Dois litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde

Autor: Vitor Dias  /   Agosto 10, 2016  /   Publicado em Notícias, Slider  /   3 Comentários

agua_2_litrosO consumo regular de água ao longo do dia é fundamental para manter o organismo hidratado, mas a quantidade comummente recomendada está longe de ser coerente.

‘É preciso beber dois litros de água por dia para acabar com a celulite, para não ter retenção de líquidos, para ficar com a barriga lisa e para estar sempre hidratada’. Quantas vezes já ouviu uma mulher a dizer isso? Possivelmente muitas e grande parte justifica esta quantidade de água ingerida com as recomendações dadas por nutricionistas ou por artigos que se espalham online.

O consumo de água ao longo do dia é importante para uma boa saúde, mas ter os dois litros como uma meta pode ser algo exagerado. De acordo com El Comidista, do El País, a recomendação de dois litros de água por dia carece de base científica e pode até nem fazer sentido, uma vez que é muito difícil uma pessoa estar num nível de desidratação tal para beber assim tanta água todos os dias.

Em 2002, como diz o site, o médico Heinz Valtin publicou na American Pshycological Society uma vasta revisão científica em que prova que não faz sentido recomendar beber mais de oito copos de água por dia, os tais dois litros.

No seu trabalho, o médico diz que não existem evidências científicas para recomendar tal quantidade e que beber os ditos dois litros de água por dia pode ser exagerado para um adulto saudável e com um nível de hidratação regulado. Sim, água em excesso é um risco para a saúde, não só pela possibilidade de intoxicação como pela possibilidade de ficar com baixíssimos níveis de sódio no sangue.

Tal como diz o especialista, generalizar uma quantidade de água não faz sentido até porque se para umas pessoas pode ser um exagero, para outras pode ser insuficiente, como acontece com aquelas que sofrem de cálculos renais ou que praticam exercício físico intensamente.

Desde a publicação feita em 2002, surgiram novos estudos científicos e a verdade é que nem um conseguiu provar que todas as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Além disso, as questões comerciais e os interesses de empresas parecem falar mais alto nestas recomendações, lê-se na publicação.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos relacionados

  • Azores Trail Run – Quase todos querem voltarAzores Trail Run – Quase todos querem voltar Resultado de inquérito aos atletas mostra que a maior parte aproveitou para ficar alguns dias na ilha e fazer turismo. Realizada em maio último na ilha do Faial, a segunda edição do Azores Trail Run (ATR) contou a […]
  • Passar muito tempo sentado anula os benefícios do exercícioPassar muito tempo sentado anula os benefícios do exercício Estudo que revela que as pessoas que praticam exercício físico mas que também passam várias horas sentadas podem estar a prejudicar a sua saúde tanto como os que escolhem não treinar. Um estudo canadiano revela que […]
  • Dez Regras Fundamentais para uma Corrida SaudávelDez Regras Fundamentais para uma Corrida Saudável O portal Médicos de Portugal, publicou no passado mês de Maio um artigo sobre como devemos proceder para efectuarmos uma corrida saudável. Achei o artigo interessante, por isso publico-o aqui na íntegra. O exercício […]
  • Nem todos corremos por prazerNem todos corremos por prazer No título deste artigo, não me refiro aos atletas de elíte que fazem das corridas o seu ganha pão. Esta é uma história bem diferente. Maria irá participar amanhã na Maratona de Lisboa para mostrar como as mulheres […]
  • Dicas para tirar prazer da corridaDicas para tirar prazer da corrida Cada vez somos mais. O pelotão nacional de corredores aumenta de forma exponencial. A troca de saberes, o convívio com quem já corre há mais tempo e a leitura da já muita informação disponível, faz-nos tirar cada vez […]
100k Portugal

3 Comentários

  1. Tati 11 de Agosto de 2016 18:00

    Fonte bem duvidosa heim?! Para publicar em um blog de dicas construtivas como esse, deveriam ter verificado uma fonte mais sólida do que apenas esse. Gosto de acompanhar as noticias por aqui e como profissional da saúde não pude deixar de comentar. Abraços

  2. Filipe 12 de Agosto de 2016 14:24

    Possivelmente essa noticia é para o comum dos mortais e mesmo assim deixa algumas dúvidas, mas num site como o vosso, Correr por Prazer, esta noticia não tem nenhum cabimento. Quem faz exercício físico, principalmente corrida e no verão a hidratação é o principal.

  3. Vitor Dias 12 de Agosto de 2016 14:29

    Olá Filipe e Tati

    O estudo em causa a que o artigo se refere, não diz que se trata de atletas mas sim do cidadão dito comum. Como o mesmo diz, trata-se de um estudo e a “obrigatoriedade de beber 2 litros” carece de fundamentação científica. Terá portanto tanta verdade dizermos que é preciso beber 2 litros como dizermos que não é preciso bebermos 2 litros. São estudos e de quando em vez uns dirão o contrário de outros, pelo menos até haver prova científica.

    Cumprimentos

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2015 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.