e derivados gordos)

  • Baixa ingestão de hortofrutícolas

  • Etanol (bebidas alcoólicas)

Para entender primeiro que tudo a lógica da influência da nutrição, deve ter em conta que um dos principais promotores da formação de células malignas é a disponibilidade de energia e nutrientes para a multiplicação desordenada. Muitos outros factores fisiológicos e bioquímicos podem potenciar este crescimento mas é necessário haver energia. E por isso encontra na lista de factores acima descritos um denominador comum: um excesso de energia disponível.

A prevenção passa por promover um equilíbrio entre os factores protectores e agressores. A alimentação é uma combinação destes mesmos factores sendo que o Homem é um animal de hábitos é importante melhorar os seus passo a passo.

  • Mantenha o seu peso e sobretudo a gordura corporal sob controlo com uma alimentação saudável

  • Se tem excesso de peso, é uma boa altura começar a pensar em corrigir a situação. Já lá vai o tempo em que “gordura era formusura”, o excesso energético dificilmente pode ser saudável

  • Prefira leite e derivados com baixo teor de gordura, além disso procure manter-se nas porções moderadas e neste caso 1 a 3 porções por dia são suficientes.

  • Evite alimentos açucarados como bolos, bolachas, sobremesas, sumos e refrigerantes mas também todo e qualquer açúcar adicionado a alimentos e bebidas. Prefira os açucares naturais de alimentos como a fruta.

  • Prefira cortes magros de carne, na carne de vaca tem a vazia, o lombo e o ganso, tem ainda lombo de porco e o frango e o peru mas sem pele. Sempre que possível prefira carne de animais alimentados a pasto.

  • Tente fazer 1 a 2 dias por semana sem carne, pode trocar pelos ovos igualmente de produção biológica e pelo peixe. Mas pode ainda apostar em 2 dias com refeições vegetarianas ao almoço e jantar.

  • Os ácidos gordos ómega 3 presentes no peixe têm um efeito importante como anticancerígenos, mas o peixe gordo pode ter também metais pesados. Não se exceda e procure ingerir peixes de águas pouco profundas e não contaminadas como o carapau, a sardinha, a cavala e a truta. Mas como todo o peixe tem ómega 3, não se fique sempre pelos mesmos.

  • Aposte forte nas hortícolas, quanto mais colorido o seu cabaz maior a sua protecção. Varie as cores, sabores e formas de confecção. A última coisa que lhe pode fazer bem é comer todos os dias brócolos cozidos… aposte em saladas coloridas, verduras no forno, salteadas e até num bom caril de legumes. Não deixe de tentar esta receita.

  • Se ingere bebidas alcoólicas com frequência, procure limitar as porções a 1 a 3 unidades por semana (1 unidade ~50cl), preferindo sempre que possível o vinho tinto pela sua riqueza em resveratrol. Deixe este hábito para um bom convívio entre amigos mas não se exceda.

  • Tempere com ervas aromáticas e especiarias com efeito anti-cancerígeno como a canela, o açafrão, a curcuma, o gengibre e a pimenta.

A corrida deve ser uma fonte de prazer e pode ser uma excelente forma de fazer desporto mas lembre-se que o seu treino pode não representar mais de 4% do seu dia. Evite comportamentos sedentários 24h por dia e não apenas enquanto treina. Mexa-se mais pela sua saúde!

A alimentação e o estilo de vida característicos do Mediterrâneo são o melhor espelho dos bons hábitos que protegem o nosso corpo contra o cancro.

Artigos relacionados

  • Um dente por dia e nem sabe o bem que corria (os benefícios do alho)Um dente por dia e nem sabe o bem que corria (os benefícios do alho) Já dizia o velho ditado que o que cheira mal, faz bem e o alho não é excepção. Utilizado como tempero em diversos pratos culinários, este bolbo de cheiro e sabor forte pode ser um importante aliado na prevenção de […]
  • Porque é que as pessoas engordam quando casam?Porque é que as pessoas engordam quando casam? É comum os amigos apontarem uns aos os outros os quilinhos a mais que aparecem após o casamento. Mas haverá explicação possível para o hábito de engordar depois de casar? Quando um homem tem barriga e é solteiro, a […]
  • Nutrição para provas 24HNutrição para provas 24H A alimentação na endurance é uma eterna aprendizagem. À medida que aumenta a distância que o Homem pode percorrer, as necessidades nutricionais aumentam significativamente mas a sua satisfação torna-se uma tarefa cada […]
  • Qual a melhor hora para treinar?Qual a melhor hora para treinar? Depende dos seus objectivos. Vai ao ginásio ‘quando pode’? Saiba que, dependendo do seu objetivo, há uma altura ideal para praticar exercício físico. Várias investigações se têm dedicado a determinar o momento exato […]
  • Corrida discrimina mulheresCorrida discrimina mulheres Correm, treinam e pagam os mesmos valores nas inscrições. No entanto, no que respeita aos escalões e atribuição de prémios, o género feminino é discriminado em relação ao masculino na maioria das provas. As mulheres […]
Clínica Médica da Foz

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2017 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.